salubridade, contas e acessibilidade económica ao serviço de saneamento de águas residuais

| Sem Comentários
Considerando a informação constante na proposta do programa de concurso público para a concessão do serviço de saneamento de águas residuais do município de ourém e no caderno de encargos associado, é possível ensaiar cenários sobre o custo a suportar com tal serviço pelos oureenses caso se concretize a concessão do mesmo nos termos propostos pela maioria na câmara municipal.
Os três casos seguintes foram inspirados em casos reais cujos consumos médios mensais respectivos correspondem àqueles que foram considerados.
Um agregado familiar, constituído por até quatro membros e com rendimento bruto per capita para efeitos de irs superior a 195,40€, com consumo mensal de 10 m³ de água, em 2013 terá de pagar aproximadamente mais 40% do que paga este ano pelo mesmo. Em 2022, isto é, daqui a dez anos, poderá ter de pagar mais de 180% do que paga actualmente. Quanto ao custo médio a pagar por m³ de saneamento facturado, daqui a uma década o aumento para esse mesmo agregado familiar poderá rondar 215%.
Uma instituição sem fins lucrativos com consumo mensal de 140 m³ de água, em 2013 terá de pagar aproximadamente mais 240% do que paga este ano pelo mesmo. Em 2022, isto é, daqui a dez anos, poderá ter de pagar mais de 585% do que paga actualmente. Quanto ao custo médio a pagar por m³ de saneamento facturado, daqui a uma década o aumento para essa mesma instituição sem fins lucrativos poderá rondar 660%.
Um restaurante com consumo mensal de 55 m³ de água, em 2013 terá de pagar aproximadamente mais 150% do que paga este ano pelo mesmo. Em 2022, isto é, daqui a dez anos, poderá ter de pagar mais de 410% do que paga actualmente. Quanto ao custo médio a pagar por m³ de saneamento facturado, daqui a uma década o aumento para esse mesmo restaurante poderá cifrar-se em 470%.
Atenção. Os aumentos referidos não têm em conta a variação anual regular do valor das tarifas, nomeadamente por efeito da inflação. Ou seja, os valores mencionados devem ser entendidos sob a forma de preços constantes.
Perante isto, não é estranho que, sobre este assunto, os custos a suportar provavelmente pelos oureenses nunca tenham sido considerados ou referidos seja na documentação preparatória conhecida, seja nas diversas apresentações promovidas pelo pessoal eleito pelo ps para a câmara municipal?

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38