IC9 com novo corredor em Porto de Mós

| 9 Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do Região de Leiria Online:

Está a ser equacionado um novo corredor para a via rodoviária que fará a ligação entre Porto de Mós e o IC9. A informação foi avançada por José Ferreira, presidente da Câmara de Porto de Mós.

“Existe um novo estudo que contempla um outro corredor e que implicará a eliminação quase total das curvas do Livramento”, revelou o autarca de Porto de Mós na última reunião da Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara de Porto de Mós escusou-se a adiantar mais pormenores sobre o novo corredor em estudo que, revelou, já teve oportunidade de conhecer ainda que de forma superficial.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/266

9 Comentários

Continuo a dizer: urge fazer uma circular a Ourém. Obrigue-se o IEP a encostar o IC9 a dita circular, a ser construida pela nossa Autarquia. Pois, sabe-se que o IC9, passará em locais cujas expropriações a pagar sejam as mais baratas.É a prática deste Instituto que tem orçamento,como se compreende. Logo as "balizas" devem ser estabelecidas previamente para que os interesses da cidade não sejam descurados.

E que trajecto está previsto para o IC9. Qual é a zona do concelho de Ourém onde estará o trajecto?

Vai na volta ainda vamos ver o tão falado IC9 a passar fora do concelho de ourém ou então a passar em alguma zona que não traga nenhum beneficio para o concelho.

O que está traçado no nosso Concelho e parece que nunca teve alteração, apesar se propagandear muita coisa é: Alburitel (este),Vilar dos Prazeres a tocar na Zona Industrial, Tijolo, Capela de S.Sebastião (mais ou menos 100 metros a leste) e depois aqui perde-se, com trajecto inicial à Qta da Sardinha ou entrada na A1(?), norte de Fátima,originando mais um acesso ao Auto-Estrada nesta cidade, rumo à Marinha Grande.
A partir de Alburitel o traçado do IC3 atira-nos para a zona da Alviobeira - Ferreira do Zêzere.
Penso eu que para melhor servir o nosso Concelho, o IC9 devia entroncar no IC3 na zona do cruzamento do Castelo do Bode, o que nos colocava rapidamente na A23, rumo C.Branco e Espanha. As populaçôes da dita zona do Pinhal não eram prejudicadas, pois quando rumassem no sentido de Fátima - Praias tinham acesso ao IC9 uns 12 quilómetros mais abaixo, e num itinerário mais plano até Alburitel, já que pelo lado Serras-Prado-Alviobeira é zona de alguma montanha.

NOS CORREDORES DO IEP NÃO É ESSE TRAÇADO QUE TENHO VISTO PASSAR NAS MÃOS DOS MEUS COLEGAS, O QUE VI FOI O SEGUINTE:
VEM EMTRAR EM ALBURITEL ,PERTO DAS PRIMEIRAS CASAS DOS TOUCINHOS, O NÓ DE ACESSO A ALBURITEL VAI SER NA CURVA DOS PRIMEIROS SEMAFOROS,SEGUINDO O TRAÇADO PARA PERAS RUIVAS , LAGARINHO(OURIPEÇAS), VALE TRAVESSO, PINHEIRO, CERCAL E SEGUINDO PARA LEIRIA.

MAS, SERÁ QUE E ESTE O TRAÇADO DEFINITIVO DENTRO DAS TERRAS DE OUREM.POSSO DAR QUASE CERTESA QUE É ASSIM A DEFINIÇAO DESTE TRAJECTO, MAS!!!!!!!!!

Perdoem, mas hoje não consigo calar a minha costelinha conservadora.
Estou a recordar aquelas notícias tão gratas ao nosso país de uma povoação dividida em duas por uma via rápida e as pessoas a terem que fazer percursos de quilómetros, eventualmente taxados, para visitarem os familiares ou irem à fazenda, porque, se tiverem o atrevimento, sujeitam-se a ir pelos ares...

Mas "vizinho seguinte", parece que não deixo de ter razão. Afinal, há ou não há uma área de reserva para o IC9? Ao seu "Mas", lute então pelo traçado definitivo. Parece que não vivemos num País de lobies! E dê-se também voz aos Oureenses.

Segundo a acta de Reunião da Câmara de Ourém de 8 de Março de 2004:

IC9 – ITINERÁRIO COMPLEMENTAR NOVE - NÓ DO ESCANDARÃO
Na reunião de 19 de Janeiro findo, relativamente ao assunto indicado em epígrafe, e face à informação então prestada pelo Senhor Vereador Armando Ferreira Neto, a Câmara havia deliberado solicitar informação sobre a verba global de pagamento à Junta de Freguesia de Atouguia, que incluísse a aquisição dos terrenos e indemnização aos arrendatários. Em cumprimento daquela deliberação, o Senhor Vereador Armando Ferreira Neto, apresentou uma informação, datada de 29 daquele mesmo mês, a dar conta que o valor acordado ascende aos 128.987,50 euros, a pagar à Junta de Freguesia de Atouguia pela aquisição dos terrenos, ficando esta responsável pela indemnização aos actuais rendeiros.

Bem acho que está na hora de acordar o gigante IC9.
Agora que está na berlinda falar do IC9 gosta de dizer que na minha humilde opnião, a melhor alternativa para o nosso concelho seria a Norte+Norte 2N+Sul. Isto por deslocaria o traçado a norte de Ourém, sem entrar na região protegida Sicó/Alvaiazere, o que levaria muito mais desenvolvimento à tão pobre região norte do concelho.
Será que alguém sabe qual a solução precunizada pelo IEP?
Quem desejar consultar o estudo de impacto ambiental de 2005 com as várias soluções de traçado do IC9 é só cantactar-me tenho o documento.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38