Carlos Manuel Ramos - o arquitecto que fez passar a história da arquitectura portuguesa do século XX pela cidade de Ourém

| Sem Comentários
Faleceu, no passado dia 22 de Junho, Carlos Manuel Oliveira Ramos, arquiteto português e autor de duas importantes obras arquitetónicas do século XX na cidade de Ourém: A Casas dos Magistrados, na Rua Dr. Carlos Faria de Almeida, e a Estação de Autocarros de Ourém. Ambas as obras encontram-se referenciadas no Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX, onde constam mais 7 obras inventariadas no concelho (ficha #1, ficha #2 e a listagem completa).

No seguimento da nota informativa que dá conta do seu falecimento, a Ordem dos Arquitectos faz um breve resumo do seu percurso profissional:

Nascido em Oeiras, diplomou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1947, após ter já trabalhado em Espanha no Instituto de la Vivienda (1944-47). Do seu curso faziam parte Nuno Teotónio Pereira, Manuel Tainha, Vítor Palla, Costa Martins, Manuel Alzina Menezes, Coutinho Raposo, Garizo do Carmo, Luís Nobre Guedes, Blasco Gonçalves e Manolo Potier.

Era filho de mestre Carlos Ramos (1897-1969) com quem colaborou profissionalmente, nomeadamente na reconfiguração da Praça Marquês de Pombal em Lisboa e no edifício dos CTT na Avenida dos Aliados no Porto. Foi assistente de mestre Cristino da Silva na ESBAL.
Trabalhou com Francisco Keil do Amaral e Manuel Tainha nos projectos do Palácio da Cidade de Lisboa para o Parque Eduardo VII, assim como com Manuel Alzina de Meneses em projectos para Ílhavo. Recebeu, em 1958, o Prémio Valmor pelo Edifício do Laboratório Pasteur nos Olivais e, com António Teixeira Guerra, foi autor do edifício para a sede da Diamang (actual RTP, 1960) nos Olivais.

Em co-autoria com Jorge Viana, desenha o Estádio do Restelo (Lisboa, 1952-56) para o Clube de Futebol "Os Belenenses", publicado, em 1952, na revista Arquitectura. O estádio constitui uma das suas obras mais emblemáticas pela apurada concepção estrutural associada à exemplar inserção paisagística, formando um encaixe topográfico aberto ao Tejo.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38