Recently in Sondagens Category

Verão Total: Ourém & Fátima

| Sem Comentários
Verao Total.jpg
Férias de verão... Silly season e sem muito para se contar. É hora de estar virado para o mar, longe de televisões e de computadores. Mas para aqueles que, como eu, estão (para já) privados de tais luxos, fica mais um programa de verão da RTP dedicado ao nosso concelho - no caso, o programa de hoje 'Verão Total' da RTP, transmitido em directo a partir de Fátima e com presença de várias figuras do concelho (entre eles Paulo Fonseca). Destaque para a cobertura ao(s) Castelo(s) de Ourém e consequente história (breve) da antiga Vila Nova de Ourém, assim como para a Ucharia do Conde - espaço promovido pelo município de Ourém para promoção dos produtos gastronómicos do concelho. A mesa apresentada é de deixar água na boca. Referências - entre outras coisas - também ao vinho medieval e ao palhete (casta Fernão Pires e Trincadeira). Podem visualizar as três (!) partes do programa na página da RTP. Os destaques feitos em cima podem ser vistos na terceira parte do programa, tendo a referência ao Castelo começo aos 17 minutos e a Ucharia do Conde a partir dos 19 minutos.
Já está disponível a primeira sondagem d'O Castelo sobre as próximas Eleições Autárquicas em Ourém. Por limitações do site Polldaddy.com, só podemos aceitar o máximo de 100 votos  sendo que para cima deste número, teríamos que optar pela solução de pagantes. Como este blog não depende do orçamento do estado, obras públicas ou da caridade alheia, iremos efectuar uma segunda sondagem noutra plataforma mais barata, lá para o fim do mês ou início de Outubro. A gerência agradece.

Oz, ii

| 1 Comentário
Aquando o último impulso forte com o objectivo de criar o município de Fátima, várias pessoas, entre as quais Vítor Frazão, assumiram voluntariamente um compromisso grave. Se o município referido não fosse criado, demitir-se-iam dos cargos para os quais haviam sido eleitas. Como é sabido, o município de Fátima não foi criado e Vítor Frazão não respeitou o compromisso que, junto com outros, havia assumido. A explicação dada por ele para tal comportamento é que, perante a não criação do município de Fátima, «sondou» várias pessoas e, depois, concluiu que a sua saída seria «muito prejudicial para a vida municipal» (in Ourém e seu Concelho, n.º 885, 15.Março.2009, p. 6). Atenção, muita atenção: isto não é exagero, isto é humildade no seu expoente máximo possível. Até ofusca. Porque toda a gente sabe que, se Vítor Frazão tivesse cumprido o compromisso que assumiu, teria acontecido em Ourém o dilúvio e o fim do mundo ao mesmo tempo. Para se ter um termo de comparação, teria sucedido o mesmo que está a acontecer agora devido ao facto de David Catarino, não um vereador mas o presidente da câmara municipal, ter-se posto a andar. Salve-se quem puder. Como surge óbvio, por estrita responsabilidade dele, o cadastro político de Vítor Frazão não saiu limpo deste episódio. Porque, se alguém assume um compromisso grave, é suposto que não o faça de modo irresponsável, com leviandade ou sob reserva. Se tinha dúvidas quanto à atitude a tomar, Vítor Frazão deveria ter feito a «sondagem» antes de assumir o compromisso referido. Por outras palavras, se não estava em condições de assumir tal compromisso, não o deveria ter feito. Seja como for, em termos políticos, a gravidade do compromisso assumido por Vítor Frazão era sobretudo simbólica. O que significa que, se Vítor Frazão tivesse honrado a palavra empenhada voluntariamente por si, à data tal gesto não teria tido repercussões políticas relevantes, no sentido em que constituiria a afirmação de uma posição e a assunção pessoal das consequências disso, afirmação e assunção semelhantes às de outras pessoas, que não renegaram o compromisso assumido. Na prática, «fruto da democracia e das leis que governam o país» - palavras inscritas num comunicado recente do psd -, outra pessoa teria substituído Vítor Frazão. O que, convenhamos - e reitere-se: «fruto da democracia e das leis que governam o país» -, não pode dizer-se que teria sido «muito prejudicial para a vida municipal». Talvez tivesse sido mais, quiçá muito mais, prejudicial para o currículo e para a trajectória política de Vítor Frazão. No sentido em que, convém não iludir, se tivesse honrado o compromisso que então assumiu, é plausível que Vítor Frazão não fosse actualmente presidente da comissão política da secção local do psd e presidente da câmara municipal de Ourém.

Sondagens, procuram-se

| 2 Comentários

Lamentavelmente, as sondagens andam um pouco paradas. Aceitam-se sugestões.

Demoscopia

| 7 Comentários
Imagine-se. E se de repente perguntarem a alguém, numa escala de zero a dez - em que «zero» significa «muito negativo» e «dez» significa «muito positivo» -, qual a opinião sobre David Catarino. E Luís Albuquerque. E Vítor Frazão. E António Gameiro. E José Alho. E Paulo Fonseca. E, depois, não satisfeitos, fizerem exercícios de totobola - sem direito a escolher «xis» ou «N.ª S.ª de Fátima» -, sobre preferências, sem misturar as cores.
António Gameiro-David Catarino
António Gameiro-Luís Albuquerque
António Gameiro-Vítor Frazão
David Catarino-José Alho
David Catarino-Paulo Fonseca
José Alho-Luís Albuquerque
José Alho-Vítor Frazão
Luís Albuquerque-Paulo Fonseca
Paulo Fonseca-Vítor Frazão
Faite vos jeux. Eles andam aí. Rien ne vas plus. A tômbola já gira. E gira. E gira. E gira. E gira. E gira. E gira. E gira. E gira... Aceitam-se apostas. Sairá o jackpot e a terminação.

Deputar

| 2 Comentários
A edição de ontem do Diário de Notícias trazia um elenco curioso. Adivinhe o nome de dois dos deputados que, quarta-feira antes da Páscoa - dia 12 -, assinaram a folha de presença mas, no momento da votação, não estiveram no plenário.

Depois de 30% dos frequentadores desta humilde casa terem escolhido o lugar da Mulher Morta como o nome mais inovador do concelho, seguido de Cogominho (Caxarias), Toucinhos (Alburitel) e Marta de Cima (Rio de Couros), está aberta a assembleia para escolherem e proporem a próxima sondagem.

Dias atrás numa conversa informal, vieram-me com a pergunta: Então pá, viste a sondagem do Notícias de Ourém? Dão maioria absoluta ao PSD com 40,1% dos votos no concelho! O PS vai muito atrás com 18,9% das intenções de voto. Não falaste disto no teu blog, pá!? Eu? O que é que eu percebo de sondagens? Ainda por cima Ourém é conhecida por ser o laranjal do distrito já desde o tempo em que o Herman José tinha piada. Isso não é nada de novo. Mas ouve lá, tu acreditas em sondagens? Sei lá, elas estão por todo o lado. Mas pronto, embora estejamos em época de veraneio mais para o silly season, decidi perder uns cinco minutos e verificar os arquivos. Na ficha técnica, a empresa responsável pela sondagem publicada no NO é o IPOM, Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, Lda com sede em Vila Nova de Gaia (uma casa de 3 pisos ali na Cândido dos Reis). E que, por coincidência, porque este mundo é mesmo muito pequeno, é a mesma empresa que fez uma sondagem em Janeiro deste ano para o PSD Ourém sobre a actividade da Câmara Municipal de Ourém e o desempenho do respectivo presidente. A notícia que refere o assunto no Jornal Região de Leiria (RL) (14 de Janeiro de 2005) alega que a sondagem terá sido encomendada pela própria edilidade, mas que, foi prontamente desmentida pelo presidente de câmara que afirmou, Nunca a Câmara pagou sondagens e não começa agora a pagar”, explica o responsável, sublinhando que essa é uma iniciativa “associada ao PSD”. E o entrevistador da IPOM que telefonou à própria jornalista do RL deve-se ter enganado concerteza:

A sondagem em causa - a que a jornalista acedeu responder na tarde do passado domingo na condição de lhe ser comunicada a entidade que a encomendou, tendo o entrevistador afirmado ser a Câmara de Ourém - versava sobre o trabalho desenvolvido pela autarquia.

Este mundo é mesmo pequeno. Quem conhece o mercado, afirma que o IPOM portou-se bem nas legislativas. Mas há quem diga o contrário, que no caso das legislativas regionais nos Açores de 17 de Outubro de 2004, uma sondagem encomendada pelo "Diário Insular" (Terceira) e "Correio dos Açores" (São Miguel) ao IPOM deu 33,3 por cento dos votos à coligação PSD/PP, contra 30,8 por cento para o PS. O PS veio a ganhar estas eleições. Mas na altura, o então Ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva mostrou-se insatisfeito face à forma como foram divulgadas algumas sondagens pela empresa dirigida por Rui Oliveira e Costa referentes às eleições dos Açores. Rui Oliveira e Costa está ligado ao PS e a empresa era a Eurosondagem. O Ministro chegou mesmo a propor uma proposta de Lei que visava impedir que dirigentes políticos fossem proprietários de empresas de sondagens. O destino deste projecto de Lei e do Ministro é conhecido, mas no entanto, o Grupo Parlamentar do PS, não gostou das declarações de Gomes da Silva e pela mão do deputado António Galamba chegou a escrever um requerimento ao Presidente da Assembleia da República e que muito sucintamente, acusa o PSD de só querer censurar as sondagens que não lhes eram favoráveis. Mas o IPOM volta à baila, porque, por coincidência, certamente, é propriedade de um dirigente do PSD/Gaia (O PS deve saber do que fala):

"... os estudos contratados para diversos órgãos de comunicação social não correspondem às expectativas e anseios do PSD, ao invés do que acontece com as sondagens estratégias realizadas pela IPOM, propriedade de um dirigente do PSD/Gaia."

3) qual a posição do XVI Governo Constitucional face à publicação de estudos sobre a intenção de voto completamente desfasados dos resultados que são registados como ocorreu nos Açores durante as eleições para o Parlamento Europeu com a empresa IPOM ?

Por curiosidade, o IPOM, para além de fazer sondagens, tem um portfolio de serviços sócio-políticos(sic) como Posicionamento de Imagem de partidos e líderes, perfil de eleitores, motivações, estudos sobre gestão autárquica e quem lá trabalhou afirma que a empresa também faz publicidade partidária em vésperas de eleições, entre outras coisas. O seu Director-Geral, Aguiar Falcão e Castro é Director da Revista Autárquica. Pronto, era só isto. Continuo a não perceber nada de sondagens.

War of the worlds

| 3 Comentários | No TrackBacks

E se de repente lhe perguntarem se comprava um carro velho a David Catarino ou um carro novo a José Manuel Alho, isso é?

Bocas da reacção

| 13 Comentários | No TrackBacks

Ourém em movimento. Com pneus Michelin.

Como a actual sondagem já tem teias de aranha, alguém terá sugestões para a próxima?

Love is in the air

| 2 Comentários | No TrackBacks

Próxima Sondagem

| 7 Comentários | No TrackBacks

Alguem tem sugestões para a próxima sondagem?

Não, não é mais uma sondagem sobre política ou sobre Ourém. Desta vez é uma sondagem sobre este blog, que em Janeiro do ano que vem irá fazer um ano. Queremos saber onde podemos melhorar e sobretudo obter um feedback dos leitores e ter uma melhor idéia do perfil-tipo de quem nos visita. Além disso, vamos sortear 3 contas de e-mail do Google Mail com 1Gigabyte para gastar. Basta participar na sondagem e no fim, indicar o actual endereço. A sondagem é anónima, não requer dados pessoais. No fim da duração da sondagem, realiza-se o sorteio e convidaremos 3 felizardos para criarem uma conta no Gmail. Não vale a pena fazer batota com múltiplos mails e/ou participações, que isso descobre-se. Vamos a isso e desde já, obrigado!

Comece aqui: Mega-Sondagem d'O Castelo.

sondagem-castelo-eleicoes-10-2004.jpg

A última sondagem do Castelo foi a mais concorrida de sempre. Optei por retirá-la mais cedo do que é costume (1 semana de votação) porque existe um limite de 7 dias para cada endereço ip associado a cada voto. Esta sondagem não pode ser considerada 100% fidedigna porque qualquer pessoa pode votar por 2 ou mais vezes de computadores/sítios diferentes (escola, trabalho, casa). No entanto, dado que como a generalidade de pessoas foi honesta e descontando uma margem de erro, poderemos olhar para um facto que é óbvio: Sérgio Ribeiro é o preferido em mais de metade dos votos (53%), seguido de longe por António Gameiro (22%) e Luis Albuquerque (11%). Esta foi a escolha dos leitores do Castelo, que contrasta com a real intenção de voto dos eleitores do Concelho de Ourém. Ficou aqui a experiência que poderá repetir-se com a aproximação das eleições e eventuais escolhas de candidatos oficiais.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38