alguém explica isto!?!?!?!

| Sem Comentários
Com a sua autorização, publico aqui na integra o email de Céu Romeiro, Presidente da APAAF, os emails em anexo e ainda as respectivas fotos que ontem foram tornadas publicas na rede social Facebook e um pouco por toda a blogosfera. No mínimo espera-se um esclarecimento publico das autoridades responsáveis  sobre esta barbaridade que, ao que parece,  já foram contactadas:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

Minhas queridas amigas e amigos dos animais,

Como prometi aqui estão as provas em como no Santuário se maltratam os animais. Só falta a foto da foice mas ainda está na máquina da minha amiga, que neste momento não ma pode passar para o computador, com estas fotos podem provar que não é mentira o que alguém começou por dizer e eu corroborei, infelizmente. Já é tempo de situações como estas acabarem e não quero dizer que todas as pessoas no Santuário estejam felizes com esta situação, não estão.. tenho lá amigos que não podem dar a cara por receio de perderem os seus empregos, que me ajudaram a tirar vários de lá e eles próprios encarregam-se de os encaminhar para amigos e família, mas que tudo isto é uma realidade é.. aqui está a prova.

Quem quiser ajudar faça o que puder.. contra factos não há argumentos. Mandem agora email's para todas as entidades do Santuário, CM Ourém e quaisquer outra identidade que achem pertinente....estas imagens são motivo de grande tristeza e de luto. Reparem na foto em que estão os animais mortos todos amontoados, possivelmente à espera do carro do lixo.. animais com coleira por conseguinte com dono.. os passaritos mortos.. um cão já meio enterrado.. o guarda que foi apanhado e parou de o arrastar pois viu que o meu amigo lhe estava a tirar a foto e que ficou depois muito chateado.. não foi a tempo de não ficar na foto.. tudo isto seria evitado se Fátima tivesse um canil / Gatil, e tem um óptimo sitio para isso, que em principio segundo CM Ourém é a antiga ETAR de Fátima.. mas já lá vão várias reuniões.. e continuamos na mesma.. quem utilizar este mail que seja por amor aos canitos , para que eles tenham a possibilidade de ter um cantinho onde possam ser alimentados, tratados e posteriormente encaminhados para boas famílias.. è uma realidade que os cães gostam muito de ir para o Santuário muito simplesmente por haver muito estrangeiro, alguns conheço, que pedem os restos nos hotéis e os vão alimentar lá.. na melhor das intenções mas com resultados terríveis para os animais..

Não tenho mais palavras para mostrar o meu repudio por toda esta situação e só espero que todos juntos consigamos sensibilizar todas estas entidades para este grave problema...Como já disse não é com um espírito de intolerância e sim por um grande amor pelos canitos, que revelo esta situação, até porque continuo a acreditar que hajam pessoas no santuário que desconheçam esta situação mas, haverá outras que primam por uma grande crueldade e é para essas para que sejam afastadas ou sensibilizadas que NÃO MAIS isto poderá acontecer.. já há muita gente atenta..

BEM HAJAM POIS JÁ NÃO NOS SENTIMOS TÃO SÓS.. OBRIGADA

Céu Romeiro APAAF


Posto isto, Mário Vilar contactou a reitoria do Santuário de Fátima:

From: Mário Vilar
Sent: terça-feira, 25 de Maio de 2010 11:21
To: SEAD; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]
Cc: Associação de Protecção aos Cães Abandonados; Isabel Maria Refacho; Margarida Garrido
Subject: Fwd: FW:Espero que desta vez não deletem esta msg! Fotos de horror no santuário de Fátima -

Exmos Senhores,

Não sei se estarão recordados do meu último email, relativamente à visita do papa e à consequente limpeza das ruas, que V.Exas poderiam eventualmente estar a realizar para que se evitasse que o senhor papa visse que em portugal (com letra pequena), existem cães abandonados, inclusivamente pelos paroquianos de fátima (com letra pequena), que dão tanto a ganhar.

Na altura referia que não acreditava em tamanha alarvidade (pardon my french), em tamanha falta de civismo e de amor aos animais.
Mas eis que de repente me chega este email às mãos com umas fotos bastante nojentas, porcas, selvagens dignas de um país que não este que tanto prega o amor a jesus, e ao catolicismo.

Pois bem, visto que agora pelos vistos temos umas provas contundentes, visto que estas fotos forame enviadas para alguns meios de comunicação social, visto que V. Exas pregam o evangelho e mais não sei o quê e me prometeram que era tudo mentira, (penso que mentir é pecado), gostaria que V.Exas me explicassem o que se pode ver nas fotos, (se é que isso é possivel).

Mais uma vez pergunto, como será possivel a igreja (com letra pequena), fazer isto aos animais, em vez de os ajudar, em vez de doar uma parcela dos seus rendimentos a quem ajuda de facto os cães e gatos abandonados por aqueles que frequentam o local, abandonados por aqueles que se dizem amigos de todos e respeitadores das leis da vida, e que possuem mais amor pelo próximo do que aqueles que não entram numa igreja para ouvir sermões, de quem, (afinal) não partilha do amor por todos os seres vivos de igual modo!!

Aproveitem o ensejo da visita papal que tanto custo aos cofres do estado (com letra pequena) e apoiem as pessoas que dão tudo de si, para que haja menos animais abandonados nas vossas ruas que se querem tão limpinhas e puras.

Aquando dos sermões que pregam e em vez de ser aos peixes, aproveitem a altura das esmolas e refiram que é importante não maltratar os animais (e já agora, as crianças e os velhos).

Aproveitem que tanta gente os ouve (imagine-se), e partilhem da vossa boa fé, dizendo que maltratar animais é pecado (capital?).

Aguardo por um retratamento da vossa parte, e tal como da 1ª vez, irei continuar a insistir neste assunto, estando ao dispôr para vos dar ideias em como ajudar quem ajuda aqueles que V. Exas escorraçam e maltratam!

Mário Vilar
--------------------------
----------------------
Exmos Senhores,

Peço desculpa por vos interromper o imenso trabalho que deverão estar a ter neste momento tão solene e tão bonito, que é a presença em Portugal de uma das pessoas que mais ajuda os pobres, os desfavorecidos e claro está, os animais abandonados.

Chegou-me à caixa de email, um texto que me deixou deveras enjoado, mas que, e antes de divulgar pelos meus contactos de email, pelas redes sociais e até quem sabe pela comunicação social, não poderia deixar de vos questionar, já que, e sendo V.Exas pessoas de bem, sempre prontos a ajudar o próximo, com as esmolas que os crentes vos dão, e sempre prontos a apoiar as causas mais nobres, incluindo os animais abandonados (pelos crentes inclusivamente), não posso acreditar que tenham realizado tamanha atrocidade para com quem não tem culpa de existir.

Ora o texto reza o seguinte e passo a citar:

As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto. (em anexo)
Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e á chuva de Inverno, á chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço minimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...

Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou cologas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.

Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foiçes de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes estremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas.
Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Camara de Ourem tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.

Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.

A Camara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Camara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esqueçendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponivel para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autarquicas.

A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais dificeis de apanhar...

Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas à área verde que circunda o santuário.

Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Camara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.
Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais prepertados num local "sagrado".

Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.

Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensivel tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.

Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quizer mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.
Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:

249 539 600
Fim de citação!

Não posso acreditar que a igreja representada por V.Exas tenha estas atitudes para com os animais, especialmente quando pregam às crianças que devem ajudar os mais inocentes, os mais desfavorecidos. Especialmente quando nas missas imploram que os crentes vos ajudem. Não! A igreja não comete estes crimes, pois seria contra toda e qualquer leitura da biblia, seria desumano, por isso vos escrevo este email certo de que depois de o lerem irão apelar à Cãmara de Ourem que construa o canil com todas as condições, estouc erto que em todas as missas V.Exas irão apelar ao não abandono de animais e irão por certo apoiar as associações que ajudam os cães aí da vossa zona, com mantas, comida e medicamentos, tal e qual como fazem com as pessoas que aí vivem em condições de pobreza. Certo?

Podem até aproveitar a vinda do senhor, cujo nome não me recordo, e solicitar ajuda aos crentes, pois agora esmolas não devem faltar.

Obviamente que não vos vou ligar, pois como já referi, não quero interromper momento tão sublime, mas o que quero aqui expressar é a minha indignação por esta infâmia. Acredito que a igreja não faz nada destas coisas aos outros seres vivos. Não faz pois não?
Sendo assim, deixo-vos, com a esperança que estas noticias não venham mais a lume e que doravante V. Exas apoiem de uma forma mais visivel os cães, os gatos abandonados!
Só vos fica bem e vão ver que irão ter mais adeptos por esse portugal fora!
Claro que espero não vos ter que maçar mais com este assunto. Coisa que farei incessantemente, caso seja necessário...

Mário Vilar

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38