Recently in Video Category

Já vem tarde o registo aqui n'O Castelo do momento desportivo mais alto de sempre do nosso concelho - a consagração da equipa feminina de futebol do Clube Atlético Ouriense como Campeão Nacional da modalidade, no seu primeiro ano na divisão principal da modalidade, destronando de forma brilhante o 1º de Dezembro, depois dos seus onze títulos consecutivos. Para os que não tiveram a oportunidade de fazer parte da maior enchente de sempre do Campo da Caridade (ou Campo Adelino dos Santos Júnior) ou então escutar o relato em directo da partida via a rádio ABCPortugal na internet (como eu o fiz naquela tarde!), fica aqui um registo vídeo de 25 minutos da partida e consequente celebrações e entrevista. 

Muitos parabéns a todas as campeãs pelo grande feito e por terem colocado o nome de Ourém nas bocas do mundo do desporto nacional. 


máquinas de arrasto

| Sem Comentários


apesar da lei dos compromissos, o presidente da CMO diz ter conseguido requisitar duas máquinas de arrasto, esperando por isso que ninguém vá preso. nós também.

Verão Total: Ourém & Fátima

| Sem Comentários
Verao Total.jpg
Férias de verão... Silly season e sem muito para se contar. É hora de estar virado para o mar, longe de televisões e de computadores. Mas para aqueles que, como eu, estão (para já) privados de tais luxos, fica mais um programa de verão da RTP dedicado ao nosso concelho - no caso, o programa de hoje 'Verão Total' da RTP, transmitido em directo a partir de Fátima e com presença de várias figuras do concelho (entre eles Paulo Fonseca). Destaque para a cobertura ao(s) Castelo(s) de Ourém e consequente história (breve) da antiga Vila Nova de Ourém, assim como para a Ucharia do Conde - espaço promovido pelo município de Ourém para promoção dos produtos gastronómicos do concelho. A mesa apresentada é de deixar água na boca. Referências - entre outras coisas - também ao vinho medieval e ao palhete (casta Fernão Pires e Trincadeira). Podem visualizar as três (!) partes do programa na página da RTP. Os destaques feitos em cima podem ser vistos na terceira parte do programa, tendo a referência ao Castelo começo aos 17 minutos e a Ucharia do Conde a partir dos 19 minutos.
Com Amor se Paga.jpg
A Joana Calado, Directora Técnica da Casa Dr. Alves de Ourém (vulgo Casa da Criança), foi vítima de uma homenagem por parte das suas colegas, crianças e jovens da própria casa no programa Com Amor se Paga, com apresentação da Catarina Furtado na RTP1 na noite de Sábado. Por entre cerca de 20 minutos de testemunhos dos seus colegas e das suas crianças e jovens, transpirou cá para fora o fruto do bom trabalho efectuado pela Joana e a sua equipa nos últimos anos na Casa, como forma a proporcionar um apoio fundamental e de qualidade a quem, infelizmente, não o tem. A ver aqui.

Mother Vine.jpeg
Realizado e escrito pelo Norte-mericano Ken Payton (site do realizador com um texto de sua autoria sobre o porquê da escolha de Portugal - em inglês), o filme 'Mother Vine: A Mátria do Vinho', nas palavras do próprio realizador, "(...) introduz ao público da Europa e da América o que está em causa em Portugal enquanto ela se confronta com a modernização (...)". Numa tentativa de registar centenas de anos de tradições e costumes nacionais na arte de produzir vinho e responder à questão sobre se essas mesmas tradições irão resistir a essa mesma modernização, o realizador Norte-Americano percorre vários cantos de Portugal, registando imagens e sons da colheita das uvas e dos seus processos de transformação. Entre esses cantos apresentados no filme, encontra-se a Quinta do Montalto, de Ourém, produtora de - entre outros vinhos - o 'Cepa Pura' e 'Vinha da Malhada'.

Nesse sentido, o Museu Municipal de Ourém exibe o filme no próximo dia 26 de Maio - entrada gratuita. E como forma a molhar a ponta da língua, fica aqui um excerto de 'Mother Vine: A Mátria do Vinho'. 


a mais razoável de todas as explicações.

| Sem Comentários
para aqueles que não se convencem com a hipótese de cogumelos e papoilas, vide e iluminai-vos [com especial cautela ao passar do minuto 1m41s]:

É como Pedro Gonçalves chama ao vídeo que chama de sua casa os castelos de Ourém. Para ver, uma excelente compilação de fotografias do Pedro que espelham a beleza sui generis daquele que lá de cima, olha pela cidade de Ourém.

Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut, em Vila Nova d'Ourém*

| Sem Comentários


*GNR. "Pershingópolis". Letra. Defeitos Especiais. EMI-Valentim De Carvalho, 1984.

Ai se ele cai
é cá uma pastilha que ninguém se levanta mais do chão.
Solta uma chuva radioactiva
que até molha o coração.

Ai se ele cai... ai se ele cai abre um buracão,
levanta uma poeira miudinha que tira a tosse da garganta
e rebenta com o pulmão.

E é que se ele cai
não haverá segunda vez nem p'ra mim, nem p'ra ti,
nem pró Papa, nem pró cão.

É qu'aonde ele cai
abre um buracão.
E s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão,
é que s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão.

Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova (Vila Nova) d'Ourém,
no Minnesota, Vladivostok,
em Tripoli ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe,
em Faro ou nas ilhas Faröe.

Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova de Ourém,
e na Sorbonne, no Minnesota,
Valladolid ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe.

... E tentar a reconstrução
é ter que aturar outra vez o velho Abraão,
os hippies e a fêmea do cro-magnon,
o neo-realismo e o teimoso Tamerlão,
os tratados de balística e o próprio Gengis Cão.

sector empresarial local e tal e coisa

| Sem Comentários
a partir do minuto 9:30.

Ourém foi um dos destaques no Telejornal da R.T.P. do dia de ontem, pelas piores razões. Um espelho daquilo que se passa no concelho e, sem muitas dúvidas, no restante país.

as sessões da assembleia municipal são como divãs, iii

| Sem Comentários
No início da sessão da assembleia municipal realizada sexta-feira ficou a saber-se que a presidente daquele órgão solicitou dois pareceres jurídicos a propósito do imbróglio relativo à deliberação sobre a alientação do edifício dos monfortinos, um à associação nacional dos municípios portugueses, outro à comissão de coordenação e desenvolvimento regional do centro. Como aquele já havia chegado, ela leu as partes que entendeu mais relevantes. E o que é que ficou a saber-se? Seguindo os parâmetros do presidente da câmara municipal, ficou a saber-se que, como o notícias de ourém, a associação nacional dos municípios portugueses «inventou uma leitura jurídica» e «criou uma lei» apenas para confundir os oureenses. É que, de acordo com tal parecer, a votação que o presidente da câmara municipal afirmou ser «absolutamente legítima» é capaz de não ser, no sentido em que o resultado da votação anterior sobre o mesmo assunto foi válido e não empatado. Em consequência disto, a presidente da assembleia municipal pediu ao presidente da câmara municipal que, da parte do órgão executivo, nada avance quanto ao processo de alienação do edifício dos monfortinos enquanto não for esclarecido o caso. Oscilando a cabeça, ele fez o gesto de anuência a tal pedido. Pode ser visto aqui (a cena curta está compreendida entre os 3:57 e 4:05).

três em um

| Sem Comentários
Pode testemunhar-se aqui - a partir dos 11:35, embora a prova comece aos 11:43. Na reunião da câmara municipal realizada no dia 7 do mês corrente, o vereador com o pelouro fátima, impedido por lei de estar presente e de participar no ponto em que foi apreciada e votada a revisão do estatuto da srufátima - impedido justamente por ser presidente do conselho de administração daquela empresa municipal -, esteve na sala e teve intervenção. Como se não bastasse isto, a certidão da deliberação da câmara municipal correspondente tem assente que ele se ausentou. É o que se chama três em um. Três porque a humilhação que o pessoal eleito pelo ps consegue infligir a si com este tipo de práticas também conta.

a TV Fátima e a reunião do executivo do dia 7 de Junho

| Sem Comentários
Por ter andado distraído, só agora dei conta do excelente trabalho que a TV Fátima tem realizado, com destaque para a rubrica Câmara na Câmara. Este video -- em especial nos momentos que se seguem ao minuto 2:20 -- é um excelente exemplo de serviço público, pela  aproximação que possibilita entre os cidadãos e o executivo do seu município.

Vader do Fraque tenta entregar factura a José Sócrates em Ourém. Ó Luís, quem se mete com o PS, leva.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38