Luandino recusa Prémio Camões

| 2 Comentários

A decisão, lacónica, foi comunicada via Ministério da Cultura. José Luandino Vieira, o escritor angolano de 71 anos escolhido para receber a edição de 2006 do Prémio Camões, optou por não aceitar o galardão no valor de 100 mil euros, evocando, para isso, "razões pessoais, íntimas".

É a primeira vez que um premiado recusa receber aquela que é a maior distinção das letras em língua portuguesa. Desde a passada sexta-feira, 19, dia em que o seu nome foi anunciado para suceder ao da brasileira Lygia Fagundes Telles (Camões/ 2005), que Luandino Vieira se refugiou no silêncio. Ontem de manhã ligou ao editor. "Telefonou-me a dizer que não ia aceitar o prémio por razões pessoais", declarou Zeferino Coelho ao DN, adiantando que ainda teve tempo para "lhe dar um abraço" a felicitá-lo pelo que considera ter sido um "justo reconhecimento". Foi a primeira vez que falaram desde a atribuição do prémio. "Respeito a decisão", limitou-se a dizer o editor que já anunciou para este ano um novo título de Luandino: O Livro dos Rios.

Via DN.

2 Comentários

Apenas uma oequena correcção: não é, de facto, a primeira vez que o prémio é recusado. Também Herberto Helder o recusou há já uns anos

correcção de correcção. em 1994 Herberto Helder recusou o prémio pessoa, não o prémio camões.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38