Fátima aposta no mercado de congressos

| Sem Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do jornal Público, de 22/07/2004:

Câmara de Ourém investe 7,5 milhões em centro internacional

A criação de um grande centro internacional de congressos em Fátima vai ser um dos maiores investimentos públicos da cidade no próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), anunciou ontem o presidente da Câmara de Ourém. De acordo com David Catarino (PSD), o projecto está a ser ultimado e vai ser objecto de uma candidatura a fundos comunitários do próximo QCA, em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Com um custo estimado em cerca de 7,5 milhões de euros, o centro de congressos vai aproveitar a centralidade de Fátima no país e a sua proximidade à A1 para se afirmar no mercado de grandes conferências, seminários, feiras, exposições e eventos culturais.

No projecto do edifício está prevista uma sala com capacidade para cerca de 1200 pessoas, divisível em dois espaços menores, possuindo ainda um auditório com cerca de 600 lugares sentados. Além destes espaços, o centro possui uma outra sala para 400 pessoas divisível conforme as necessidades do evento, estando ainda prevista a instalação de uma tenda com cerca de dois mil metros quadrados.

Para a gestão do equipamento, a autarquia estabeleceu uma parceria com a AIP, que visa a gestão e promoção do futuro centro de congressos que "não quer competir com os hoteleiros" mas "complementar a sua oferta". Nesse sentido, está a ser desenvolvida uma campanha de sensibilização dos empresários hoteleiros de Fátima, que já é um centro de média dimensão para congressos.

"Já há muitas capacidades instaladas que só podem melhorar com este investimento", considerou David Catarino, que reconheceu alguns atrasos na elaboração deste projecto. "O processo tem sofrido algum atraso e só vamos poder procurar apoios no próximo QCA", reconheceu.

Contudo, para o vereador do PS, António Gameiro, estes atrasos são da responsabilidade do Governo, que "mais uma vez prejudicou os projectos de Fátima e de Ourém". "Achamos estranho que já esteja a ser preparada uma candidatura" quando "ainda falta tanto tempo" e "não existe um envolvimento com a sociedade local" sobre o projecto, criticou ainda o vereador.

Defendendo que "foram os vereadores do PS que lançaram esta ideia", António Gameiro salientou o apoio ao projecto mas lamentou que a maioria social-democrata coloque o novo centro de congressos como uma prioridade, ignorando outras carências do concelho.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/283

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38