Recently in Região Category

Oureenses emigrantes destinguidos

| Sem Comentários
Se o Público os chama de 'Mourinhos', então Ourém como concelho será certamente o campeão da Champions da Emigração. 

Numa cerimónia organizada pelo Lusopress TV de França, onde foram premiados emigrantes Portugueses em vários países classificados como "personalidades de valor que se afirmaram nos países de acolhimento onde escolheram viver, mas também em Portugal", 4 dos 15 premiados são Oureenses: José Oliveira (Caxarias), Emília Reis (Valinho de Fátima), António Marques (Ourém) e Fernando da Costa (Espite) receberam os seus prémios das mãos de Pascal Teixeira da Silva, embaixador da França em Portugal, também ele mesmo um luso-descendente.

Numa altura do ano em que as ruas de Ourém se enchem de sotaque e língua francesa e os Oureenses de fora regressam à terra de que mais gostam - a nossa - é positivo estes trabalhadores emigrantes árduos que não calçam chuteiras nem chutam bolas serem também eles alvo de atenção positiva, carinho e elogio. Mesmo valendo o que vale este prémio.

a mais razoável de todas as explicações.

| Sem Comentários
para aqueles que não se convencem com a hipótese de cogumelos e papoilas, vide e iluminai-vos [com especial cautela ao passar do minuto 1m41s]:

IMG_4761.jpg
Informa a Estradas de Portugal que "abre hoje ao tráfego o lanço do IC9, que integra a Subconcessão Litoral Oeste". Em termos práticos, passa a ser possível aos Oureenses acederem ao Itinerário Complementar Nove dentro do concelho, rumo ao litoral Oeste (com terminação na Nazaré) ou rumo à ligação com o IC3 em Tomar. Tudo isto sem portagens. Defraudadas ficaram as intenções do executivo camarário Oureense de ligar o troço à A1 em Fátima. 

Fátima Spa Club

| Sem Comentários

 Publicamos o Press Release enviado pelo Fátima Spa Club.


entrada-fsc.jpg

A aposta na qualidade de vida, é, cada vez, uma prioridade na vida de cada um. É nesta linha que nasce o complexo Fátima Spa Club, um projecto inovador que abriu este Verão e que irá colocar Fátima na rota do bem-estar.
Pensado para dar resposta à qualidade de vida de seniores, Fátima Spa Club é um empreendimento com valências distintas, entre residências e hotel, apostando principalmente, em soluções para seniores, entre estadias permanentes e temporárias, quartos individuais, duplos e apartamentos.

Segundo comunicado enviado:

Direcção da ACISO manifesta grande preocupação com a possibilidade da subida da Taxa do IVA aplicável à Actividade da Restauração e Bebidas

A confirmar-se uma subida da taxa IVA, aplicável ao sector da restauração e bebidas, dos actuais 13% para os 23%, isso significará, conforme refere Francisco Vieira, Presidente da Direcção da ACISO, um acréscimo significativo à, já de si, bastante difícil situação por que está a passar a maioria dos Empresários do Sector e que, cada vez mais, tem vindo a agravar-se dada a contínua retracção da procura que se tem vindo a assistir, em consequência da situação económica que estamos a atravessar.
E a situação é tanto mais grave e preocupante, do nosso ponto de vista, porquanto o Sector da Restauração e Bebidas representa, relativamente à Associação Empresarial Ourém-Fátima, cerca de 32 % dos nossos Associados, o que - e no limite - poderá levar a uma diminuição (ainda maior) dos nossos associados e a uma deterioração da base de sustentação financeira da Associação, que em resultado da situação por que está a atravessar igualmente o Sector do Comércio, já se vinha, a cada dia, tornando mais difícil, acrescenta Francisco Vieira.
Num cenário como esse - e que queremos acreditar que não se venha a concretizar - a consequência no Concelho de Ourém não será muito diferente do que se perspectiva poder vir a acontecer um pouco por todo o país e traduzir-se-ia, não temos a menor dúvida, ao encerramento (certo) de muitos Estabelecimentos e à destruição dos correspondente postos de trabalho, com o enorme custo social que essa situação poderá representar em relação a um Concelho cujo número de desempregados não pára de vir a aumentar, conclui Francisco Vieira.

Vigília, II

| Sem Comentários

vigilia.jpeg

Vigília

| Sem Comentários

Publicamos o seguinte comunicado que nos foi enviado pelo PCP:

A Comissão Concelhia do PCP de Ourém e o seu colectivo, estando onde sempre esteve, na defesa do Serviço Nacional de Saúde - público, gratuito e de qualidade, vem manifestar a sua solidariedade com a população de Ourém e os seus representantes na luta em defesa dos cuidados de saúde prímários e de proximidade. A Comissão Concelhia de Ourém apela ainda a todos os oureenses para que participem na vigília que se realiza na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, junto ao Cento de Saúde de Ourém a partir das 20h00.

menos almas residentes

| Sem Comentários
Ontem foram apresentados pelo ine os resultados preliminares do censo 2011. Enquanto em portugal se verificou um aumento ligeiro da população residente, em ourém, em tendência inversa, registou-se uma contração demográfica também ligeira. Como ainda não há dados disponíveis à escala de freguesia, neste momento não é possível perspectivar o que aconteceu quanto às assimetrias que se sabem existir no município. Pelo indícios e pelo que permitem estimar, ter-se-ão agravado.

população residente (ine 2011).jpg

IndieLisboa em Torres Novas

| Sem Comentários
Indie.jpg
São sem dúvidas boas notícias aquelas que nos traz o Cine-Clube de Torres Novas - esta quarta-feira, 8 de Junho, o Festival IndieLisboa chega à nossa região através do Teatro Virgínia, a partir das 21:30h. De acordo com a descrição no blog do Cine-Clube de Torres Novas, "O IndieLisboa é um festival de cinema que exibe alguns dos melhores filmes independentes que se fazem em Portugal e no estrangeiro".

Sugestão do Tiago Gonçalves, a não perder.


Paulo Fonseca na R.T.P.

| Sem Comentários
Paulo Fonseca RTP.jpg
Paulo Fonseca foi entrevistado na passada quinta-feira no programa Praça da Alegria, que teve uma emissão especial em directo de Fátima, em comemoração do 13 de Maio.

Foram perto de 15 minutos onde se falou predominantemente de Fátima, nomeadamente da Rota do Peregrino e o apoio a eles prestado, assim como dos preparativos para a comemoração do centenário das aparições, a decorrer dentro de seis anos. Mas não só de Fátima se falou na Praça, tendo sido dedicados alguns minutos ao Castelo de Ourém tendo-se tocado também na gastronomia local, entre outras coisas.

Para quem não teve a oportunidade de ver a entrevista em directo, o vídeo pode ser visionado aqui [Paulo Fonseca a partir dos 6:35mins e o Castelo de Ourém a partir dos 13:40mins].


Protesto 'Geração à Rasca' - Leiria | video

| Sem Comentários
ESTADIO DE FATIMA EXTERIOR.JPGDe acordo com a notícia publicada no site do jornal desportivo A Bola de hoje, e dando sequência aos acontecimentos que já tinham ocorrido no final da última epoca desportiva, em que a União de Leiria teria tido a intenção de rescindir o seu contracto de utilização do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa em Leiria para passar a jogar em Torres Novas, parece que essa rescisão se tornou agora efectiva e definitiva, significando que o clube da Liga Zon Sagres irá mesmo deixar a cidade do Lis.

Mas contrariamente aos desejos expressos no último verão, parece que o clube de Leiria já tornou público, na pessoa do seu presidente - João Bartolomeu - o desejo de se mudar para o Estádio Municipal de Fátima e não Torres Novas, tendo inclusivamente já incetado conversações com a Ourém Viva, empresa que gere o recinto desportivo - mais concretamente com o seu presidente, o vereador Oureense José Alho. O Estádio Municipal de Fátima não cumpre actualmente os requisitos mínimos de um recinto desportivo para o principal campeonato de futebol do país, levando a que A Bola noticie que "o Municipal de Fátima teria de receber bancadas amovíveis homologadas pela Liga, uma vez que há a obrigatoriedade de os clubes do principal escalão possuírem um recinto com capacidade mínima para 5 mil espectadores - Fátima tem apenas 1545 lugares".

Caso ambas as partes venham a chegar a acordo para a mudança de casa da União de Leiria, convem que todos os termos do contracto sejam tornados claros e públicos e que os interesses dos clubes do concelho sejam tidos em conta, nomeadamente do Centro Desportivo de Fátima que actualmente compete no Estádio Municipal de Fátima na Liga Orangina - o equivalente à segunda divisão nacional.

Numa nota final relativo ao clube de Fátima, este confirmou ontém o regresso de Ricardo Moura ao clube como seu novo treinador principal (já tinha orientado a equipa na época de 2003/2004), depois da demissão do ex-treinador João Sousa. Ricardo Moura é já o terceiro treinador da época do Centro Desportivo de Fátima, depois do já referido João Sousa e do treinador que dera início à epoca desportiva, Diamantino Miranda. O CDF ocupa actualmente a última posição da tabela. 

Comissões Sociais de Freguesia

| Sem Comentários

linha ferroviária do Oeste corre o risco de desaparecer

| Sem Comentários
Petição:

Sr. Presidente da Assembleia da República: 

A linha ferroviária do Oeste corre o risco de desaparecer. Construída no final do séc. XIX para servir as populações e as cidades ao longo do litoral, entre Lisboa e a Figueira da Foz, a Linha do Oeste nunca se modernizou e a CP tem vindo a reduzir serviços, a pretexto da sua fraca utilização. 

O serviço directo entre Lisboa e a Figueira da Foz, deixou há muito de existir. Posteriormente, foi abolida a ligação directa Lisboa-Leiria, sendo que, actualmente, só existe até às Caldas da Rainha. A degradação constante dos padrões da oferta, limitada actualmente a 2 comboios/dia, apenas tem contribuído para tornar esta linha cada vez mais obsoleta para passageiros e residual nas mercadorias. 

Numa época em que as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), serve para justificar a urgência de opções de mobilidade em favor de modos de transporte menos poluentes (como a ferrovia), é inaceitável que se assista, silenciosamente, ao estrangulamento de uma linha ferroviária, que poderia e deveria ser uma alternativa às várias opções rodoviárias, que as actuais auto-estradas A1 e A8 constituem. 

Por isso, os signatários desta Petição defendem que a Assembleia da República recomende ao Governo a aprovação, a partir de 2010, de um conjunto de investimentos estratégicos para a Linha do Oeste, que permita: 

- A requalificação da infra-estrutura no sentido da sua duplicação, electrificação e correcção de traçado, visando, no futuro, a circulação de comboios rápidos de passageiros inter-cidades e um serviço de mercadorias eficiente; 

- Um serviço de transporte, com adequados níveis de frequência, conforto e qualidade, garantindo-se que, pelo menos entre Lisboa-Leiria, o tempo directo de viagem não ultrapasse os 70 minutos (Vel.Média=113 km/h); 

- Um serviço de transporte regular para todos os concelhos, nomeadamente, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz, Coimbra. 

Os Promotores: 
Adelino Granja, Ana Branco, António Brandão Moniz, António Delgado, António dos Santos Peralta, António José Lucas, António Maria de Sousa, António Maria Ramos Ricardo, Arnaldo Mendes Sarroeira, Assunção Cristas, Cristiana Sousa, David Miguel Teles Morais Ferreira, David Pereira Catarino, Fábio Salgado, Feliciano Barreiras Duarte, Fernando Costa, Fernando António da Costa Rocha, Heitor de Sousa, Henrique Neto, Isabel Afonso Pereira Santos, João António F. Rodrigues, João Carlos Cunha da Cruz, João Paulo Pedrosa, João Veludo Vieira Pereira, Jorge Carvalho Arroteia, José Alves, José António Silva, José Henriques Peixoto, José Leitão, José Manuel Silva, José Rodrigues, Lalanda Ribeiro, Laura Esperança, Luís Ribeiro, Manuel Antunes, Manuela Pereira, Márcia Cardoso, Maria da Conceição Pereira Colaço, Maria Pedro Guarino, Mário Gomes Morgado, Mário Moutinho, Moisés Espírito Santo, Paulo Inácio, Rui Manuel dos Santos Calisto, Rui Matoso, Teresa Morais, Vítor Esgaio, Vítor Manuel Bernardes Dinis, Vitorino Vieira Pereira 


Assine aqui!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38