alguém explica isto!?!?!?!, parte dois

| Sem Comentários
6.jpg

11.jpg

1.jpg
O recente caso de maus trátos de animais e saúde publica de Fátima - que recentemente foi aqui difundido - chegou agora à imprensa nacional. Da Câmara Municipal de Ourém há um comunicado:

No seguimento de diversas questões que foram levantadas por alguns Srs. Jornalistas sobre maus-tratos a animais, assunto divulgado pela associação Frente Acção Animal, e no compromisso do dever de informar, a Câmara Municipal de Ourém esclarece o seguinte:

  • A Autoridade Veterinária Municipal está a apurar a veracidade dos factos denunciados;
  • Lamentamos que o Município ainda não esteja apetrechado de instalações que dêem resposta ao problema de cães e gatos abandonados e por isso o actual executivo assumiu como prioridade esta acção, em respeito pela dignidade e direitos dos animais e também da segurança e saúde públicas.
  • Existe uma localização equacionada, que é adjacente ao estaleiro municipal, de forma a optimizar recursos de funcionamento e segurança, encontrando-se o projecto a ser desenvolvido nos serviços da autarquia;
  • Foram estabelecidos contactos com a Câmara Municipal de Torres Novas de forma a encontrar-se a solução transitória no âmbito do canil/gatil intermunicipal aí sedeado.

Prestamos todas as informações que nos foram solicitadas e mantemo-nos disponíveis para colaborar.

27-05-2010

E é isso. Da parte da CMO, diz que se vai apurar a veracidade dos factos denunciados. Muito bem. De facto as fotos de cima - e as outras que a acompanham - podem muito bem não terem sido feitas em Fátima e serem de uma caçada na savana africana. Como também se pode tratar de um grupo de hienas e não de animais domésticos, alguns deles aparentemente identificados com coleira.

Pois. É pena não dizerem também que vão apurar as responsabilidades e assumirem frontalmente que terão que haver responsáveis pelo sucedido. Mas, na verdade, não está mau de todo... No entanto uma atitude menos banana da parte da CMO seria significativamente diferente. É que certamente que os animais não decidiram por vontade própria cometer um suicídio colectivo. Parece-me. Assim como também me parece que há ali um bicho um pouco aborrecido com o passeio que faz acompanhado por um senhor de fatiota dentro de um recinto que me é familiar.. Mas isto são tudo hipóteses e, por isso, o melhor é mesmo apurar a tal veracidade dos factos.

E é disto que a malta vive. Hipóteses e ilusões. Como, por exemplo, é ilusório o facto de das as autoridades que gerem o santuário, estranhamente preferirem o silencio perante a imprensa nacional, dizendo através da voz de Leopoldina Simões ao DN, "Só nos pronunciaremos no momento que consideramos oportuno".

Ainda um ultimo ponto em relação à CMO. Pior que não assumirem frontalmente que terão que haver responsáveis pelo sucedido, só mesmo recorrer de novo aos truques de ilusionismo, tentando fazer crer que, pelo facto de não existir um tal equipamento, se justifique o retrocesso civilizacional que as fotos e os relatos descrevem. Enfim, valha-nos santo ambrósio.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38