operação «a voz do patrãozinho, só a do patrãozinho, tudo o mais esconder ou omitir até que»

| Sem Comentários
Na câmara municipal há membros eleitos por dois partidos políticos, o ps e o psd. O que significa que a câmara municipal é um órgão com constituição plural, de tal modo que a unidade do mesmo resulta das vozes diferentes que nele se afirmam. Por um motivo qualquer este assento básico e elementar não encaixa no cérebro do pessoal da maioria nesse órgão, eleito pelo ps. Também não encaixa no cérebro de quem lavra e encava algumas das notas sobre o que se passa nos órgãos municipais no site do município. Atente-se. Na sessão da câmara municipal realizada anteontem foram aprovados os documentos de prestação de contas do município referentes ao exercício de 2010. Os vereadores do psd votaram contra, sabe-se. Mas, em prática que não é inédita neste consulado, o pessoal do gabcom entendeu que na câmara municipal há apenas uma posição sobre o assunto a ser reportada, justamente a do presidente de tal órgão e, por conseguinte, apenas a da maioria política nesse órgão, como se aí não houvesse também oposição. A estupidez manifestada por via deste expediente censório - portanto rançoso - é tão tamanha que talvez não haja como fazer entender a dimensão da estupidez a quem a manifesta assim e a quem, com responsabilidade política, a ordena ou consente.
*
* *
Outra parte do caso com manifestação de estupidez de calibre grosso. Em contradição com o que foi apregoado durante a campanha eleitoral e assumido como compromisso, o pessoal eleito pelo ps para a câmara municipal tem a mania de manter sob sequestro documentação pública, negando o acesso imediato a ela, divulgando apenas aquilo que entende, muito provavelmente aquilo que entende conveniente. É o que se pode chamar transparência à la mosqueteiro e sus muchachos mais ou menos ou nada amestrados. Daí que não espante constatar-se que o pessoal do ps recusou dar publicidade integral ao relatório de gestão do município referente ao exercício de 2010 aprovado anteontem na câmara municipal, ao mesmo tempo que deu publicidade apenas a parte de tal documento, escolhendo com critério de juízo obscurantista que lhe é peculiar a posta que a malta tem direito a ler. O resto, o que interessa tanto ou mais do que o que foi divulgado, ficou cativo, talvez por ser segredo decretado sabe-se lá por que cérebro. A estupidez pode muito. Excepto, quando manifestada, esconder-se fora dos cérebros que a manifestam.
*
* *
Como referido, na câmara municipal foram aprovados os documentos de prestação de contas do município referentes ao exercício do ano passado. Como referido, o gabcom deu conta do caso. No entanto nada foi revelado quanto a informação substantiva que permita fazer uma apreciação pública do modo como correu a gestão municipal em 2010. Por acaso alguém sabe como evoluiu o total da receita corrente inscrito no relatório de gestão? E o total da receita de capital? E o total da despesa corrente? E o total da despesa de capital? E o total da dívida a terceiros de prazo curto? E o total da dívida a terceiros de prazos médio e longo? O pessoal eleito pelo ps para a câmara municipal esforça-se tanto para ocultar informação pública aos oureenses que talvez não fosse desanconselhado esforçar-se também para evitar manifestações tamanhas de tacanhez, propriedade que tal pessoal até afirma existir para aí em abundância. Se por nada mais, o esforço talvez valesse pelo menos em prol da harmonia social do município.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38