o ambientalista liberal, v

| Sem Comentários

(continuação)

O que há de comum entre o caso das suiniculturas de Leiria e o caso do Mar Aral não é o lucro capitalista, mas a violação de direitos de propriedade. O que as pessoas criticam quando falam no lucro capitalista não é o lucro propriamente dito mas a ambição e o egoísmo humanos. A ambição e o egoísmo não são características de um determinado sistema económico mas da espécie humana. E não é por se mudar de sistema económico que se muda a natureza humana.

O comunismo na URSS não conseguiu abolir a natureza humana. Num sistema comunista a ambição e o egoísmo continuam lá, a diferença é que deixam de estar limitados pelos direitos de propriedade. Por detrás da destruição do Mar de Aral estão também a ambição e o egoísmo dos dirigentes do Partido Comunista, mas a tragédia do Mar de Aral só foi possível porque não existiam direitos de propriedade.

O que distingue o capitalismo dos outros sistemas económicos é o direito de propriedade. A ambição, o egoísmo e o lucro existem como em qualquer sistema, mas o direito de propriedade de terceiros tem que ser respeitado.

joão miranda, in blasfémias, 07/02/2005
editado por pedro figueiredo

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38