Recently in Turismo Category

Verão Total: Ourém & Fátima

| Sem Comentários
Verao Total.jpg
Férias de verão... Silly season e sem muito para se contar. É hora de estar virado para o mar, longe de televisões e de computadores. Mas para aqueles que, como eu, estão (para já) privados de tais luxos, fica mais um programa de verão da RTP dedicado ao nosso concelho - no caso, o programa de hoje 'Verão Total' da RTP, transmitido em directo a partir de Fátima e com presença de várias figuras do concelho (entre eles Paulo Fonseca). Destaque para a cobertura ao(s) Castelo(s) de Ourém e consequente história (breve) da antiga Vila Nova de Ourém, assim como para a Ucharia do Conde - espaço promovido pelo município de Ourém para promoção dos produtos gastronómicos do concelho. A mesa apresentada é de deixar água na boca. Referências - entre outras coisas - também ao vinho medieval e ao palhete (casta Fernão Pires e Trincadeira). Podem visualizar as três (!) partes do programa na página da RTP. Os destaques feitos em cima podem ser vistos na terceira parte do programa, tendo a referência ao Castelo começo aos 17 minutos e a Ucharia do Conde a partir dos 19 minutos.

Fátima Spa Club

| Sem Comentários

 Publicamos o Press Release enviado pelo Fátima Spa Club.


entrada-fsc.jpg

A aposta na qualidade de vida, é, cada vez, uma prioridade na vida de cada um. É nesta linha que nasce o complexo Fátima Spa Club, um projecto inovador que abriu este Verão e que irá colocar Fátima na rota do bem-estar.
Pensado para dar resposta à qualidade de vida de seniores, Fátima Spa Club é um empreendimento com valências distintas, entre residências e hotel, apostando principalmente, em soluções para seniores, entre estadias permanentes e temporárias, quartos individuais, duplos e apartamentos.

Segundo comunicado enviado:

Direcção da ACISO manifesta grande preocupação com a possibilidade da subida da Taxa do IVA aplicável à Actividade da Restauração e Bebidas

A confirmar-se uma subida da taxa IVA, aplicável ao sector da restauração e bebidas, dos actuais 13% para os 23%, isso significará, conforme refere Francisco Vieira, Presidente da Direcção da ACISO, um acréscimo significativo à, já de si, bastante difícil situação por que está a passar a maioria dos Empresários do Sector e que, cada vez mais, tem vindo a agravar-se dada a contínua retracção da procura que se tem vindo a assistir, em consequência da situação económica que estamos a atravessar.
E a situação é tanto mais grave e preocupante, do nosso ponto de vista, porquanto o Sector da Restauração e Bebidas representa, relativamente à Associação Empresarial Ourém-Fátima, cerca de 32 % dos nossos Associados, o que - e no limite - poderá levar a uma diminuição (ainda maior) dos nossos associados e a uma deterioração da base de sustentação financeira da Associação, que em resultado da situação por que está a atravessar igualmente o Sector do Comércio, já se vinha, a cada dia, tornando mais difícil, acrescenta Francisco Vieira.
Num cenário como esse - e que queremos acreditar que não se venha a concretizar - a consequência no Concelho de Ourém não será muito diferente do que se perspectiva poder vir a acontecer um pouco por todo o país e traduzir-se-ia, não temos a menor dúvida, ao encerramento (certo) de muitos Estabelecimentos e à destruição dos correspondente postos de trabalho, com o enorme custo social que essa situação poderá representar em relação a um Concelho cujo número de desempregados não pára de vir a aumentar, conclui Francisco Vieira.

Segundo comunicado enviado pela ACISO:

fatima.jpg

A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) irá, juntamente com alguns Operadores Hoteleiros e Turísticos locais, marcar presença na Feira das Américas (ABAV), que se realizará de 19 a 21 de Outubro, no Rio de Janeiro (Brasil), através de um Stand próprio (25 m2) exclusivamente vocacionado para a promoção de Fátima.
A ABAV é a maior e mais importante Feira de Turismo que se realiza na América do Sul e constitui uma oportunidade única para os diversos expositores presentes poderem contactar directamente com os principais Agentes e Promotores de viagens organizadas actualmente a operar no Brasil e em mais 50 outros Países.
O Stand que a Associação Empresarial de Ourém-Fátima idealizou e irá ter na ABAV é exclusivamente vocacionado para a promoção e divulgação de Fátima enquanto Cidade-Santuário e nessa relevante dimensão um dos principais locais de referência, existentes no mundo, ligados ao culto Mariano (Turismo Religioso). E irá ter como principal imagem e tema de fundo aquelas que, ainda são, as suas principais (mais conhecidas e mais marcantes) imagens distintivas: a basílica e a procissão das velas.
Para além da promoção genérica de Fátima, pretende-se que o Stand seja um novo ponto de partida para a captação de novos e, cada vez, mais visitantes para a região e possibilite, ainda, a realização efectiva de negócios entre os Operadores Locais - que nele se encontrarão presentes e representados - e os diversos agentes e representantes de agências de viagens brasileiras e estrangeiras com os quais venham a contactar.

O Dinossáurio Gigante da Europa | Acontece no Museu | MMO

| Sem Comentários
AconteceMuseuAgosto4.jpg-MEDIO.jpg
Mais informação no aqui.

Espuma verde invade São Pedro de Moel

| Sem Comentários
Notícias tristes da praia mais proxima de Ourém. Via RTP:

Umas Férias Diferentes...

| Sem Comentários
Canoagem 2007 045.jpg
A oferta de férias no concelho de Ourém começa a ser diversificada. Ainda bem, sobretudo para os Oureenses mais jovens!
Espreitando por aqui, se és amigo da natureza e gostas de desportos radicais, se tens o consentimento dos teus pais, e ainda, se tens mais de 10 anos e menos de 16 anos de idade, podes agarrar esta oportunidade, a decorrer entre o próximo dia 5 de Julho e o dia 9/7.

Imagem: in1.bp.blogspot.com

Coscuvilhando por aqui, e por ali, parece-me que o Agroal nesta época de férias e de ociosidade terá mais segurança e higiene. Será?...Outra coisa não se espera. Veremos!

Panorâmica

| Sem Comentários
Da nossa piscina infantil, as crianças Oureenses podem contemplar uma das jóias da coroa do Concelho de Ourém - os nossos "castelos". Será mais do que um convite para os pais relerem a história dos nossos antepassados e passa-lá as suas crianças. Deixo o desafio!...afinal férias é quebrar com as rotinas diárias?!
nos por ca 042.jpg

Mais notícias da abertura das Piscinas

| Sem Comentários
Na abertura das piscinas presidida pelo Presidente da Câmara Paulo Fonseca e pela restante equipa da Verourém, à qual o Edil de Ourém também preside, foi anunciado que o complexo das piscinas foi dotado com alguns melhoramentos, nomeadamente reparação da conduta de gás, aquisição de novo equipamento de medição e controlo de água, remoção das ilhas no interior da piscina exterior, colocação de secadores de cabelo, e diversas outras reparações, onde foi consumida uma verba total de 44.045 euros. Regista-se com agrado esta apresentação de contas!
Uma vista da piscina agora, sem as ilhas. Em nome da segurança dos utentes, que se por lá se banham, as ilhas ou vulgo "cogumelos, como muitos lhe chamavam, foram à vida. Ainda bem.
nos por ca 038.jpg

Piscinas Municipais

| Sem Comentários
A partir de hoje, os Oureenses podem desfrutar da época balnear cá dentro: abriram as piscinas exteriores da cidade de Ourém! Venham as férias e a canícula!
Epoca_Balnear_Piscinas_Ourem_2010.jpg

Feira Nacional de Agricultura

| Sem Comentários
campinos-em-baixa.jpg
Apesar de Ourém e de muitos Oureenses não "vestirem a pele" de ribatejanos, quase todos gostam da Feira Nacional de Agricultura. Todos os amantes do certame da capital do Ribatejo, Santarém, podem verificar aqui, como vai decorrer a Feira, também designada como Feira do Ribatejo. Começa amanhã!

Imagem in: savaterrafixe...
O Dia do Ambiente será celebrado no nosso Concelho, no próximo Sábado dia 5, no Parque Natureza do Agroal.

Do programa desta iniciativa ambiental destaca-se:
- 16h00: Concentração junto ao Parque Natureza - Agroal
- 16h30: Passeio pedestre (percurso de 2,5 kms) - Deve trazer roupa e calçado confortáveis, água e chapéu-de-sol
- 18h00: Colóquio sobre Biodiversidade com Raimundo Quintal do Parque Ecológico do Funchal - Madeira.
- 19h00: Lanche - Convívio.
- 20h00: Exibição audiovisual dos "Momentos Limpar Portugal - Ourém".

Ao longo do dia, em simultâneo com o programa, decorrerá uma panóplia de actividades tais como: exposições, ateliers infantis e outras actividades de animação. A todos os que participaram na operação "Limpar Portugal", serão entregues certificados de participação e ainda prémios para os "Pequenos Picassos".
.

Opinião de Maria do Céu Alves Romeiro, APAAF

| Sem Comentários
Texto e fotos de Maria do Céu Alves Romeiro, Presidente da APAAF, esclarecendo os facto recentemente divulgados aqui e aqui:

Sou Maria do Céu Alves Romeiro, presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima APAAF, nascemos o ano passado em Setembro de 2009, como uma associação legal, somos um grupo de pessoas, algumas das quais existem à cerca de 10 anos nesta luta de alimentar, tratar e dar para doação animais que as pessoas teimam em abandonar em Fátima.

Acerca de 4 anos que luto para que Ourém tenha um canil/gatil.

Na altura nem era para a associação, que não existia, mas sim , para substituir aquela vergonha a que chamam de canil Municipal de Ourém.

Era-me sempre dito que iria existir um canil muito em breve e quando dei por ela já tinham passado 4 anos.

O ano passado comecei a ter reuniões com CM Ourém para ,num trabalho conjunto, finalmente, a construção de um canil/gatil , seria uma reconstrução , pois iríamos aproveitar o que já existia nas antigas instalações da ETAR de Fátima iríamos concorrer com a ajuda da CM Ourém , ao PRODER, fundos comunitários Europeus e parecia que tudo estava a correr muito bem.

Vieram as eleições e tudo voltou à estaca zero. Não quero com isto dizer que não fui bem recebida quer pelo antigo vereador do ambiente Dr. João Ramos quer pelo actual Dr. José Alho., mas, avanços não existem nenhuns.

Paralelamente encetei também reuniões com o antigo reitor do santuário Dr. Luciano Guerra e presentemente com o novo Reitor D. Virgílio e das quais surgiu a promessa de um subsidio a combinar para a APAAF e a promessa de poderem emprestar o auditório João Paulo II para se fazer um espectáculo para angariar fundos para a Associação, em data a combinar e que não interferisse com o natural funcionamento do Santuário ou seja espectáculos que estariam já marcados.

Até parece tudo muito bem, mas eu fui fazendo avisos do que se estava a passar no Santuário relativo aos maus tratos aos animais, o Dr. Luciano ficou muito chocado e foi dizendo que não era verdade mas que iria averiguar e tomaria as previdências necessárias. Mas, nada disso se passou pois os maus tratos continuaram , eu tinha indicado nomes e eles continuavam a trabalhar no mesmo sítio , nada tinha mudado.

Por tudo isto eu decidi, dar a cara e apresentar as fotos na denúncia que faço de que no santuário de Fátima se maltratam os animais, que há pessoas que parecem ter um prazer imenso em maltratar quem não se pode defender e não tem culpa nenhuma.

CHEGA!!!! , são 10 anos de lutas constantes para defender os canitos....eles além de merecerem é um direito que lhes assiste vem na Constituição.

A Associação nasceu para resolver problemas e não para criá-los. Embora as fotos tenham a data de 2007, por ignorância de quem a tinha comprado nesse ano, nunca foi mudada e os acontecimentos tiveram lugar no ano de 2008 mas, nem sequer isso é importante, pois o que interessa é a veracidade dos factos e que são reais são. A quem quiser e puser em dúvidas, eu posso mostrar o local onde as fotos foram tiradas, não vou dizer aqui qual é o local pois provavelmente arrancariam a escadaria e as árvores só para dizerem que não foi ali, como fizeram com a jaula que esteve tantos anos no mesmo sítio e agora desapareceu....Mas, o que aconteceu de melhor nisto tudo é que pela primeira vez o Santuário e a Câmara Municipal de Ourém estão a olhar para este problema de uma maneira diferente. E se realmente como eles diziam E PASSO A CITAR " era invenção de uma ou duas pessoas....", agora remetem-se ao silêncio e até hoje ninguém veio falar comigo.

Eu tenho 50 anos não sou nenhuma criança, não gosto de brincar com coisas sérias e para quem queira ser honesto e eu acredito que há pessoas assim, há anos que se sabe que no santuário se maltratam animais. Nunca disse que acreditava que fossem ordens do Sr. Reitor, mas que ele tem pessoas ao seu serviço muito cruéis Ai isso tem!.

Agora uma coisa que me parece muito importante, as fotografias que eu apresento, foram tiradas em meados do ano de 2008, E o meu amigo que as tirou, alimenta cães e gatos que deambulavam nesse parque, foi várias vezes ameaçado pelos guardas do Santuário que um dia chegava e não apanharia nenhum lá e assim aconteceu. Reza a história que a pessoa responsável pelo ambiente, no santuário de Fátima, tinha um veneno que não deixaria traço no caso de serem os animais autopsiados e era bastante eficaz. E foi, foram vários animais mortos entre cães , pássaros e coelhos.

Há uma foto que enviei na minha primeira denúncia, que quero que fique bem esclarecida, pois houve pessoas que a puseram em causa, a foto onde está o guarda do santuário com uma corda branca atada a uma cadela, no momento ele está parado mas, quem tiver uma boa visão vê que a cadela é preta e está meia branca nas costas pois ela vinha a ser arrastada e ele parou porque viu o meu amigo a tirar a foto e virou a cara ao lado....e ainda começou a fazer ameaças não lhe valeu de nada pois a foto saiu na mesma.

As fotos que eu envio hoje:

1ª São de um objecto que é utilizado para podar oliveiras e que foi várias vezes utilizado por um dos guardas do santuário, para apanhar cães, os que tinham mais sorte fugiam só com um golpe na coxa, como aconteceu com um dos meus e outros , alguns de quem cuidei. Foi-me dito por alguns guardas do santuário e colegas desse senhor , o que ele fazia e a alguns quando os conseguia apanhar era partindo-lhe as patas com este instrumento para que eles não pudessem fugir e ainda ria por cima como quem diz "apanhei-te". O que revoltava os colegas e por isso alguns deles levavam-nos para casa e arranjavam donos para eles.

Tenho pena que haja muito medo da parte de algumas pessoas, medo por retaliações que possam pôr em risco os seus empregos mas eu contra isto não posso fazer nada, consegui que me dissessem onde estava e fui lá buscá-la e tenho-a comigo, falei nisso ao antigo reitor do Santuário que não deu muita importância ao caso....A minha denúncia é como disse mais atrás para resolver problemas e não criá-los.

2ª e 3ª Fotos dos animais a monte dentro da tal jaula e ao sol com árvores ao lado mas a caridade não mora ali, que não existe mais, misteriosamente desaparecida, sem água e sem alimentos, também onde é que havia espaço ? Cheguei algumas vezes a ir libertá-los eu e mais alguns amigos....pois como se vê na foto ainda não existia o muro que depois foi construído . Para quem duvida reparar nas caravanas que se vêem ao longe , hoje se forem lá o parque é o mesmo , continuam a existir as caravanas só que agora depois do muro....

Os coelhitos que também gostavam de aparecer e cujo destino foi igual aos outros todos.

E a que me faz mais doer uma cadelinha que alimentava algumas vezes e que era o mimo de um dos meus amigos que também alimenta animais de rua, que se vê linda gorda e feliz com a sua coleirinha a dizer que era amada e tinha dono e depois de ter comido essa comida maldita envenenada e surge fotografada depois de morta....Só quem os ama pode compreender a nossa dor....:O((

Friso mais uma vez que não estou para brincadeiras e muito menos para mentiras....Já sou muito crescidinha para isso.... É tempo de se acabar com isto e de nos voltarmos para um futuro mais risonho para os animais e acabar com este péssimo cartão de visita que é o caso dos animais abandonados em Fátima e seus maus tratos. É interesse de todos levar isto a bom porto, dos hotéis que se queixam do barulho e depois dão restos de comida que os estrangeiros na sua inocência alimentam os animais em pleno santuário com alguns a ter um triste fim.

Outros estrangeiros e peregrinos a irem ao Posto de Turismo com animais que querem que sejam recolhidos , muitas vezes a única solução encontrada foi ser chamada a "União Zoófila Fiéis Amigos de Leiria" , da qual eu sou secretária, para serem levados para Leiria.

A GNR que agora depois de conversarmos com eles , me ligam telefonicamente para me dar parte de alguns animais que são entregues por pessoas e que depois seguem para o canil, eu ao tomar conhecimento posso tomar medidas para que aquele canito não seja abatido ou para dizer que conheço o dono e posteriormente ir buscá-lo, como já aconteceu comigo enquanto dona.

Em relação à GNR tenho a louvar os seus serviços para com a APAAF e só lamento que a Sepna não esteja sediada em Fátima.

Minhas amigas e meus amigos é esta a realidade e agora cabe a todos nós que abraçamos esta causa fazer alguma coisa para que isto nunca mais volte a acontecer.

Para que a APAAF possa ter ajudas para criar instalações condignas para todos os canitos que delas necessitarem com um programa de castrações e esterilizações que deveria ser obrigatório na CM Ourém e para que casos como este cessem de acontecer.

OBRIGADA Tiago pela oportunidade de pôr o meu coração ao largo e poder dar a entender que nós APAAF não estamos aqui para criar problemas e sim queremos fazer parte da sua resolução doa a quem doer e a Nós dói-nos muitíssimo.

Obrigada a todos quanto nos têm apoiado e só vos peço que não desistam pois NÓS não vamos desistir NUNCA e continuem a reenviar-nos para onde achem que nos possam ajudar televisões, jornais, associações, toda e qualquer instituição cujo o interesse seja ajudar os canitos :O))

BEM HAJAM A TODOS DO FUNDO DO NOSSO CORAÇÃO É BOM SABER QUE NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHOS.

Bjinhos Céu Romeiro APAAF

DSCI1889.JPG


DSCI1890.JPG

c1.jpg

c2.jpg

c2_5.jpg

c4.jpg

c5.jpg

Evento

| Sem Comentários
São muitas e variadas as associações que proliferam pelo Concelho e, quase todas cheias de vitalidade. Caso para dizer que os Oureenses acreditam na força do associativismo, como pólos dinamizadores de carácter cultural e desportivo. Ainda bem! Parabéns à Associação de Caçadores de Freixianda, pela iniciativa.
III Exp.jpg

galera do revolução jesus

| Sem Comentários
Finalmente a juventude do concelho tem razões para para se sentir orgulhosa. Agora temos a primeira  cristoteca em portugal. É isso mesmo, a primeira c-r-i-s-t-o-t-e-c-a!!!... Faltam-me palavras para descrever a emoção que sinto.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38