Declaração Politica dos Vereadores do P.S.D da reunião de Câmara

| Sem Comentários
Recebemos da parte da Vereação do P.S.D. uma Declaração Politica sobre os números apresentados pela auditoria da Delloitte e pelo contraditório efectuado pelos serviços da Câmara. Nas palavras de Luís Albuquerque, após a leitura desta declaração, o Sr Presidente da Câmara exaltou-se e descontrolou-se, chamando-me mentiroso por diversas vezes, tendo eu respondido que não lhe admitia este tipo de conversa e de atitude tendo de seguida abandonado a sala, o qual fui seguido pelos restantes Vereadores do P.S.D.

Segue a declaração:

Após muita insistência por parte dos Vereadores do P.S.D., e após mais um requerimento apresentado na reunião de Câmara de 16 de Novembro de corrente ano, é-nos finalmente facultado o contraditório efectuado pelos serviços da Câmara Municipal à auditoria encomendada à Delloitte.

O contraditório que agora nos é apresentado, e que tantas vezes foi por nós solicitado, e que deveria ter sido efectuado logo após a entrega do trabalho por parte da dita empresa, só vem confirmar as nossas suspeitas, pois demonstra a ineficácia do trabalho apresentado pela Delloitte, tal a discrepância existente entre os dois trabalhos, e por consequência a inutilidade da despesa efectuada, que recorde-se foi de 90.000,00 (Noventa Mil Euros).

Para que não restem dúvidas e para que o povo de Ourém seja definitivamente esclarecido, e seja conhecedor da verdadeira realidade das contas do Município à data de 31 de Outubro de 2009, vamos de seguida indicar os resultados apurados.

Assim, o passivo financeiro da Câmara Municipal na referida data era de 37.318.597,95 (Trinta Sete Milhões Trezentos e Dezoito Mil Quinhentos e Noventa e Sete Euros e Noventa Cinco Cêntimos), onde já estão incluídos as tão badaladas despesas efectuadas sem a devida cabimentação.

No entanto a abater a este valor temos o Activo Financeiro que são valores que o Município tem a receber de Terceiros e que segundo a Delloitte, totalizam 5.622.524,00 (Cinco Milhões Seiscentos Vinte Dois Mil Quinhentos e Vinte e Quatro Euros) e os saldos de Caixa e de Depósitos à Ordem que totalizavam 1.748.041,00 (Um Milhão Setecentos e Quarenta Oito Mil Quarenta Um Euros).

Fica assim demonstrado que o endividamento líquido da Câmara Municipal em 31 de Outubro de 2009 era de 29.948.032,95 (Vinte e Nove Milhões Novecentos e Quarenta e Oito Mil Trinta Dois Euros e Noventa Cinco Cêntimos).

No trabalho apresentado pelos serviços da Câmara é efectuado um levantamento exaustivo dos compromissos existentes para exercícios futuros e que totalizam 13.365.996,11 (Treze Milhões Trezentos e Sessenta Cinco Mil Novecentos e Noventa e Seis Euros e Onze cêntimos).

Não nos podemos esquecer de que parte destes compromissos tem a correspondente receita, nomeadamente os respeitantes aos Centros Escolares e às actividades de enriquecimento curricular. Estimamos que as receitas correspondentes a estes compromissos se cifrem em cerca de 4.000.000,00 (Quatro Milhões de Euros), pelo que o total líquido de compromissos assumidos para exercícios futuros será de aproximadamente 9.300.000,00 (Nove Milhões e Trezentos Mil Euros).

Face ao exposto, fica demonstrado que as reiteradas afirmações publicas do Sr. Presidente da Câmara de que a divida da Câmara Municipal era superior a 50.000.000,00 (Cinquenta Milhões de Euros) não eram verdadeiras, pelo que está na altura de começar a cumprir com as promessas que efectuou ao povo de Ourém, deixando de uma vez por todas de se desculpar com a herança que recebeu do executivo anterior, pois a população que o elegeu anseia pela realização das mesmas.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38