Desemprego

| Sem Comentários
Opinião de Pedro Marto Pereira, Presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), publicada na rubrica País Real do Correio da Manhã:
 
 
Quando comparado com os territórios que estão mais próximos, verificamos que, em termos de população residente, o concelho de Ourém representa, grosso modo, 40% da população que reside em Leiria, sendo um concelho que tem, de alguns anos a esta parte, apresentado níveis de crescimento, em termos populacionais, mais acentuados que os dos municípios vizinhos. Cerca de 65 % da população que existia em Dezembro de 2008 tinha menos de 50 anos.

Se isso poderá ser visto como um sinal positivo, já o mesmo não poderemos dizer em relação a um fenómeno que, sendo recente, assume contornos que nos devem preocupar: trata-se, efectivamente, do desemprego.

Se até aqui era recorrente um discurso que apontava o concelho como uma região onde o drama da desocupação não se fazia sentir, pelo menos de uma forma tão significativa, essa situação alterou-se profundamente a partir, sobretudo, de 2008.

A taxa de crescimento verificada em relação ao número de desempregados registados no concelho foi de 85% entre 2008 e Fevereiro de 2010. Sendo uma situação generalizada um pouco por todo o País e com alguma intensidade na região, a taxa de crescimento de novos desempregados entre os homens é maior do que entre as mulheres, o que corresponde a uma situação que até aqui não vinha acontecendo. Para caracterizar genericamente o desemprego que se verifica no município, poderemos afirmar, de facto, que são as mulheres o grupo de pessoas mais atingido - e metade dos desempregados têm entre 35 e 54 anos.

Para finalizar, e no que respeita ao tecido empresarial, quando olhamos para o universo de empresas existentes no concelho de Ourém, em comparação com os municípios mais próximos, verificamos que se assume como um dos principais pólos de desenvolvimento empresarial da Região Centro, apenas suplantado por concelhos como os de Leiria, Coimbra, Figueira da Foz, Pombal e, mais afastado, o de Aveiro.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38