A desertificação do interior e regionalização

| 14 Comentários
O «Fórum da TSF» de hoje debate o problema da desertificação do interior do país. As conclusões, embora desagradáveis, não se podem considerar surpreendentes: interior desertificado, concentração da população nas cidades do litoral, com macrocefalia galopante de Lisboa. As razões são, também, óbvias: as pessoas e as famílias estão onde existem emprego e melhores condições de vida, o emprego surge onde estão as empresas, estas fixam-se nos locais com melhores infra-estruturas e mais desenvolvimento, que, por sua vez, se localizam inevitavelmente nos centros de decisão política e administrativa. Consequentemente, sair disto não exige grande imaginação e existem por essa Europa fora inúmeros exemplos que evidenciam bons modelos de desenvolvimento: é necessário que o Estado central transfira parte dos seus poderes de decisão para as várias partes do território nacional, para instituições com soberania própria e legitimidade democrática, isto é, que se regionalize. De facto, mais importante do que discutir o mapa geográfico de uma futura regionalização, torna-se necessário debater o seu mapa de competências.

Via Blasfémias.
Nota: sou a favor da regionalização.

14 Comentários

Nã acredito.
O Estado transfere esses poderes todos e depois o que acontece é que vão ser as benesses repartidas através de mafias locais.
Um desgraçado que tenha o azar de ser de um partido diferente do governo local nunca mais consegue fazer algo na vida.
O que a regionalização vai fazer é criar seis ou sete paizinhos com todos os vicios que já conhecemos, guerrazinhas com os vizinhas, coutadas de partidos, etc. etc.
Prefiro o poder central, mais impessoal...

ai sim? e exemplos onde tenha acontecido isso? e um poder central e impessoal, que na~o tem que prestar contas a ningue'm e' que e' bom.

fred (e outros crista~os-novos): onde e' que estavam em 1998?

Pfig,
mantenho que isso não me parece solução já que os vícios tenderão a multiplicar-se pelo número de regiões e a expandir-se, por exemplo, nas contratações.
Antes, é preciso uma revolução cultural!
Viva o homem novo!

profeta, embora continue sem apresentar um u'nico exemplo, vamos admitir que o que diz acontece de facto.

e' melhor ser algue'm pro'ximo 'a regia~o, que toda a gente conhece (e pode na~o eleger a seguir), obrigado a prestar contas regularmente aos cidada~os ou um burocrata ano'nimo em lisboa?

O mundo do pfig é idílico.
Só assim se compreende que ele acredita na defesa que faz da regionalização.
Para o Profeta as coisas não são bem assim. Se Governo Central e Governos LOcais têm demonstrado total sintonia com corrupção, compadrio, facilitismo,etc., etc. etc., por que deverá ser diferente uma estrutura tipo Governo Regional, com mais alguns poderes descentralizados, que possivelmente encontra a sua melhor expressão no sR. jARDIM? Será uma forma de lichar mais eficazmente os que são do contra e assim são melhor conhecidos?
Pfig, pode ser o melhor dos mundos, mas só depois de as pessoas mudarem... com estas, não!

que governos locais???

e noto que continua a atirar areia para o ar, mas exemplos e mesmo uma opinia~o sobre um poli'tico conhecido localmente e a prestar contas vs. um poli'tico ano'nimo em lisboa, nada.

O Profeta não atira areia para o ar.
Pelo contrário. O Profeta nota que toda a governação em Portugal é comandada pela mentira, pela corrupção, pelo favorecimento, pelo clientelismo.
Pfig, o problema é só este: não vale a pena criar seis ou sete regiões com esta gente. Sairá mais caro. Diz que nas próximas eleições os pode tirar... é o que se vê com Jardim, com Felgueiras, com Isaltino, com CAtarino, com Avelino e outras aves terminadas em INO.
Portanto, o problema não é a diferença entre estes e um burocrata em LIsboa. A diferença é que assim só sustento um em vez da pandilha toda.
Bom fds

concordo inteiramente com o Profeta,ja existe casos desses e um deles e na freguesia das Matas
a descriminacao e intimidacao politica e tanta que a grande % de votantes nao se podem expressar com medo as represalias dos seus dirigentes,

Quem comente, que saiba o que está a comentar. Espanha está regionalizada e regista a melhor performance económica e social da UE, se bem que o tamanho de Portugal não evidencie uma necessidade extrema de regionalizar, criando tudo o que são os Governos regionais, à semelhança do país vizinho. Necessita-se, isso sim, de uma divisão administrativa menos centralizada e mais delegativa, com legitimidade democrática e regionalista, mas sem capacidade legislativa. APENAS capacidades ADMINISTRATIVAS em variados aspectos: educação, saúde (não todos os domínios), finanças e impostos (não todos), economia, indústria, ambiente, cultura, entre outros.

Quem em juizo perfeito compara o nivel de vida portugues com o espanhol? nos quer aceitamos ou nao ainda existe uma % elevada de empregados na cidade que para poderem pagar o emprestimo da habitacao veem-se obrigados a trabalhar na agricultura local nas horas vagas.Pobres de aqueles que sao obrigados a ir viver para um meio urbano por causa da regionalizacao..

Não entendem que assim terão de desembolsar mais impostos???????????? portugal é um dente de espanha!!!!!!!!!

Absolutamente, a regionalizacao e so para encher os bolsos do governo central, ja alguem se lembrou de fazer uma comparacao com a Suica?
porque que la se estar a praticar completamente o contrario? o governo Helvetico esta a promover a descentralizacao, esta a tentar evitar o problema existente na maioria das grandes cidades no mundo que e o trafego automovel e a sua poluicao que e uma verdadeira ameaca a saude dos seus habitantes
mas claro isto nao interessa aos governantes
Aqui em Ourem a resposta se sua excelencia Sr Presidente Catarino seria como de costume "meu amigo la e la e aqui mando mando eu..." nao me venha ca com essas historias de PS

Mas que grande confusão que para aqui vai. Para mim, só faz sentido uma regionalização que dê autonomia fiscal às regiões e poder local. E por aqui me fico, por agora.

So umas perguntas:
1. Esse interior de Portugal nao tem como desenvolver o seu potencial idilico para turismo cultural/ gastronomico?
2. Com tantos portugueses pelo mundo a fora a querer voltar para a terrinha, nao tem como incentiva-los a recolonizar o interior?
3. Com o progresso da tecnologia nao tem como abrir parques de escritorios para aqueles que trabalham pela internet ou pelo telefone? Se americamos teem centros de atendimento na India!!! para atnder chamadas de americanos dentro dos estados unidos, porque nao centros de atendimento no interior para atender clientes no litoral?
4. E que tal uns incentivos para quem trabalha de casa? artistas/ pessoas que trabalham pela internet/ etc (por exemplo, alojamento: o que fazem das casas todas que ficam vazias quando os donos se mudam para o litoral???

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38