o ambientalista liberal, i

| 6 Comentários

O ambiente é considerado uma causa de esquerda. Os ambientalistas atribuem ao capitalismo a origem de todos os males ambientais. O capitalismo é visto como uma força predadora da natureza porque o capitalista destrói o meio ambiente para obter lucro. O ambiente é considerado incompatível com o lucro.

Para o ambientalista típico, as empresas são inimigas do ambiente e por isso as actividades empresariais devem ser limitadas por leis e regulamentos. O ambiente deve estar acima da economia, diz-se. Os ambientalistas mais extremos dizem mesmo que o Homo Sapiens é uma espécie infestante que está a destruir o planeta. Daí às críticas ao consumo, e à defesa de políticas de controlo de natalidade e da pobreza como modo de vida é um pequeno passo.

(continúa)

joão miranda, in blasfémias, 07/02/2005
editado por pedro figueiredo

nota: este post enquadra-se no estatuto editorial d'o castelo: lampreia de seiça.

6 Comentários

Nunca fui de Polémicas.

Mas penso que qualquer discussão não deve alimentar nem polémicas pessoais, nem deve de todo, desvirtuar este nosso espaço.

Por muita retórica bonita que a pareça justificar. Lamentável.

É no mínimo intragável e vergonhoso ver alguém que ,ao que parece, esteve na génese deste blog corrompe os ideais pelos quais este blog se regia.
De um belo blog sobre Ourém, passámos a ter um blog/twitter de alguém com interesses muito distintos dos dos Oureenses. Estes posts meta-os lá para o seu blog e diga ao tiagogoncalves para os ir ver.

Se quer tanto mostrar a quanto sabe, o quão belas são as suas opiniões pelos menos faça o minimo esforço para as contextualizar numa qualquer realidade Oureense.

"1) O que é o Castelo?
O Castelo é um blog como muitos. Mas é sobretudo um local em que qualquer oureense possa escrever e debater o que muito bem lhe aprover sobre Ourém, concelho e região." - Só mesmo para relembrar.

Tenho usado este blogue,e por isso agradeço a quem o contruiu e mantém,mas sinceramente esta a ser usado como uma quinta de alguem.Penso que assim perdemos todos.

Como é possivel deixarem este gajo escrever aqui.
Tá a dar cabi disto tudo.

Visitande diário do Castelo

pá, para começo, não me parece que consigas safar a tua posição com estes argumentos.

não sei o que raio é «o ambientalista típico», mas não creio que seja apenas essa raça de gente que, por exemplo, se incomoda com as descargas das suiniculturas na ribeira dos milagres. e também não sei que raio de liberal é que defende - ou, vá lá, admite - tal prática. (aqui tenho um problema, não sei como classificar tais descargas, se como capitalistas - este deve ser o apodo para a coisa usado pel'«o ambientalista típico» -, se como selvagens - este deve ser o apodo usado pelo avesso d'«o ambientalista típico» -, se como liberais - este apodo não creio que faça sentido, mas, à cautela e à cão, uso-o distorcidamente, para cobrir a hipótese de que tais descargas não «devem ser limitadas por leis e regulamentos».)

quanto a essa de que «o ambiente é considerado uma causa de esquerda» é um bocadinho tonta, porque sem grande fundamento fora da caricatura. quanto mais não seja porque é também e cada vez mais considerada uma causa de direita. (e apenas isto para não complicar e não perguntar: quem considera e por que é que considera que «o ambiente é considerado uma causa de esquerda»?) faz mais sentido afirmar que o ambiente é considerado uma causa de malta jovem (porque é). ou que o ambiente é considerado uma causa de malta mais escolarizada (porque é). ou que o ambiente é uma causa das gerações mais recentes (porque é). ou que o ambiente é considerado uma causa pós-materialista (esta remete para Ronald Inglehart, um gajo que tem investigado o que chamou de «revolução silenciosa» e «deslocamento cultural» nas «sociedades industriais avançadas»).

um bocadinho tonta é também a alegação de que «o ambiente é considerado incompatível com o lucro». basta perceber o quão crescente é o negócio verde, seja em termos de comércio de produtos biológicos - suspeito que «o ambientalista típico» não enjeitaria esta denominação, embora ela seja também um bocadinho tonta -, seja em termos de investigação, equipamentos e tecnologia com vista à avaliação, controlo e diminuição dos impactos ambientais de determinadas actividades económicas. negócio promovido e suportado por alguns desses «ambientalistas típicos». e talvez até por alguns «ambientalistas atípicos». uns e outros, como os demais envolvidos no negócio, capitalistas provavelmente, até porque - não sei, suspeito - devem querer ganhar dinheiro com a coisa.

Se há prazeres que tenho na vida, um deles é ler coisas escritas por quem tem dois dedos de testa. Que regalo.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38