Chá, café ou laranjada

| 8 Comentários | No TrackBacks

Por qual raio é que não existem esplanadas na praça Dr. Agostinho Albano de Almeida?, a do «Café Central» e a do «Belle Époque». Suspeito que a resposta se encontra na praça errada, a Praça do Município.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/200

8 Comentários

Sim, por que raio? Agora que que criaram aquele "bonito" espaço, e tanto espaço que há, porque não colocar esplanadas? Já que as árvores ainda não conseguem fazer sombra alguma (as que existem), porque não aproveitar as esplanadas com os seus chapéus de sol, encher aquele espaço de oureenses e poder dar alguma alegria naquele local? Porque é que antes das obras, e com o jardim, as esplanadas existiam? Será que perde estética? Será má vontade? Criaram um novo espaço, mas não o desprezem, façam as pessoas chegar a ele, não o marquem como mais uma obra de Ourém!!!!!

Eu gostava de saber quais os requisitos que a câmara exige aos comerciantes daquela zona para que possam ter esplanadas. Alguém sabe?

Deve ser por causa do perigo de inundações.

Se calhar exigem os que a lei estabelece. Basta fazer o que vem nos "livros"

Eis alguns dos requisitos:
- projecto de implantação.
- área pretendida.
- tipo e côr de mobiliário.
Estes requisitos foram-me indicados por um dos proprietários de café existente na referida Praça.
Até parece que estamos numa Câmara que cumpre religiosamente com todos os requisitos da lei, nomeadamente a nivel de organização do espaço urbano !!!

Ok, por um lado concordo que a nova praça merece um mobiliário decente, mais de acordo com o espaço e de melhor gosto. Por exemplo, os tradicionais guarda-sois do Ice-Tea ou da 7up com as suas cores aberrantes viria dar um aspecto mais bera, como dá em muito sítio por Portugal fora. Mas isso são gostos, e este é o meu. Mas sim, há que obedecer a um padrão, a regras comuns. E penso que aqui existe um problema de custos, óbviamente para os proprietários dos cafés, pois parece que mobiliário sem publicidade tem custos que devem considerar altos. Por outro lado, existem esplanadas em Ourém que não devem ter obedecido a projectos de implantação e o mobiliário que tem é do pior que existe por aí. Basta ver a que está em frente ao Parque Infantil, junto ao tribunal. Lá em cima no Castelo, na tasca da Ginga, as mesas e cadeiras verdes da esplanada não é do melhor que anda aí e aquilo é de facto uma zona histórica. Sumarizando os custos, os proprietários tem que pagar a elaboração do projecto de implantação, pagar novo mobiliário e ainda pagar a licença de ocupação da área na via pública. Olhando para a questão de maneira primária, dir-se-á que ainda não existem esplanadas nas novas praças da 'zona histórica' porque os proprietários não querem gastar o dinheiro necessário para o fazer e se não o fazem é um problema deles já que é um negócio privado. Mas se olharmos o problema com outros olhos, vemos que toda a zona histórica e a própria revitalização do comércio dependem muito da existência de esplanadas, cafés, jardins, parque infantil para que o sítio se possa parecer com uma zona de lazer. Sem essa motivação para ir à cidade, sem pessoas por aquela zona, os comerciantes não se sentirão motivados para abrirem aos fds, revitalizar as montras, as lojas e toda a actividade. O que eu quero dizer com isto é que a Câmara deveria se preocupar em agilizar processos e promover a construção de verdadeiras zonas de lazer, com praças, com pessoas e com programas. Não se trata de apoiar este ou aquele mas sim de revitalizar uma zona. E o que se pede também é que não haja dois pesos, duas medidas.

Comentando outra vez este assunto, e depois de ter estado nessa zona no passado Domingo, fui informado que é tanta a burocracia e entraves aos proprietários que mais valia a câmara dizer que não quer ver ali nenhuma esplanada. Ou então que assuma a sua incompetência em gerir uma cidade. Proponho um novo nome: Praça do Deserto.

Concordando que a Câmara queira manter algum equilíbrio visual na zona, por que não compra então o material para as esplanadas e o aluga aos donos dos cafés circundantes? E por que é que ninguém sabe qual é a imagem que a Câmara quer para o local? Será porque a própria Câmara não sabe?

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38