sobre o número de trabalhadores do universo municipal, i

| Sem Comentários
(nota de intendência. estava prevista uma continuação disto menos demorada. não aconteceu. começa agora a recuperar-se o atraso. segue um capítulo sobre o assunto. haverá mais.)

* * *
*

Antes da contemplação do quadro abaixo, que reduz a menos do que pó um dos esteios da campanha eleitoral da entidade política {Paulo Fonseca+Deolinda Simões} - veja-se, por exemplo, isto (1:16-1:30) -, aconselha-se a leitura das notas seguintes.

Os dados apresentados têm como data de referência 31 de dezembro dos anos apontados.
Os dados apresentados sobre o município estão inscritos em documentos aprovados pela câmara municipal e pela assembleia municipal. Ou seja, o nome do presidente da câmara municipal está vincado neles e foram homologados técnica e politicamente pelo pessoal eleito pelo ps tanto para a câmara municipal quanto para a assembleia municipal, que os apreciou e votou favoravelmente.
Os dados apresentados sobre as empresas municipais estão inscritos em documentos aprovados pelos conselhos de administração respectivos e deles foi (ou devia ter sido) dado conhecimento a ambos os órgãos municipais. À data das apresentação e aprovação de tais documentos, a composição dos conselhos de administração das empresas municipais era a que resultou de nomeações propostas e votadas favoravelmente pela maioria socialista na câmara municipal.
Com excepção dos dados referentes à srufátima, os dados apresentados reportam o número de trabalhadores existente em cada entidade à data de 31 de dezembro dos anos apontados. Os dados referentes à srufátima são diferentes, reportam a média anual do número de trabalhadores, que não corresponde necessariamente ao número de efectivos existente à data de 31 de dezembro dos anos apontados. (Como é feito o cálculo de tal média não se sabe. Em princípio, se a média é média e não outra coisa, considerará como um trabalhador os casos em que um trabalhador desempenhou funções durante um ano completo ou em que dois trabalhadores desempenharam funções durante um semestre completo cada ou em que três trabalhadores dempenharam funções durante um quadrimestre completo cada ou em que quatro tralhalhadores desempenharam funções durante um trimestre completo cada e assim sucessivamente. Quando à apresentação deste dado. Podendo a média anual de trabalhadores na srufátima não resultar num número inteiro, é provável que os números inteiros apresentados resultem do processo de arredondamento à unidade.)
Uma vez que o indicador usado pela srufátima não é semelhante ao indicador usado para as restantes entidades, a soma apresentada na última linha do quadro abaixo é indicativa. A decisão de somar os indicadores que reportam a realidade de modo diferente, portanto não coincidente, prende-se com dois factos. Por um lado, não se dispõe de informação diferente - por algum motivo não foi feita a padronização da medida do número de trabalhadores das entidades do universo municipal, havendo uma que não segue a lógica das outras. Por outro lado, admite-se que, havendo diferenças entre os indicadores, tais diferenças serão provavelmente de valor pouco significativo, pelo que, se algum efeito tiver, tenderá a gerar uma distorção pouco relevante quanto ao cálculo do total de trabalhadores do universo municipal.

Em suma.

Os dados apresentados no quadro abaixo são dados oficiais. (Informação sobre a fonte de onde foram recolhidos aqui.)
Desconhece-se qualquer declaração de rectificação explícita, fundamentada e justificada com incidência sobre tais dados. (Se alguém conhecer alguma declaração nesse sentido, solicito e agradeço que a identifique e apresente, para apreciação e, se for caso disso, proceder à rectificação do quadro abaixo.)

* * *
*

(2013-07-15) trabalhadores do universo municipal.jpg

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38