Polémica na Escola da Amieira

| 5 Comentários | No TrackBacks

Recebemos o seguinte comunicado da Associação "Escola da Amieira":

Graves provocações e humilhações dirigidas pelos caçadores de Urqueira à população da Amieira na sua antiga escola

No dia 6 de Fevereiro de 2005 cerca das 08:00 ocorreram os seguintes factos:

Aproveitando a realização da concentração para a batida de caça às raposas, pela direcção dos caçadores de Urqueira, um grupo representativo de Amieirenses, reuniu-se, antes da chegada dos caçadores, para uma visita à escola que tinham frequentado e onde estão parte das alegrias e saberes compartilhados no passado de todos.

À chegada dos caçadores, todos os Amieirenses presentes se encontravam em plena confraternização, pacificamente e com urbanidade, recordando os tempos e experiências ali vividas.

Surgiram então caçadores, que com arrogância, se auto-afirmaram donos e senhores daquele espaço público, utilizando provocações, procurando o confronto com a população ali presente, proferindo termos ofensivos e injuriosos.

Os Amieirenses foram impedidos de entrar no edifício da escola que frequentaram. O presidente dos caçadores, alertado para o sucedido pelo presidente da Associação Cultural da Amieira, nada fez.


A Associação Cultural “Escola da Amieira” manifesta publicamente o seu repúdio pelos factos, os quais indignaram e ofenderam profundamente a população do lugar.

A Associação, tinha solicitado por carta enviada em 1 de Fevereiro ao presidente dos caçadores de Urqueira, para que o ocorrido a 30 de Janeiro dentro do edifício, não se voltasse a repetir, por considerar que o que lá foi visto, punha em causa a dignidade e o fim para o qual aquele imóvel foi construído.

A Associação Cultural “Escola da Amieira” apelou na carta, à auto-reflexão e bom senso dos caçadores, sensibilizando-os para locais próprios e mais adequados para os actos que o grupo de caçadores pratica ou pretende vir a praticar.

Foram ainda, os caçadores informados dos sentimentos e ligações que os Amieirenses têm com a sua antiga escola.

A ocupação do local emblemático dos Amieirenses, pelos caçadores irá ser sempre um elemento de desestabilização e perturbação no bom relacionamento, na boa convivência e urbanidade que pretendíamos que não deixasse de existir.


A Associação Cultural “Escola da Amieira” continua a interroga-se sobre a negligência do Sr. Presidente da Junta de Urqueira, que continua a não dar resposta ao que lhe foi pedido (reunião) no dia 30 de Dezembro de 2004.


A Direcção
07Fev2005

WWW.AMIEIRA.NET

Tel. 916312321

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/512

5 Comentários

Realmente é com muita apreensão, que verifico os efeitos da globalização na nossa terra, ou seja o económico sobrepor-se ao social.
Com respeito para com o grémio dos caçadores, dentro do qual tenho alguns amigos, reconheço não ser um grupo representativo da população nem pouco mais ou menos.
É um pequeno grupo, coitado com sede de beber umas bejecas e uns copos de cinco onde estão alguns destes novos empresáriosecos de sucesso, com algum(?) dinheiro e nada mais. Existe o núcleo duro dos tiros, de baixo nível, arrogante e mal educado, que faz ameaças e diz que bate e mata. Esta facção, vejam bem, é apoiada pelo seu presidente o Miguel Pascoal de Urqueira.
Isto é reprovável!...
O presidente deveria ser o orientador pedagógico desta “casta superior”; muito carente de educação e formação. O problema é que ao presidente falta-lhe o substrato ou melhor o nível. A caça a animais em extinção é onde descarregam as suas frustrações e perante este cenário a sociedade e as autoridades ficam estáticas, sem nada fazer.
É esta figura que se encontra infiltrada na junta de Urqueira. Está lá para defender os seus próprios interesses e do seu clube de caçadores, jamais para defender os interesses da população que o defendeu.
Também há outro, como adjunto e aspirante a um lugar de poleiro na junta, mora na Amieira mas não é amieirense, é u m traidor reles um frustrado que não tem onde cair, pior, é falso e hipócrita. Os Amieirenses conhecem-no bem, é o Pinto, Este indivíduo que tem 4 filhos que frequentaram e ainda utilizam a escola para jogatanas de futebol é o mais feroz opositor ao projecto criado para a Amieira do qual os seus filhos irão beneficiar...
Mas estes pobres de espírito, não são os reais culpados, responsáveis e culpados são quem de direito, não devia permitir que o que está a acontecer.
Como é que a câmara , que é liderada por um senhor, ligado ao ensino e cultura por formação, foi na conversa, se é que existiu...”ceder um espaço daquela natureza, património e emblema da Amieira; para vir a ser uma tasca ou quem sabe, casa de alterne”...
Toda esta falta de valores, consciência e bom senso é de pôr as mãos à cabeça!...
Está-se ali a criar um potencial foco de conflito, que ninguém sabe como poderá acabar...
Os responsáveis são sempre a junta e câmara que estão a alimentar e fomentar tudo o que se está a passar!...

A escola da Amieira será sempre da Amieira!.
Consta-me que existem factos novos que parecem relevantes para abortar a pretensão junta versus caçadores.
Ao que parece a junta meteu-se num grande imbróglio!
Finalmente respondeu à Associação Cultural “Escola da Amieira”.
É no entanto curiosa e ridícula a justificação do atraso ou desprezo, que não é senão uma humilhação aos Amieirenses: o presidente diz que esteve doente. Alguém acredita? Teve ainda que fazer consultas e analisar (não se sabe o quê!)... Tantas precauções? Para marcar uma simples reunião? Dá a entender ser um homem prudente...!?
Será que utilizou a mesma prudência no caso muito mais complexo de entregar a escola de um lugar a um grupelho de caçadores pretensiosos? Não me parece.....
É melhor parar aqui, não quero prejudicar a reunião marcada para dia 16 às 19:30, onde gostaria de estar presente e ver com os meus olhos os argumentos apresentados.
Não sou da Amieira mas sou Amieirenses convicto por adopção, quero aqui afirmar que estou solidário com a associação, onde tenho muitos amigos.
Lá para os lados da Amieira, consta-me que a coisa está assanhada e o ambiente fica muito quente nos cafés lá da zona quando a controvérsia da escola é focada.
Consta-me que os que têm usados os Amieirenses, não querem perder esse privilégio e por causa disso não aceitam a sua emancipação.
E os partidos? Nenhum se manifestou ainda.
O PSD, não o faz porque o corporativismo é praticado a qualquer preço.
O PS, tem à frente um manda chuva que é de Urqueira, tem ambições políticas e como é natural defende o seu clã e não toma posição.
O PCP concerteza, podia dar alguma força pois trata-se de um projecto cultural, o campo onde se sente mais à vontade. O problema é que gostam de controlar, como não controla nada, ignora.
A política ouriense é apenas isto, apenas interesses; querem protagonismo e promoção pessoal sem custos.....!
Como acredito convictamente no poder da razão, mais tarde ou mais cedo as águas vão se separar e o desfecho só pode ser um: a pequenina casinha ficar como esteve sempre, a servir os Amieirenses ou seja dar continuidade ao fim para que foi construída – servir a Amieira-.
Através do comunicado que a associação publicou e este blog divulgou, os caçadores não sõm merecedores daquele espaço, a acontecer seria um críme, um escândalo e uma usurpação.
Amieirenses organizem-se, não desanimem...!

CRER E QUERER PARA VENCER

O despotismo autárquico, é exercido em Urqueira efectivamente!
Existem vários factores:
Um deles é o caciquismo existente na terra e os seus lacaios.
-Cacique, é aquele, que tem influencia, em determinado grupo de pessoas e as manipula, na ocasião das eleições a votar em determinado candidato.
- Lacaio, é homem que segue o seu amo, sem dignidade, desprezível.
Isto é o retrato, infelizmente da freguesia. A formação das pessoas é baixa, e isso faz delas uma presa fácil, da “máfia local”.
Tem-se lutado contra este panorama. Tens-se vindo a alertar e elucidar as pessoas.
O imbróglio da junta com a escola da Amieira, está a fazer despertar a identidade e consciência da população. As pessoas tomaram conhecimento de factos novos e começam a entender o funcionamento das coisas. Isto está a mudar as mentalidades e a consciência do voto despertou, apesar das contrariedades e conspirações, permanentemente organizadas pelos caciques e seus lacaios.
A persistência da associação dos compadres da junta em não reconhecer o que é óbvio, dá força e ânimo às convicções dos Amieirenses, que começam a despertar.
O despotismo lá para os lados da Urqueira, tem os dias contados!
Falta-me o tempo. Prometo voltar!

Meu caro amigo

Chegaram-me agora mesmo, informações sobre a reunião havida, entre a Junta de Freguesia de Urqueira e a Associação Cultural da Amieira.

Os caciques auto identificaram-se e os elementos destabilizadores foram convocados.
A reunião que poderia ser histórica para a junta, em termos pedagógicos, formativos e
decisivos, não o foi, devido aos intervenientes mencionados. Os elementos da junta e caçadores não tiveram uma postura serena:
- estavam nervosos,
- estavam arrogantes,
- expressaram-se aos gritos
- estavam incomodados,
- interrompiam quem falava, impedindo que dada um se expressasse,
- disseram palavrões, não respeitando os presentes
- proferiram ofensas
- …só não houve porrada nem ameaças!

O que me informaram, foi da confusão instalada naquela junta. Não ser admissível, que um órgão daquela natureza, tão importante para as populações, seja uma farsa. Chegou-se, ao cúmulo de não se saber quem era o interlocutor: se era a junta ou os caçadores ou ainda se eram os dois.

Parece que esteve mesmo presente, muita gente da Amieira e ainda por cima de diferentes faixas etárias. Foi isto que os perturbou…
O povo viu o filme todo; agora a ver vamos!...

Todos viram que o presidente da junta é uma figura decorativa: a reunião pedida era entre a junta e a Associação. Nada disto aconteceu.

É de lamentar, que um órgão autárquico, seja instrumentalizado, como está sendo.

O que podemos fazer é apenas esclarecer, informar e denunciar os défices de democracia existentes na nossa terra.

Será que isto chega?

È com muita admiração que vejo a forma como pessoas que afirmam ter tanta cultura e tanta capacidade de rácio, estão a defender as suas ideias, utilizando intrigas e injurias,…, pronto eu confesso não fiquei assim tão admirado!!!
Por achar que alguém não esta a agir de boa fé e não está a ser de todo correcto decidi fazer um pequeno comentário.

Primeiro o subtítulo do 1º artigo é muito curioso, “Graves provocações e humilhações dirigidas pelos caçadores de Urqueira à população da Amieira na sua antiga escola”, porque sabendo que todos os “Amieirenses” que se reuniram moram num raio inferior a 5 Km da escola, que quase todos os dias se devem cruzar, acho estranho a necessidade de se reunirem para o que dizem ser “compartilhar o passado” justamente no dia marcado para a batida á raposa e principalmente aquela hora, quer dizer marcar uma confraternização para as 5 ou 6 da manhã, vai lá vai, deviam estar mesmo com muitas saudades uns dos outros, portanto o que me parece, é que quem tinha como objectivo provocar não eram os caçadores.

Linhas depois é dito que quando os caçadores chegaram, os “Amieirenses” se encontravam em plena confraternização, …, mas pelas fotos colocadas no site da escola parece-me mais um grupo de pessoas cheias de frio apenas com um objectivo, que muitos deles nem sabiam qual, pois limitam-se a seguir o chefe como um grupo de laicos, onde é que eu já ouvi isto????
Na minha opinião foi um encontro que se destinava apenas a proporcionar a discórdia!!!!!

Depois uma mentira redonda mas com perna curta, é dito que os “Amieirenses”, foram impedidos de entrar na escola, daaaaaaaaa!!!!, mais uma vez, na vossa página da escola estão lá fotos convosco no interior de um edifício que me parece ser a escola, ou estou enganado???, e mais alem disso tive conhecimento, que apesar de tanta revolta vocês até beberam do café dos caçadores, pergunto eu sendo os caçadores tão maus não tiveram medo de serem envenenados??? Pergunto eu se os caçadores quisessem realmente impedir-vos de entrar na escola acham que tinham entrado e tirados fotos lá dentro?????

Mas pronto siga a marinha!!! Como se costuma dizer realmente quem os ouvir falar não os leva presos, isso é verdade, no comentário efectuado pela direcção, estão expressas várias expressões curiosas, daquelas que ficam sempre bem, por exemplo – A Associação Cultural “Escola da Amieira” manifesta publicamente o seu repúdio pelos factos, os quais indignaram e ofenderam profundamente a população do lugar, ..., a dignidade, ..., auto-reflexão e bom senso”, isto é tudo muito bonito, fica bem inspira, é pena só se lembrarem destes termos quando lhes convêm!!!! Mas nisto tudo o que me dá mais gozo é ver alguém a cuspir para o ar e essa pessoa ser tão burra que não percebe que o cuspo lhe vai cair em cima!!! Pergunto eu será que o facto de impedir a reparação e beneficiação das nossas estradas não é também um facto que ofende a população, ou o facto de interromper, com meia dúzia de eucaliptos, estradas secundárias (em pinhais) que possibilitam e facilitam o combate a incêndios, sabendo o nosso concelho tem sido bem castigado a esse nível, será que são atitudes destas que evidenciam bom senso e auto-reflexão??? Mas isto são outras historias que pelo andar da carruagem ainda tem que vir ao de cima.

Vamos lá ver uma coisa amieirenses, eu não sou contra a vossa associação e penso que poucas pessoas são, mesmo sendo caçadores, agora tem de concordar comigo, que o vosso intitulado presidente não é a pessoa mais indicada para falar em certos termos, por exemplo: - “ bom relacionamento, na boa convivência e urbanidade que pretendíamos que não deixasse de existir.” Este tipo de comentários fazem rir vindo de quem vem!
Acham mesmo que a pessoa em causa sendo tão polémica como todos nós sabemos que é, vai conseguir dar a imagem que a associação merece??? Eu acho que não! E vai estar muito longe de conseguir dar o estatuto que a associação deve ter, na minha opinião, e é só a minha opinião, (ou não), apenas vão conseguir ter o estatuto que tem actualmente, e que vocês sabem não é muito favorável para vocês!
Eu penso o seguinte na amieira existem muitos jovens com capacidade de criar e dar boa imagem a uma associação desse género, jovens sem vícios nem interesses, como se pode ver no site da escola todos os comentários dos jovens da Amieira são comentários de apoio sem acusações ou más intenções, bem com uma excepção mas deve ser de família, ou talvez seja a reflexão da educação a que foi submetido, mas também não é importante por não é da Amieira.
Agora atribuir a direcção de uma associação a alguém que passa a maioria do tempo fora da amieira, tenho a certeza que se o projecto fosse dirigido por jovens ou pessoas de bem, esta associação iria a bom porto!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38