Menos por menos dá mais ou menos


Os discursos são indicadores de realidade. Daí que se possa entender que os usos e os abusos discursivos dos candidatos e apoiantes respectivos durante o período de campanha eleitoral revelam algo. Por exemplo, é possível verificar as tónicas do discurso usado e, por aí, perceber o tipo de campanha que é feita.
A título ilustrativo, vale a pena prestar alguma atenção à secção «citações» da página electrónica da campanha autárquica do psd de Ourém. Até às 24.00 horas do dia 31 de Julho foram feitos aí dezanove destaques. Do conjunto desses destaques é possível reter o seguinte: três referências positivas a Vítor Frazão; duas referências positivas ao psd; uma referência positiva à situação de Ourém; uma referência negativa à situação de Portugal; uma referência negativa a António Gameiro; duas referências negativas a Paulo Fonseca; duas referências negativas ao governo actual; três referências negativas a José Silva Lopes; cinco referências negativas ao ps. Em suma: psd = 5 +; ps = 13 -.
Como surge óbvio, isto é uma amostra apenas. Seja como for, os dados mencionados não deixam de ser indiciadores do tipo de campanha que tem vindo a ser prosseguida até este momento por militantes e dirigentes do psd, designadamente através de artigos de opinião publicados na imprensa local. É que, como se constata, a entourage de Vítor Frazão tem produzido sobretudo e salientado um discurso negativo sobre o ps e os seus candidatos. Mais do que investir na defesa dos candidatos do psd ou do programa autárquico deste partido político, na imprensa local os militantes e dirigentes do psd de Ourém têm investido numa campanha negativa. Ora isto está em contradição absoluta com o que, em entrevistas, foi assumido e prometido por Vítor Frazão, uma campanha do psd pela positiva.
Verificado isto, chega-se a duas hipóteses. Ou Vítor Frazão não tem autoridade sobre os militantes e dirigentes do psd. Ou Vítor Frazão tem promovido ou consentido a campanha negativa que esses mesmos militantes e dirigentes andam a fazer e que ele prometeu não ir ser feita. Portanto, o problema não é apenas um problema de contradição, é também um problema de autenticidade.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38