Recently in Ourém Category

Que futuro?

| Sem Comentários

Oureenses emigrantes destinguidos

| Sem Comentários
Se o Público os chama de 'Mourinhos', então Ourém como concelho será certamente o campeão da Champions da Emigração. 

Numa cerimónia organizada pelo Lusopress TV de França, onde foram premiados emigrantes Portugueses em vários países classificados como "personalidades de valor que se afirmaram nos países de acolhimento onde escolheram viver, mas também em Portugal", 4 dos 15 premiados são Oureenses: José Oliveira (Caxarias), Emília Reis (Valinho de Fátima), António Marques (Ourém) e Fernando da Costa (Espite) receberam os seus prémios das mãos de Pascal Teixeira da Silva, embaixador da França em Portugal, também ele mesmo um luso-descendente.

Numa altura do ano em que as ruas de Ourém se enchem de sotaque e língua francesa e os Oureenses de fora regressam à terra de que mais gostam - a nossa - é positivo estes trabalhadores emigrantes árduos que não calçam chuteiras nem chutam bolas serem também eles alvo de atenção positiva, carinho e elogio. Mesmo valendo o que vale este prémio.
Já vem tarde o registo aqui n'O Castelo do momento desportivo mais alto de sempre do nosso concelho - a consagração da equipa feminina de futebol do Clube Atlético Ouriense como Campeão Nacional da modalidade, no seu primeiro ano na divisão principal da modalidade, destronando de forma brilhante o 1º de Dezembro, depois dos seus onze títulos consecutivos. Para os que não tiveram a oportunidade de fazer parte da maior enchente de sempre do Campo da Caridade (ou Campo Adelino dos Santos Júnior) ou então escutar o relato em directo da partida via a rádio ABCPortugal na internet (como eu o fiz naquela tarde!), fica aqui um registo vídeo de 25 minutos da partida e consequente celebrações e entrevista. 

Muitos parabéns a todas as campeãs pelo grande feito e por terem colocado o nome de Ourém nas bocas do mundo do desporto nacional. 


Número de emergência municipal

| Sem Comentários
917 384 560

é o número de emergência municipal criado pela Câmara para aqueles que necessitem de apoio 'psicológico,  alimentos, alojamento ou esclarecer dúvidas relacionadas com a reconstrução de equipamentos e outras'.

Ao mesmo tempo, procede-se à recolha de alimentos e afins no centro de negócios, comunica a Câmara:

Verão Total: Ourém & Fátima

| Sem Comentários
Verao Total.jpg
Férias de verão... Silly season e sem muito para se contar. É hora de estar virado para o mar, longe de televisões e de computadores. Mas para aqueles que, como eu, estão (para já) privados de tais luxos, fica mais um programa de verão da RTP dedicado ao nosso concelho - no caso, o programa de hoje 'Verão Total' da RTP, transmitido em directo a partir de Fátima e com presença de várias figuras do concelho (entre eles Paulo Fonseca). Destaque para a cobertura ao(s) Castelo(s) de Ourém e consequente história (breve) da antiga Vila Nova de Ourém, assim como para a Ucharia do Conde - espaço promovido pelo município de Ourém para promoção dos produtos gastronómicos do concelho. A mesa apresentada é de deixar água na boca. Referências - entre outras coisas - também ao vinho medieval e ao palhete (casta Fernão Pires e Trincadeira). Podem visualizar as três (!) partes do programa na página da RTP. Os destaques feitos em cima podem ser vistos na terceira parte do programa, tendo a referência ao Castelo começo aos 17 minutos e a Ucharia do Conde a partir dos 19 minutos.
Com Amor se Paga.jpg
A Joana Calado, Directora Técnica da Casa Dr. Alves de Ourém (vulgo Casa da Criança), foi vítima de uma homenagem por parte das suas colegas, crianças e jovens da própria casa no programa Com Amor se Paga, com apresentação da Catarina Furtado na RTP1 na noite de Sábado. Por entre cerca de 20 minutos de testemunhos dos seus colegas e das suas crianças e jovens, transpirou cá para fora o fruto do bom trabalho efectuado pela Joana e a sua equipa nos últimos anos na Casa, como forma a proporcionar um apoio fundamental e de qualidade a quem, infelizmente, não o tem. A ver aqui.

Ourém Magazine - Especial Música!

| Sem Comentários

é o terceiro número da Ourém Magazine. também no facebook.
Mother Vine.jpeg
Realizado e escrito pelo Norte-mericano Ken Payton (site do realizador com um texto de sua autoria sobre o porquê da escolha de Portugal - em inglês), o filme 'Mother Vine: A Mátria do Vinho', nas palavras do próprio realizador, "(...) introduz ao público da Europa e da América o que está em causa em Portugal enquanto ela se confronta com a modernização (...)". Numa tentativa de registar centenas de anos de tradições e costumes nacionais na arte de produzir vinho e responder à questão sobre se essas mesmas tradições irão resistir a essa mesma modernização, o realizador Norte-Americano percorre vários cantos de Portugal, registando imagens e sons da colheita das uvas e dos seus processos de transformação. Entre esses cantos apresentados no filme, encontra-se a Quinta do Montalto, de Ourém, produtora de - entre outros vinhos - o 'Cepa Pura' e 'Vinha da Malhada'.

Nesse sentido, o Museu Municipal de Ourém exibe o filme no próximo dia 26 de Maio - entrada gratuita. E como forma a molhar a ponta da língua, fica aqui um excerto de 'Mother Vine: A Mátria do Vinho'. 


É como Pedro Gonçalves chama ao vídeo que chama de sua casa os castelos de Ourém. Para ver, uma excelente compilação de fotografias do Pedro que espelham a beleza sui generis daquele que lá de cima, olha pela cidade de Ourém.

Vigília, II

| Sem Comentários

vigilia.jpeg

Vigília

| Sem Comentários

Publicamos o seguinte comunicado que nos foi enviado pelo PCP:

A Comissão Concelhia do PCP de Ourém e o seu colectivo, estando onde sempre esteve, na defesa do Serviço Nacional de Saúde - público, gratuito e de qualidade, vem manifestar a sua solidariedade com a população de Ourém e os seus representantes na luta em defesa dos cuidados de saúde prímários e de proximidade. A Comissão Concelhia de Ourém apela ainda a todos os oureenses para que participem na vigília que se realiza na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, junto ao Cento de Saúde de Ourém a partir das 20h00.


Ourém foi um dos destaques no Telejornal da R.T.P. do dia de ontem, pelas piores razões. Um espelho daquilo que se passa no concelho e, sem muitas dúvidas, no restante país.
Aquino.gif
A maior constructora do concelho, Aquino Construções, foi declarada insolvente pelo Tribunal de Ourém no dia de ontem, noticia o Jornal O Templário.

Com esta insolvência ficam em risco o emprego de 228 trabalhadores, o que a confirmar-se, trata-se obviamente de um grande golpe para o concelho e todas as famílias afectadas. A Aquino Construções é actualmente a maior empresa empregadora do concelho de Ourém.

Em risco poderão ficar também algumas das obras públicas em que a Aquino Construções se encontrava envolvida, como por exemplo a requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva em Fátima

Retirado do Publico:

Sete inspectores da Polícia Judiciária de Leiria fizeram na quarta-feira buscas na Câmara Municipal de Ourém e na residência do ex-presidente da autarquia, por motivos não divulgados.

A Câmara Municipal de Ourém confirmou que os inspectores da PJ se deslocaram na quarta-feira às instalações da autarquia e pediram para ver alguns processos antigos. O executivo recusou prestar esclarecimentos adicionais sobre o assunto. 

O ex-presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, também confirmou que os inspectores da PJ estiveram em sua casa, recusando-se a prestar mais declarações, por o processo se encontrar "em segredo de justiça". 

A 10 Março de 2010, a PJ deslocou-se à Câmara de Ourém e consultou dois processos de obras relacionados com actividade comercial em Fátima. 

Num curto comunicado lido então aos jornalistas, o vice-presidente José Manuel Alho, eleito pelo PS, confirmou a presença dos inspectores. 

"Foi-nos solicitado o acesso a dois processos relacionados com actividade comercial, concretamente em Fátima, processos esses que decorreram no mandato do anterior executivo [de maioria PSD]", declarou, adiantando que o esclarecimento da autarquia se deveu ao levantamento de diversas questões por parte da comunicação social. 

O autarca referiu que a declaração surgia do "compromisso entre o dever de informar e a reserva imposta pelo segredo de justiça", esclarecendo que o município estava a prestar "todas as informações que foram solicitadas", mantendo-se disponível "para a colaboração necessária". 

E-mail enviado por Antonio Domingues:

Em Julho de 2009 Paulo Fonseca enganou os Oureenses com esta publicidade. Passados 2 anos, pergunto, onde estão os estacionamentos gratuitos?

SDC11026.JPG

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38