35 anos depois

| 25 Comentários

Se perguntarem a alguém o que significa o 25 de Abril, muitos irão responder de cabeça que foi uma revolução feita por um grupo de militares barbudos, que depois de um verão quente e muitas peripécias trouxe-nos a democracia, os partidos, a liberdade de expressão e de imprensa. Que a censura foi abolida, que as pessoas começaram a poder dizer e escrever o que pensam sem medo de represálias, votarem secretamente no partido que quiserem, liberdade de se associarem, manifestarem, o direito à greve. As coisas boas. Tudo o que um regime democrático é suposto permitir. A propósito da liberdade de expressão, 35 anos depois, folheio os jornais oureenses e reparo que a esmagadora maioria dos artigos de opinião são escritos por políticos ou por quem esteja ligado a um partido. Os que não o são escrevem sob anonimato. São os Zés de Ourém, os recadinhos, as palavras enroladas, o cuidado em não referir nomes. O jornal Ourém e seu Concelho sempre foi conhecido por mandar recados cifrados na página principal. Os blogs não vieram alterar o panorama. Falando por experiência própria, em 5 anos de vida deste blog constato que a maior parte dos comentadores prefere o anonimato. Dos que nos escrevem para a caixa de correio com sugestões (obrigado!), muitos ainda pedem para não serem referidos. Que isso não interessa muito. Isto significa o quê exactamente? Não sei. Mas sei que 35 anos depois, há coisas que nunca mudam.

25 Comentários

muito bem Fred.

fred:
Na 1ª pessoa (como tantos e tantas que vivem e lembram) abro uma janela sobre essa data.
Tinha entao 17 anos e estudava fora da (tambem) entao vila de ourem. Na madrugada/manhã desse dia ouço o alerta "o povo está sereno!" "devem manter-se calmos, nas vossas casas! nao vao para as ruas!" - e mais todos os avisos proprios de um dia de revoluçao!(que era isso?)
Qual calma, qual casa! venho (vimos!) a correr para a rua, para a praça principal, saber o que se passa, . De olhos esbugalhados, observamos soldados armados, a marchar, tanques a rolar, a bloquear estradas, todo este aparato vindo dos dois quarteis da cidade, (e nao eram as "benditas" manobras de que se ouvia falar, mas que nunca se viam...)enfim, uma movimentaçao e uma correria nunca pensada no até entao "ameno" país das "conversas em família".
Passados os 1ºs dias, comecei a ouvir falar em liberdade de expressao, de escrita, de movimentos, de democracia, de partidos politicos, de quao injusto era os nossos jovens morrerem em vao pela Pátria, em países que tínhamos como nossos mas eram de outros...enfim!...
É claro que simpatizei com um partido de esqª! Nesse tempo quem nao era de esquerda era fascista, (uma palavra nova!) ou era da PIDE! (esta entao...novíssima!!!)
foi uma época em que se gritou(ei) palavras de ordem, em que fizeram greves em luta por melhores condiçoes de vida, por melhores salarios, (estavamos atras de tds os outros países mais proximos de nós) em que o País começou, lentamente, a ser mais quente, mais soalheiro, mais turístico, mais acolhedor, mais alegre!
Grosso modo, a liberdade de expressao impera ainda, principalmente nos grandes meios! em Ourem com mais retraçao.
Possivelmente porque:
- porque por aqui é a "cidade pequena(nina)"(tds sabem tudo de tds);
- porque os filhos acabam os cursos e podem precisar de emprego (cuidado, a esperteza é considerada saloia! inteligencia só para alguns);
- porque, se trabalha e fala demais, cuidado com as represalias;
- porque pode vir a precisar de alguem da camara- cuidado com a cor;
- porque se há problemas de saude, cuidado, nada de dizer mal dos serviços respectivos!...
enfim, caiu-se num marasmo, em que muitos têm receio das represalias de poucos!
Contas feitas, quase nao passei pela fase do medo de falar. Agora (hoje e durante mais uns dias) estarei na fase de recordar esses tempos de estudante e de euforia, do MFA, das musicas de intervençao, das idas ao cinema, do 1º voto apos o 25, de poder, enquanto mulher, circular livre e em segurança, dos navios a regressarem carregados de gente feliz, ao encontro da sua gente feliz...
Anonimato? maria sou! Só maria porque sim, nao por qualquer razao especial. Só porque sim!
(sei k vê +!)

infelizmente o ke se passa em ourem psd passa se em outras terras ps da mesma dimensao...nao é problema sô nosso..

jingle:
quando debatido aqui no "Castelo" é nosso sim! porque se fala de e para todos os que nestas terras de Ourem sao coagidos a usar mordaça! porque corta liberdades e direitos! porque perverte o espirito da democracia local!
porque a castraçao do uso da palavra provem da falta de cultura civica daqueles que deviam dar exemplos da mesma. porque o uso dessa liberdade, passa a estar afecto a uma minoria que localmente nos (des)governa e/ou nos (des)emprega.

o facto de afirmar que este problema existe noutras localidades da mm dimensao e/ou afectas a outras cores, serve de paliativo para o nosso conformismo? alguma coisa vai mal no País do conformismo!...

Mordaça, medo, castração de ideias. Como eu percebo a maria. Basta ver a actuação pidesca da policia aquando da manifestação dos professores.

E pasmem, quem é o Governador Civil de Santarém? Pois é, é o Dr. Paulo Fonseca.

E foi por isso que deixaram de se manifestar Antonio? por uma situaçao pontual que ocorreu em algumas (poucas) escolas, que reconheço nao devia? Creio, e sempre o afirmei, que essa atitude a que chama "actuaçao pidesca da policia" foi originada por uma qualquer ordem ou percepçao da mesma que correu mal, dado que o acto nao foi generalizado a todo o País.
A manif dos profs decorreu como qualquer outra: com a deslocaçao destes para a capital, com o orientaçao e organizaçao policial devida, com cartazes que nao lhes foram retirados, com as palavras de ordem que entenderam, com a permanencia nas ruas pelo tempo que desejaram.
Isso nao foi um acto de liberdade, independentemente do motivo que lhe subjaz?

Já agora, e dado que chamou o assunto à liça, que tem Paulo Fonseca (Dr. ou nao...) a ver com a manif dos profs? Nao percebi! Por acaso é ele que tutela as policias? Pensei (como sou ingenua!) que as policias obedecessem a uma cadeia hierarquica!!! Na dependencia do MAI.

Dá-me vontade de utilizar as palavras do Scolari "e o burro sou eu?"

Para quem não sabe:

Quem nomeia o Governador civil: O Conselho de Ministros,

Quem propõe o Governador civil: O Ministro da Administração Interna,

Quais as competências do Governador Civil: Artigo 4.º
Competências
O governador civil, sem prejuízo de outras consagradas em legislação avulsa, exerce competências nos seguintes domínios:
a) Representação do Governo;
b) Aproximação entre o cidadão e a Administração;
c) Segurança Pública;
d) Protecção civil.

http://www.gcs.pt/upload/Novo%20estatuto%20dos%20Governadores%20Civis.doc


Se assim não fosse, porque motivo o agrupamento de escolas de Ourém pediu explicações sobre o ocorrido ao Governador Civil de Santarém.

Ou será que já esqueceu?

Antonio:

do ponto 2 da legislaçao que refere, compete ao G.C.:
Promover, após parecer do conselho coordenador e com fundamento em política definida pelo Ministro da Administração Interna, a articulação das seguintes actividades em matéria de segurança interna: seguem-se as als a),b),c)que regulamentam este ponto.

- Leu "em matéria de segurança interna"?
De que forma os profs ameaçaram a segurança interna, para fazer o G.C. intervir com uma ordem directa às policias, antes de decorrer a manif?

No ponto 3, compete ao G.C.: Providenciar pela manutenção ou reposição da ordem, da segurança e tranquilidades públicas, podendo para o efeito: seguem-se as als a), b), c) que regulamentam este ponto.

- Leu este ponto também?
Dissequemo-lo:
"Providenciar pela manutenção ou reposição da ordem": Houve necessidade de manter e repôr a ordem antes desta ser alterada, isto é, antes da manif?

"Providenciar pela manutenção ou reposição... da segurança e tranquilidades públicas": Houve necessidade de manter ou repôr a segurança e tranquilidade publica, antes da manif?

O sr entende que o Governador Civil tem os profs como arruaceiros? Entao o G.C. deve cuidar-se o a nivel familiar, e solicitar policiamento domiciliario! à vista! principalmente quarto adentro, pois deve ser quando se encontra mais vulneravel. (tem de dormir, nao? antes que digam o que eu nao disse!)

Agora vejamos:
Competências do Presidente da Câmara Municipal:
Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro,
alinea aa) Presidir ao conselho municipal de segurança;
Quem me diz que nao foi este o "conspirador"?
A "actuaçao pidesca" nao ocorreu na sede do concelho?

Continuo a pensar (e nao me demove!) que essa atitude a que chama "actuaçao pidesca da policia" foi originada por uma qualquer ordem ou percepçao da mesma que correu mal, dado que o acto nao foi generalizado a todo o País, NEM SEQUER À MAIOR PARTE DO DISTRITO!

ps: nao me cansarei mais a falar deste assunto. entendo que já teve o encaminhamento superior devido, bem como o mediatismo atempado.


Custa-me falar da vida privada do Dr. Paulo Fonseca, de quem eu tenho por amigo. Por isso vou tentar ser o mais comedido possível.

A “maria” não me respondeu à questão com que terminei o meu comentário anterior:

"Se assim não fosse, porque motivo o agrupamento de escolas de Ourém pediu explicações sobre o ocorrido ao Governador Civil de Santarém.

Ou será que já esqueceu?"

E para que saiba, seria de todo descabido o policiamento familiar, até porque, a esposa não dá aulas em escola pública, mas sim num colégio em Fátima

Pergunte a quem qestionou o G.C.!
Ah é amigo? da forma como o ataca por aqui, ele nao precisa de inimigos. A sua fidelidade aos amigos é exemplar!
Para que saiba, eu sei que todos sabemos que ele sabe que nao precisa de policiamento familiar. Utilizei uma figura de estilo: a ironia, percebeu?

Fique o sr a saber, que eu sei onde trabalha a esposa, daí a minha incredibilidade em relaçao às suas afirmaçoes.
Já agora, qual a diferença entre 1 prof trabalhar no ensino público ou no privado? as competências? as habilitacoes? ou as duas? em detrimento de que "lado"?
Tenha tento no que ecreve! Preserve a sua liberdade de expressao, que é o tema de origem de todos estes comentarios!

Tal como o Paulo Fonseca me disse, já lá vão 20 anos no SOLAR 44; "nós não somos inimigos, somos adversários."

Por isso estou de consciência tranquila pois estou perfeitamente à vontade para comentar o que entender comentar.

Desde já lhe digo que há assuntos sobre o Paulo Fonseca que eu jamais farei qualquer comentário. Serão esses, os do foro estritamente privado e familiar.

Os do foro público e político, ele já sabe o que tem a esperar de mim.

Quanto a si, digo-lhe que não quero entrar em desvios de assunto, falando sobre professores do ensino público versus ensino privado, nem tão pouco entre crivagens entre professores titulares e não titulares.

Também não lhe reconheço qualquer moral ou superioridade intelectual ou de outro cariz para vir em tom ameaçador (tipo pidesco) arrolar-se defensora da liberdade de expressão.

Se se sente bem na camisola que veste, se gosta de assistir há interferência policial nas manifestações dos professores, se entende que o governador civil não é visto nem achado no assunto. Fique-se com a sua consciência e passe bem.

"Se se sente bem na camisola que veste, se gosta de assistir há interferência policial nas manifestações dos professores, se entende que o governador civil não é visto nem achado no assunto."
- Palavras suas, nem me vou dar sequer ao trabalho de dissecar esta frase e disse-lhe que nao falava mais do assunto.
Paulo Fonseca? foi o sr que chamou o G.C. para o debate, por isso nao venha agora limpar a sua imagem com graxa e falinhas mansas.

"não quero entrar em desvios de assunto, falando sobre professores do ensino público versus ensino privado..." - Foi o sr que falou, verifique! só o questionei, lembra-se?

"... nem tão pouco entre crivagens entre professores titulares e não titulares."
- Nem sequer falei DESTE assunto!!!

O sr padece de algum problema neurologico ao nivel das sinapses.

Quanto ao termo "pidesco" é utilizado por si com tanta frequencia, que resulta em banalidade e depreende-se que nao tem a percepçao correcta do seu significado.
Trate bem a liberdade de expressao que lhe concederam há 35 anos.

Não preciso de usar de falinhas mansas a respeito do Dr. Paulo Fonseca. Nem tenho medo de ameaças veladas do que me possa acontecer por estar a beliscar a imagem "imaculada" do Dr. Paulo Fonseca.

Mas liberdade de expressão é o que os professores não têm actualmente. Antigamente haviam os inspectores escolares. Agora temos os professores titulares e os outros. Se o professor que não é titular quer ascender na carreira, actualmente tem de se sujeitar à avaliação. O problema começa aí, se o professor titular entende que não se deve avaliar, então o professor que precisa da avaliação fica sem saber como reagir. Fica num impasse e sente a sua progressão na carreira constrangida pela opinião sobre o assunto do professor titular. O professor que gostando ou não, precise da avaliação para poder progredir fica amordaçado perante a opinião dum professor que é titular porque o foi em circunstâncias especiais. Por decreto passou a haver professores de 1ª e professores e de 2ª.

E quem é o mentor desta situação que vai de encontra os ideais de ABRIL. Pois é, é só o Governo Socialista, onde o Dr. Paulo Fonseca tem assento e responsabilidades. Ou estarei enganado?

Nao me vou certamente cansar a responder a essa sua mania da perseguiçao/egocentrica que o leva a pensar que PF se preocupa consigo e com o que dele diz.

Quanto ao Estatuto da Carreira Docente, fique a falar sozinho, nao o debato.O sr nem prof é, fala de ouvido.

Qt ao resto... os governos PSD foram tao exemplares, que ainda hoje este partido se mantem no poder!...

Pois é, é só o Governo Socialista, onde o Dr. Paulo Fonseca tem assento e responsabilidades. Ou estarei enganado?

pois, antonio, se calhar esta enganado. o Paulo tem assento e responsabilidades sim, mas no governo civil..

Então e o Governo Civil não tem nada a ver com a policia, nem com manifestações?

Creio que sim. Pelo menos essa é uma das suas funções.

na expressão que transcrevi, nao foi isso o que voce dizia..

Parece que não sou só eu a queixar-me da mordaça constante operada pelos socialistas.

A jornalista Manuela Moura Guedes vai processar judicialmente o primeiro-ministro por difamação na sequência das acusações do primeiro-ministro, José Sócrates, ao «Jornal Nacional» da TVI, feitas durante a entrevista à RTP.
Em entrevista à RTP1, transmitida esta terça-feira à noite, José Sócrates referiu-se ao telejornal das 20:00 de sexta-feira da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes, como sendo «travestido e feito de ódio e perseguição».

«Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem», afirmou.

Para a jornalista da TVI, estas frases demonstram «que a pessoa que exerce o cargo de primeiro-ministro lida muito mal com a liberdade de informação».

A posição formal da TVI relativamente a esta questão vai ser anunciada, esta quarta-feira, pelo director-geral, José Eduardo Moniz, que estará presente no «Jornal Nacional» das 20:00, segundo avançou Manuela Moura Guedes à agência Lusa.

A subdirectora de Informação da TVI sublinhou ainda o facto de ter sido a primeira jornalista portuguesa a «pôr um processo de difamação a alguém por causa do exercício do jornalismo».

Ao pé desses senhores do contenente sou um anjinho

pois claro, pelos vistos nao e so a manuela ferreira leite que lida com a liberdade de informaçao..

o socrates ao menos nao foi ao ponto de dizer que se suspendia a democracia e a liberdade durante uns meses.. ne?

Aqui tem! Liberdade de expressão laranja, sem mordaças!!!

Largo Salazar é inaugurado em Santa Comba Dão a...25 de Abril

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão incluiu nas comemorações do 25 de Abril a inauguração da requalificação do Largo António Oliveira Salazar, nada mais nada menos do que a figura principal do regime derrubado pela Revolução dos Cravos.

A solenidade está programada para as 17h, com "porco no espeto" e a Tuna de Santo Estevão a abrilhantar a festa.

Segundo a autarquia, muito antes das obras de requalificação do espaço, o Largo agora a ser reinaugurado em Santa Comba Dão já levava o nome de António Oliveira Salazar .

O programa oficial das comemorações do 25 de Abril inclui ainda o lançamento do livro 'Guiné, Saudade e Sofrimento' e exposição do prof.Hugo Coimbra; abertura dos Jogos Desportivos e início do 4.º Encontro Nacional de Escolas/Futebol. A festa do Dia da Liberdade encerra com um concerto da Sociedade Filarmônica Fraternidade de São João de Areias .

O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João António de Sousa Pais Lourenço, é membro da Comissão Permanente Distrital de Viseu do PPD/PSD.

in jornal "Expresso" 22/04/09

Caso não tenha percebido, eu sou de Ourém. Tão pouco defendo a atitude do Municipio de Santa Comba Dão.

Ou esperava que reagisse como os socialistas resignados às tabalhoadas governativas do actual governo. Parece que querem o poder pelo poder. Parecem ter memória curta, primeiro manifestam-se (sob controlo policial com a inépcia do Governo Civil), depois aplaudem-no e defendem-no com unhas e dentes.

Não sofro dessa doença.

E tudo começou no Dr. Paulo Fonseca, esse, segundo o sr. António, Governador Civil dos comportamentos pidescos... é esta a piada? também, mas não a melhor... a melhor é que o mesmo sr. António considera que Manuela Moura Guedes também (?)é alvo da "mordaça constante operada pelos socialistas"... Coitadinha, toda amordaçada..Essa, sim, é que a piada do mês.

Eu, e no caso de ele ganhar as eleições, prevejo já uma atitude castradora da liberdade de expressão por parte Dr. Paulo Fonseca: A ou O Presidente da Assembleia Municipal vai deixar de poder fazer discursos nos funerais...

Olha, Olha, Agarra que é pidesco!!!!

A Manuela Moura Guedes amordaçada?
Ela tem uma boca tão grande!
Isso tinha de ser com um lençol!
Lol.
O António, o Atrólio e o PSD de 3ª ficava bem (porque é a mesma pessoa) com a Manuela Moura Guedes e com o Vasco Pulido Valente no Jornal da TVI.
É só criticar.
Se este António tivesse subido ao poder em Ourém no PSD, a esta hora Ourém e Fátima seriam notícia em todos os telejornais...
Assim, com os que lá estão, é só de x em quando...
Como perguntaria o Batista Bastos: Onde é que você estava no 25 de Abril?

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38