Recently in Autarquicas 2009 Category

Em simpática resposta do leitor Joao Ferreira e na sequência ao apelo feito pelo Tiago no final deste post, publicamos o programa eleitoral do PS:

programa eleitoral / plano estratégico - ps ourém / paulo fonseca 2009

Festas de Ourém. Vamos a elas!...

| Sem Comentários
Os oureenses, a partir de hoje, estão a gozar as festas da cidade e do Concelho. Estas festas decorrem no período em que se comemora o dia de elevação da sede do Concelho - dia 20 de Junho - a cidade.
O figurino das festas é quase igual aos anos anteriores, à excepção da distinção de personalidades, que se distinguiram em prol do município como foi anunciado na última reunião camarária e já divulgado, no "site" da Câmara.
A única coisa diferente com que os Oureenses, nesta data, são confrontados tem a ver com a dívida da Autarquia, herdada do anterior executivo, dívida essa há muito anunciada, mas que muitos tinham medo de ver confirmada. Finalmente, a empresa encarregada da auditoria das contas - a Delloite - apurou que essa dívida é de 54 milhôes de euros. A dívida prevista era de 47 milhôes mas, a «esse valor têm que ser acrescentados os 7 milhões em facturas que apareceram posteriormente e que motivaram o atraso na realização da auditoria».
A rudeza dos números torna-se sempre ingrata, não só para quem faz o apuramento da divída, mas também para quem a quer colmatar. Fazer opções de projectos que tinha intenção de realizar e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades básicas da gestão do dia a dia da autarquia e executar algumas obras, que são inadiáveis para o bem estar de todos os munícipes, é "bico" para o actual executivo
Há muito que o edil Paulo Fonseca contava com este "buraco" nas contas e estamos certos, apesar da crise instalada no País, irá com a sua experiência política, resolver a situação, por vezes mais lentamente do que muitos cidadãos oureenses esperariam, diminuindo a dívida e fazendo obra ao mesmo tempo, tornando o concelho de Ourém mais atractivo aos investidores e com melhores condições de vida para todos os Oureenses. Assim esperamos e cá estaremos para denunciar, se tal não acontecer.
Porém, queria deixar uma questão no ar. Não haverá responsabilidade para ninguém na divIda, uma vez que o apuramento final dos 7 milhôes de euros a mais, que parecem não estar cabimentados, conforme determina o POCAL?...Não venham dizer que quero fazer uma caça às bruxas, mas tão sómente o apuramento de responsabilidades, de certeza alheias ao "departamento" de Contabilidade da Câmara, de quem mandou fazer obra. A vida da Autarquia não deveria ter sido desenvolvida ao ritmo de uma campanha eleitoral, sem escrúpulos.

Como tristezas não pagam divídas,vamos à festa!

Ainda o "Congresso de Ourém...um Olhar para o Futuro"

| Sem Comentários
logoCO2010.jpg
Pode-se ver, por aqui, a perspectiva do PCP concelhio acerca do Congresso. Regista-se mais este contributo para conhecimento dos Oureenses interessados na nossa terra.

Congresso de Ourém...Um Olhar para o Futuro

| Sem Comentários
logoCO2010.jpg
Decorre já este fim de semana o Congresso de Ourém, que tem como principal objectivo perspectivar o futuro, como há algum tempo "O Castelo" anunciou.
O Evento inicia-se amanhã 6.ª Feira, pelas 18 horas, no Centro de Negócios com uma "Mostra do Concelho", decorrendo Sábado e Domingo no Cine- Teatro Municipal. No Sábado à noite, como consta do programa, haverá em Caxarias um jantar, no "Manjar do Marquês", designado por "Jantar da Diáspora Oureense".
Pode encontrar aqui o site do Congresso, onde consta todo o programa e objectivos delineados no Evento.

Jour de fête

| Sem Comentários
Em termos municipais, com a tomada de posse dos membros dos órgãos do município, terminou a última etapa do processo das eleições autárquicas que aconteceram no dia onze deste mês. Na sequência disto realizou-se a primeira sessão da assembleia municipal do mandato novo, para eleger a mesa respectiva, composta por três elementos, presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Propuseram lista de candidatura os grupos do psd e do ps. Pelo psd: Deolinda Simões (presidente), José Simões Marques (primeiro secretário) e Vítor Oliveira (segundo secretário). Pelo ps: António Gameiro (presidente), Cília Seixo (primeiro secretário) e Elias Dias da Silva (segundo secretário). Feita a votação, resultou um empate: dezanove votos para cada lista e um voto em branco. Em face disto, conforme dispõem as regras, procedeu-se a outra votação, desta vez uninominal e não em lista, ou seja, separada e referente a cada um dos membros da mesa da assembleia municipal. Nesta segunda ronda, Deolinda Simões foi eleita presidente da mesa, José Simões Marques foi eleito primeiro secretário e Vítor Oliveira foi eleito segundo secretário, tendo todos estes candidatos, do psd, obtido vinte votos cada. Os candidatos do ps, também os mesmos propostos na lista, obtiveram dezoito votos cada. Houve ainda um voto para Sérgio Ribeiro (cdu) na eleição para o presidente da mesa, um voto para António Gameiro na eleição para primeiro secretário e um voto para Nuno Prazeres (cds) na eleição para segundo secretário. Seguiram-se os discursos da praxe. Mais assim ou mais assado, cada parte assumiu a responsabilidade inerente ao mandato. E às tantas ouviu-se a palavra pusilanimidade e o abrenúncio ao seu significado na acção política. Em silêncio, seguramente que os restantes membros da assembleia municipal disseram amém. Ou ámen. O dia foi mais ou menos de festa, para salamaleques, vestidos e fatos de cerimónia. Antes, a parte da história que interessa mais, no palco do cineteatro municipal, Vítor Frazão entregou uma chave a Paulo Fonseca.

Para a diáspora Oureense

| Sem Comentários
PF.jpg
Aconteceu ontem a tomada de posse dos novos autarcas do Concelho para o próximo quadriénio. A notícia aqui, no Ourém e o Seu Concelho.

Foto do dia

| Sem Comentários
4058782813_eb6a11babc_o.jpg
Fotografia de Nuno Abreu, via a:1:clique.

Vida nova

| Sem Comentários
A escassos dias de tomar posse o edil eleito, Paulo Fonseca, deixou ao JN algumas medidas a tomar de imediato e princípios orientadores da sua acção enquanto Presidente de Câmara.

Autárquicas na ABC Portugal

| Sem Comentários
"Poças das Neves e Sérgio Faria irão estar à conversa com Rui Rodrigues de Melo na próxima 4ª feira, às 19 horas, naquilo que se espera seja um olhar e um exercício de leitura dos resultados eleitorais no município de Ourém, que culminou com a vitória de Paulo Fonseca e do PS, desalojando o PSD de um poder autárquico que não conseguiu segurar. Um espaço radiofónico de referência para seguir em 92.3 FM, ou em www.abcportugal.pt que se recomenda". Notícia via "Ourém e o Seu Concelho" online.

"v" (vê) de vitória

| Sem Comentários
É certamente uma fotografia que conta parte da fica para a história.

vê de victoria.JPG
Nuno Abreu / Noticias de Ourém, via Todos.

Parabéns também ao Nuno, autor desta excelente fotografia em reportagem para o Noticias de Ourém.

Opiniões

| Sem Comentários
No Ourém e o seu Concelho, a propósito do que aconteceu no domingo passado.

Domingo ainda

| Sem Comentários
Duas notas que o tempo e as coisas que o tempo traz e leva foi atrasando.
Está de parabéns o Notícias de Ourém pela iniciativa que levou a efeito durante a noite de domingo passado, fornecendo informação sobre os resultados eleitorais, antecipando em muito o que depois era transmitido pelo site oficial. Para quem não faz parte dos quartéis generais das candidaturas e não faz parte da rede de informantes instalada nas secções de voto, este tipo de difusão da informação é não só útil mas também importante, porque permite acompanhar e saber o que está a acontecer quase ao mesmo tempo que os insiders. De parabéns está também o Ourém e o seu Concelho, que lançou o seu site nesta ocasião. Assim como a ABC Portugal, que, para além de ter conseguido promover o debate único entre os quatro candidatos a presidente da câmara municipal, foi a via pela qual chegaram as vozes alentadas e desalentadas, as reacções e as manifestações dos candidatos, ao longo da noite de domingo. A comunicação social local foi uma das vencedoras do dia.
Está de parabéns o movimento viver melhor, grupo de cidadãos eleitores, que foi a força política mais votada para a assembleia de freguesia de Freixianda. Foi uma das surpresas da noite. Pelo menos para mim, que ignorava muito da acção e da intervenção desse movimento e não tinha qualquer noção sobre a sua capacidade de penetração no espaço eleitoral freixiandense. De parabéns está também o movimento pr'Olival independente e activo, também grupo de cidadãos eleitores, que, entre três forças políticas com candidatura à assembleia de freguesia do Olival, embora tenha obtido o score eleitoral mais baixo, logrou eleger tantos candidatos quanto a concorrência, havendo uma distribuição equitativa de mandatos, três para o ps, três para o psd e três para o moia. Ou seja, o moia não venceu a eleição mas há condições políticas e está em condições de contribuir para a mudança pela qual pugnou durante a campanha eleitoral. E mais: estes dois casos, o mvm e o moia, contribuíram também para a mudança do panorama político em Ourém.

Vitória do PS em reportagem da TV Fátima

| Sem Comentários
This text will be replaced
O video original encontra-se aqui.

Revista de imprensa após a mudança:

| Sem Comentários

Autárquicas 2009 | todos os resultados

| Sem Comentários
Para quem quiser consultar todos os resultados em Ourém e nas suas freguesias, assim como os do resto do país, pode fazê-lo por aqui.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38