O Planeamento em Ourém

| 7 Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do Jornal de Leiria, 29 Abril de 2004:

As praças da República, Mouzinho de Albuquerque e Agostinho Albano de Almeida, em Ourém, recém-remodeladas, vão nos próximos anos, ser novamente esburacadas para reparar a rede de esgotos. Segundo um relatório interno da autarquia, citado sexta-feira passada na Assembleia Municipal pelo deputado do PS José Alho, a rede precisa de uma intervenção a curto prazo.
O presidente da Câmara, David Catarino, reconhece que a necessidade de reparar os esgotos foi verificada “tardiamente”. “A inspecção feita através de sistema de vídeo concluiu que há situações a corrigir”, admite o autarca, assegurando, no entanto, que essas obras “não serão feitas nos próximos dez anos”. Uma garantia que não convence José Alho. “O presidente nunca iria admitir que daqui a três ou quatro anos será necessário mexer novamente nas praças”, afirma o deputado socialista, classificando a situação como “mais um exemplo da falta de cultura de planeamento da Câmara”. Na sua opinião, seria preferível adiar um pouco as obras do que voltar a esburacar a zona, “estragando o que foi feito”.

O deputado do PS contesta ainda a falta de elementos naturais nas praças intervencionadas, que se resumem a “umas árvores raquíticas”. David Catarino minimiza as críticas, frisando que a questão dos espaços verdes na cidade “deve ser vista de forma global”. Reconhecendo que as praças “não serão espaços verdes por excelência”, o autarca frisa que o parque linear, a construir junto ao rio, terá “perto de cinco mil metros quadrados de zona relvada”.
José Alho alertou também para a necessidade de recuperar as fachadas “decrépitas” dos edifícios localizados na área de intervenção. Segundo David Catarino, a Câmara “tem a intenção de impor obras de conservação nos prédios”, de forma a que “o esforço de investimento público seja acompanhado pela iniciativa privada”. No entanto, o presidente não especificou como tenciona obrigar à realização das obras.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/165

7 Comentários

Já é positivo o facto do autarca ter admitido. Quanto ao prazo...

Espero que a rede de abastecimento de água não espere tanto tempo para ser reparada, uma vez que hoje de manhã, das torneiras só saía um ruído.
P. S.: não se esqueçam que os campos de golfe "bebem" muita água.

Nem de propósito, estamos sem água há várias horas. Problema que por cá não é novidade; no ano passado, por exemplo, verificou-se a mesma situação por diversas vezes, uma delas durante 2 ou 3 dias consecutivos. Incompreensível, nos tempos que correm.

Hoje foi em Ourém, mas, pelo menos em Peras Ruivas, (para quem não conhece é uma localidade que dista cerca de 3 kms. da cidade sede de concelho), desde o início de Março, é raro o dia em que não falta água no sistema público de abastecimento. Parabéns aos mui ilustres responsáveis.

Mas vejam lá se a água falta em Bairro ou em Alburitel...

Como é bom acordar de manhâ e não ter água para tomar banho e fazer a barba!!! A questão é que se a humanidade não muda os "carretos" no futuro temo que isto aconteça não por rutura de canos mas porque nos canos não corre água!!

Em Ourém, a propensão dos senhores edis ao urbanicídio por bulldozer é tal que nem sequer ponderam - isto é, projectam, planeiam e programam - as intervenções que decidem fazer. Parece que ainda vivem na era em que os problemas são para resolver (depois). Não na era em que os problemas são para evitar (antes).

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38