O concelho de Vila Nova de Ourém durante a Primeira República | Curso livre

| 1 Comentário

Via Fátima Missionária:

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, vai promover o Curso Livre sobre "O concelho de Vila Nova de Ourém durante a Primeira República"

Não existe (publicada em livro) nenhuma investigação cuidada sobre a realidade do concelho na Primeira República. O enfoque tem sido sempre colocado nos acontecimentos vivenciados na Cova da Iria, descontextualizando-os da realidade regional. Com este curso, pretende-se dar a conhecer os espaços geográficos e administrativos, mentais, de vivências comunitárias e conflitos epidérmicos de interesses de Vila Nova de Ourém, durante a Primeira República.

“As elites políticas e oposição republicana no concelho de Vila Nova de Ourém entre 1900 e 1910” e “O concelho de Vila Nova de Ourém e os acontecimentos «singulares» (1917-1919) – A Primeira Grande Guerra; breve relance sobre as Aparições de Fátima nos jornais regionais; O sidonismo”, são títulos de algumas das sessões programadas.

O curso organiza-se em 10 sessões, sendo a última dedicada à abordagem mais exaustiva de alguns documentos e ao esclarecimento de alguns temas controversos. O seu formador é José Manuel Dias Poças das Poças, docente de História no Centro de Estudos de Fátima com um Mestrado em História Regional e Local, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com a tese Vila Nova de Ourém na Primeira República - O Conflito Político-Religioso.

O curso decorrerá nas instalações do MASE às terças-feiras de 3 de Março a 5 de Maio de 2009 das 18h30 às 20h00.

A data limite de inscrição é 27 de Fevereiro, estando este curso limitado a apenas 30 vagas. Informações e inscrições através do n.º de telefone 249 539 470 ou do e-mail museuartesacra)a(consolata.pt. Consulte desdobrável com ficha de inscrição.

Preâmbulo

Apesar de periodizado entre 1910 e 1926, o curso não será estanque. As questões e polémicas levantadas pela vigência do regime republicano têm de ser vistas num perspectiva ampla, enquadrando a crise e falência do próprio liberalismo da segunda metade do século XIX. Abordaremos, genericamente, as grandes linhas da crise da Monarquia Constitucional, no pressuposto de que, reconstituir esse pano de fundo, nos ajudará a perceber o período em estudo.

Tentaremos proceder a uma caracterização do concelho de Vila Nova de Ourém, partindo da interrogativa – “Que espaço era o de Vila Nova de Ourém?” – para abordar questões de descoberta de identidade local como zona histórica ocupada por uma determinada comunidade. São variáveis de inferência as necessidades e ideologia desta sociedade rural, o seu sistema de crenças religiosas, princípios e estratégias ideológicas. Por outro lado, impõe-se tentar perceber quais foram as dinâmicas religiosas no concelho, já que o regime republicano obrigou o catolicismo a encontrar novos equilíbrios em relação ao poder político e à sociedade.

Abordaremos finalmente quais os principais actores deste espaço – Vila Nova de Ourém - e qual a sua movimentação de poder ao longo da Primeira República, bem como os problemas sociais e económicos que lhes despertaram a atenção.

Gonçalo Cardoso | FÁTIMA MISSIONÁRIA

1 Comentário

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38