Ourearte - Historial

| Sem Comentários
A pedido da Ourearte, publicamos o seu historial.

Fachada ourearte.jpeg

Historial

A Ourearte, Escola de Música e Artes de Ourém, resultou de uma união de Associações: a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar e as três Bandas Filarmónicas do Concelho - Associação Filarmónica 1º de Dezembro, Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres, Sociedade Filarmónica Ouriense e a Academia de Música da Banda de Ourém, as duas primeiras com mais de cem anos de existência e a última com estatuto de Utilidade Pública - que pelo trabalho desenvolvido em prol da música e do associativismo, entenderam associar-se para poderem proporcionar aos seus executantes, e à população oureense em geral, condições para a aprendizagem da música de acordo com os padrões reconhecidos e supervisionados pelo Ministério da Educação.


Constituiu-se formalmente no dia 23 de Julho, conforme publicação em Diário da República nº3, III série, de 04 de Janeiro de 2006, na sequência de um processo preparatório iniciado em Outubro de 2002 envolvendo a Câmara Municipal de Ourém e as já referidas bandas.


No âmbito do seu processo de criação foi desde logo obtida a colaboração do Município de Ourém, no sentido de assegurar à Ourearte instalações adequadas ao seu funcionamento, o que se traduziu na celebração de um protocolo pelo qual a autarquia disponibilizaria a esta associação, a antiga Casa dos Magistrados para o efeito, logo que estivessem concluídas as obras de recuperação a que foi sujeita.
É uma escola autorizada pelo Ministério da Educação, com Paralelismo Pedagógico, vocacionada para o ensino da música e das artes, com Projecto Educativo e Regulamento Interno aprovados pela Direcção Regional de Educação.

O ensino da música nas diferentes idades é fundamental. Desenvolve nas nossas crianças competências que posteriormente lhes proporcionarão ser adultos melhores, mais inteligentes e, com certeza, mais bem formados.

A Ourearte entende esta importância sob a perspectiva de que só a música poderá desenvolver nos jovens o gosto e a sensibilidade, ajudá-los no seu desenvolvimento cognitivo, aumentar a capacidade de memorização, aumentar as capacidades de coordenação motora e de coordenação, ajudar na concentração e na aquisição de bons hábitos de trabalho, ensina disciplinar e responsabilidade, proporcionar momentos de lazer e de socialização.

É por tudo isto que aprender música, desde cedo, é fundamental, ampliando o leque de opções futuras e intensificando experiências de aprendizagem.


A Ourearte fornece aos seus alunos um ensino especializado na área da música, seguindo as directivas propostas pelo ministério da educação:
Diário n.º 121, Série I de 2009-06-25


Os instrumentos lecionados na Ourearte são:
Acordeão
Canto
Clarinete
Guitarra Clássica
Flauta Transversal
Fagote
Oboé
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Violino
Violoncelo

Disciplinas Curriculares
Iniciação Musical
Formação Musical
História da Música
Acústica
Análise e Técnicas de Composição
Classes de Conjunto: Instrumentais e Vocais

Fachada 3.jpeg

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38