adenda a sinais, vii

| Sem Comentários
Nazareno do Carmo, o vereador da câmara municipal de Ourém com o pelouro «Fátima», foi entrevistado pelo Notícias de Fátima (n.º 484, 20.novembro.2009, pp. 4-6). Da entrevista merecem destaque as passagens seguintes:
"Por um lado, é preciso criar a aproximação de Fátima com Ourém para podermos ter estabilidade e complementaridade entre as duas cidades, para podermos ter um bom clima de vizinhança e todas as condições para que amanhã possamos ser dois concelhos vizinhos, amigos e complementares. Por outro lado, temos que ir tentando movimentar para Fátima infra-estruturas e competências que amanhã nos possam permitir uma libertação efectiva" (ibidem, p. 5).
"Fátima, pelas suas características, ou precisa de ser sede de concelho ou precisa que Ourém crie uma infra-estrutura idêntica para Fátima, no mesmo concelho. Nós precisamos de ter alguma autonomia, até para podermos libertar a Câmara de Ourém para as suas tarefas que têm a ver com o resto do concelho que é muito diferente de Fátima, que é muito mais rural e, portanto, nós temos que tentar criar condições diferentes para duas regiões diferentes, embora elas, em termos de concelho, possam estar ligadas" (ibidem, p. 5).
O enunciado político é claro: há uma estratégia de destaque de Fátima do conjunto do município de Ourém, estratégia montada e para a ser seguida a partir da câmara municipal de Ourém. Ora desta estratégia não vem necessariamente mal. O mal vem da não compensação desta estratégia com uma estratégia com igual intensidade para as freguesias e os lugares restantes do município. Ou seja, o discurso é bonito - «é preciso criar a aproximação de Fátima com Ourém» e «libertar a câmara [municipal] de Ourém para as suas tarefas que têm a ver com o resto do concelho» -, mas a prática política tem como objectivo contribuir para a autonomia de Fátima, não pela secessão administrativa imediata, mas pela criação de condições para essa secessão. O que, como é óbvio, significa investir extraordinariamente e em grosso atenção, cuidados e fundos em Fátima, atenção, cuidados e fundos que, porque escassos, não serão investidos em outras freguesias ou lugares, já muito mais carenciados de oportunidades de desenvolvimento do que as cidades de Fátima e Ourém.

Da mesma entrevista merece destaque ainda a passagem seguinte:
"O pelouro de Fátima é um pelouro que vai ser movimentado por um staff de pessoas de Fátima e pelo qual passarão todas as intervenções que têm a ver com Fátima. O pelouro de Fátima vai ter que se pronunciar sempre em todas as deliberações que tenham a ver com a cidade de Fátima (...). É um pelouro que vai trabalhar em todas as frentes. É óbvio, que eu nunca trairia os fatimenses e se aceito a troca da vice presidência pelo pelouro de Fátima, é porque entendo que eles em simultâneo são incompatíveis e que a troca é altamente favorável a Fátima, a todos os níveis. Se assim não for, será um equívoco" (ibidem, p. 4).
Estas palavras resumem e confirmam os motivos para preocupação enunciados antes. Sobre a assunção segundo a qual o pelouro «Fátima» "é um pelouro que vai ser movimentado por um staff de pessoas de Fátima" e a referência à «vantagem» da «aceitação» da "troca da vice presidência pelo pelouro de Fátima" é para mais do que preocupar. Uma e outra valem por, a cru, mostrarem o que é e para que é politicamente o pelouro «Fátima».

Coda. Nenhuma objecção há quanto aos fatimenses desejarem e lutarem pela criação do município de Fátima. É um direito que lhes assiste. E nenhuma objecção há a que órgãos municipais viabilizem tais desejo e luta. Mas o município de Ourém não é município só ou sobretudo para Fátima, menos ainda para o município de Fátima. Pelo que é conveniente que não haja a ilusão de ser possível criar o município de Fátima a expensas sobretudo do esforço e da contribuição do município de Ourém. E, mais importante, que não seja prosseguida uma política de base local que, para suportar a criação do município de Fátima, permita acentuar as assimetrias existentes no município de Ourém e que há muito não têm resposta adequada.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38