Recently in Cultura Category

11246858_10153011410698422_1491041899187584707_n.jpg


11146503_10152953231673422_4455932338169635490_o.jpg

gala drop - ii

| Sem Comentários
gala drop 01.jpg

A novidade não é fresca, mas justifica e merece replicação aqui.
Gala Drop, um dos projectos musicais em que Afonso Simões participa, tem álbum novo, o segundo do currículo da banda, com o título II, editado pela etiqueta nova-iorquina Golf Channel Recordings.

Quem estiver interessado e tiver oportunidade, poderá ouvir a apresentação de II em concerto, amanhã, dia 6, no B.Leza, em lisboa, e sábado, dia 8, no Plano B, no porto, com hipótese de levar o álbum, em vinil ou em compact disc, para casa.

gala drop 02.jpg

Ainda a quem interessar. Há ecos do fenómeno na imprensa maior, um artigo no Público (n.º 8967, 31.outubro.2014, suplemento Ípsilon, pp. 18-19), um artigo no Expresso (n.º 2192, 1.novembro.2014, suplemento Atual, p. 34) e um artigo no Diário de Notícias (n.º 53.164, 5.novembro,2014, p. 35).


Dali Bernardino

| Sem Comentários

Festa do Alqueidão de Ourém 2012

| Sem Comentários


juventude, muita cautela nos próximos dias! a dupla Lourenço & Mercês não vos dará descanso! o palhete também não...

Ourearte - Historial

| Sem Comentários
A pedido da Ourearte, publicamos o seu historial.

Fachada ourearte.jpeg

Historial

A Ourearte, Escola de Música e Artes de Ourém, resultou de uma união de Associações: a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar e as três Bandas Filarmónicas do Concelho - Associação Filarmónica 1º de Dezembro, Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres, Sociedade Filarmónica Ouriense e a Academia de Música da Banda de Ourém, as duas primeiras com mais de cem anos de existência e a última com estatuto de Utilidade Pública - que pelo trabalho desenvolvido em prol da música e do associativismo, entenderam associar-se para poderem proporcionar aos seus executantes, e à população oureense em geral, condições para a aprendizagem da música de acordo com os padrões reconhecidos e supervisionados pelo Ministério da Educação.


o Pedro Gonçalves está de volta à blogosfera com um novo blogue dedicado as suas imagens. aqui ficam algumas das muitas que por lá podem encontrar.
 
o mercado:

pedro goncalves mercado ourem

Faleceu, no passado dia 22 de Junho, Carlos Manuel Oliveira Ramos, arquiteto português e autor de duas importantes obras arquitetónicas do século XX na cidade de Ourém: A Casas dos Magistrados, na Rua Dr. Carlos Faria de Almeida, e a Estação de Autocarros de Ourém. Ambas as obras encontram-se referenciadas no Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX, onde constam mais 7 obras inventariadas no concelho (ficha #1, ficha #2 e a listagem completa).

No seguimento da nota informativa que dá conta do seu falecimento, a Ordem dos Arquitectos faz um breve resumo do seu percurso profissional:

Nascido em Oeiras, diplomou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1947, após ter já trabalhado em Espanha no Instituto de la Vivienda (1944-47). Do seu curso faziam parte Nuno Teotónio Pereira, Manuel Tainha, Vítor Palla, Costa Martins, Manuel Alzina Menezes, Coutinho Raposo, Garizo do Carmo, Luís Nobre Guedes, Blasco Gonçalves e Manolo Potier.

Era filho de mestre Carlos Ramos (1897-1969) com quem colaborou profissionalmente, nomeadamente na reconfiguração da Praça Marquês de Pombal em Lisboa e no edifício dos CTT na Avenida dos Aliados no Porto. Foi assistente de mestre Cristino da Silva na ESBAL.
Trabalhou com Francisco Keil do Amaral e Manuel Tainha nos projectos do Palácio da Cidade de Lisboa para o Parque Eduardo VII, assim como com Manuel Alzina de Meneses em projectos para Ílhavo. Recebeu, em 1958, o Prémio Valmor pelo Edifício do Laboratório Pasteur nos Olivais e, com António Teixeira Guerra, foi autor do edifício para a sede da Diamang (actual RTP, 1960) nos Olivais.

Em co-autoria com Jorge Viana, desenha o Estádio do Restelo (Lisboa, 1952-56) para o Clube de Futebol "Os Belenenses", publicado, em 1952, na revista Arquitectura. O estádio constitui uma das suas obras mais emblemáticas pela apurada concepção estrutural associada à exemplar inserção paisagística, formando um encaixe topográfico aberto ao Tejo.

gala drop

| Sem Comentários
vídeo © Gala Drop + RTP

O man na bateria é o Afonso Simões. Na próxima quinta-feira os Gala Drop estarão em concerto na zé dos bois, em lisboa. Mais amostras sonoras do produto aqui, material antigo, e aqui, material recente.

dirtday!

| Sem Comentários
laurie_anderson.jpg

Em tournée em portugal durante a semana que vem, Laurie Anderson tem agendada uma apresentação do espectáculo dirtday! num palco próximo, o do teatro virgínia, em torres novas, no dia 26 deste mês, com início às 21.30. Bilhetes a 10 euros.
fotografia © ?
Mother Vine.jpeg
Realizado e escrito pelo Norte-mericano Ken Payton (site do realizador com um texto de sua autoria sobre o porquê da escolha de Portugal - em inglês), o filme 'Mother Vine: A Mátria do Vinho', nas palavras do próprio realizador, "(...) introduz ao público da Europa e da América o que está em causa em Portugal enquanto ela se confronta com a modernização (...)". Numa tentativa de registar centenas de anos de tradições e costumes nacionais na arte de produzir vinho e responder à questão sobre se essas mesmas tradições irão resistir a essa mesma modernização, o realizador Norte-Americano percorre vários cantos de Portugal, registando imagens e sons da colheita das uvas e dos seus processos de transformação. Entre esses cantos apresentados no filme, encontra-se a Quinta do Montalto, de Ourém, produtora de - entre outros vinhos - o 'Cepa Pura' e 'Vinha da Malhada'.

Nesse sentido, o Museu Municipal de Ourém exibe o filme no próximo dia 26 de Maio - entrada gratuita. E como forma a molhar a ponta da língua, fica aqui um excerto de 'Mother Vine: A Mátria do Vinho'. 


a mais razoável de todas as explicações.

| Sem Comentários
para aqueles que não se convencem com a hipótese de cogumelos e papoilas, vide e iluminai-vos [com especial cautela ao passar do minuto 1m41s]:

É como Pedro Gonçalves chama ao vídeo que chama de sua casa os castelos de Ourém. Para ver, uma excelente compilação de fotografias do Pedro que espelham a beleza sui generis daquele que lá de cima, olha pela cidade de Ourém.

Ourém Magazine - Abril

| Sem Comentários

segundo número da nova Ourém Magazine, também no facebook.

Ourém Magazine

| Sem Comentários
poderão encontrar o blogue aqui e no facebook, aqui.
Grupo de Teatro Apollo
O Cliente Nunca Tem Razão / Vende-se Coração
 
19 de Novembro - Hotel Lux Fátima - 22h00
 
 
Sinopse:
Estes dois textos são a adaptação de dois contarelos lidos não se sabe onde, quando ou de quem. O adaptador achou-lhes muita graça porque pegavam na realidade que vivemos, em situações, e as transformam em coisas contadas. Porque não contá-las em teatro? Foi o que tentou fazer, adaptando-as. "Vende-se coração" é a resposta a um anúncio em que se joga com a ambiguidade das palavras e dos sentimentos, e será que os corações, mesmo de porcelana ou fancaria, podem estar à venda, ou será que tudo o pode estar em determinadas circunstâncias? Sérgio Ribeiro
 
Duração: 30 minutos
Produção: Grupo de Teatro Apollo (peça estreada em 2007)
Adaptação: Sérgio Ribeiro
Encenação: Dora Conde
Interpretação:
Taberneiro: Luís Filipe Costa
Cliente: Paulo Santos
Elsa: Dora Conde
 
*O espetáculo será apresentado a convite e em comemoração, de um Grupo de pessoas nascidas em 1964.
 
 

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38