Plano de desenvestimentos da Veolia

| 6 Comentários

Onde param os 7,5 milhões de Euros?

Nada disto é novo. Seguem-se os próximos capítulos. Sobre a questão dos supostos "investimentos" da Veolia em Ourém, recebemos a seguinte informação do vereador José Alho:

Declaração:

Perante a situação de vergonhoso incumprimento do Plano de Investimentos da Veolia decorrentes das obrigações da respectiva concessão registamos a nossa profunda e indignada preocupação!!! Nesta circunstância solicitamos que os serviços da Câmara Municipal proponham as medidas a tomar, equacionando a própria rescisão do contrato caso existam fundamentos técnico-juridicos que sustentem aquilo que para todos nós é evidente!

Ourém, 04 de Agosto de 2008
Os vereadores (PS)"

Convém lembrar que a subida dos tarifários nos primeiros anos pretendia equilibrar o esforço de investimento extraordinário que a concessionária teria de fazer nestes primeiros anos. De uma forma muito linear podemos concluir que o excedente de receita que foi cobrado aos munícipes com esse objectivo não foram aplicados e por isso alguém está a tirar disso mais valia ilegitima : a empresa arrecadou e não gastou!!!

Também publicamos a Informação Interna da CMO nº 877, documento que serviu de base de análise desta situação. Reparem bem no quadro do Anexo E-1, bem como o que está comentado pelo autor:

"Segundo os valores constantes do Anexo E-1 do contrato de concessão e tendo em conta a quase inexistência de investimento nos anos de 2005 e 2006, no início de 2007 estava por investir o montante de 7.527.577 Euros.

Do valor proposto para 2007, a concessionária investiu 1.258.701 Euros, transitando para o ano de 2008 o valor de 6.411.321 Euros, devidamente revisto com base no IPC.

Tendo em conta que no Anexo E-1 do contrato de concessão, não existe um valor a investir no ano de 2008, mas sim um valor a investir entre 2008-2027, pode considerar-se que a concessionária em 2008 deveria investir o valor previsto e não realizado nos anos anteriores, os já referidos 6.411.321 Euros.

No plano de investimentos de 2008, a concessionária propôs investir um total de 5.917.934,00 Euros, de acordo com o planeamento apresentado, propondo a realização de obras essenciais para a pretendida melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água."

Read this document on Scribd: Investimentos Veolia em Ourém

6 Comentários

como se por si só, esta triste situação não fosse demasiado grave, há outra notícia que vem trazer ainda mais desconfiança em torno das águas de Ourém.

Que vergonha!!!!!
Sectores estratégicos nas mãos de "estrategas"...
Mas a culpa não é deles....é de quem permitiu a privatização deste tão precioso bem que é a água, num completo desrespeito pelo bem estar público, pelos princípios fundamentais de todos nós.
Porquê a privatização das águas? Apenas para fugir a responsabilidades...ao trabalho? A Câmara Municipal perdeu uma óptima oportunidade para demonstrar capacidade de gestão ao privatizar as águas. E se dava assim tanto prejuízo...porque dá agora tanto lucro? Tanto carro novo na Veólia, tanta arrogância no trato e nos valores cobrados, tanta facilidade em conseguir levar avante as propostas de novas taxas nas Assembleias Municipais...anda por gente a beber água...
A Câmara bem podia ter criado uma Empresa Municipal para gerir as águas... isso sim, trabalho verdadeiro que poderia ser proveitoso para todos nós....em vez de se andar para aí a inventar trabalho com Piscinas, Cine Teatros, etc...
Ah, é verdade, agora compreendo o porquê de um orçamento de mais de 2000 (dois mil) euros para um ramal de trinta e poucos metros em zona urbana.

Falava eu com determinado Empresário de Fátima, que descontraidamente e acreditando no desprendimento cívico do seu interlocutor me dizia:

"Sabe, quando foi feito o Edifício Anjo de Portugal, como agradecimento pelo Licenciamento foi dado uma loja a um Vereador da Câmara Municipal de Ourém.
Loja que mais tarde convertida em Ervanária"
Eu próprio há já alguns anos, quando era para fazer um Condomínio Privado aqui em Fátima, como agradecimento pelo Diferimento da Licencia lhe iria dar uma habitação lá.
Não se concretizou o Empreendimento, porque acabei por investir noutro local, mas é assim, temos que ser uns para os outros"

Pois, pois é, tem razão, respondi.

Afinal, é justo um Autarca receber prémios.
Coitados, têm poucas regalias.

Só um Ordenado Mínimo, despesas e uma viatura de alguns deles teimam em usar fora do horário de expediente.


Mal vai Ourém, mas há muitos que lá vão bem.

Estou indignado mas não surpreso.
Embora haja surpresos que na verdade choram em cima da campa da sogra como diziam os gregos.
Quem votou a favor da entrega da água à CGE e quem votou contra?
Que governo começou a privatizar as Águas de Portugal e qual se prepara para privatizar a água em alta?
Quem no Alentejo se recusa a integrar serviços intermunicipais e segue a senda da privatização?

Sabeis quem são eles?

P.S. e um só exemplo onde a água esteja privatizada com beneficios para o consumidor? (peço um só, podem usar o globlo que a Veolia está em todo o mundo)

Os tribunais e tb as pessoas

Outro dia li por aqui que os senhores da câmara aprovam projectos em troca de favores ($$$$$$) para o clube de Futebol de Fátima. Pois tive um destes dias a confirmação, o Luís Albuquerque reuniu com os instaladores do super mercado ALDI que vai nascer junto ao modelo, e somente pediu em troca do licenciamento umas massas pro clube.
Entretanto sabe-se que a câmara já licenciou o edifício e pediu umas coisitas em troca pra cidade, mas fontes próximas tb sabem que esses pedidos se não forem atendidos não faz mal, o dinheiro pro clube afinal é o que conta.
VERGONHA!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38