Uma visão

| 8 Comentários
Há uma entrevista a Virgílio Antunes, o reitor actual do santuário de Fátima, na última edição do Jornal de Leiria (n. 1281, 29.Janeiro.2009, pp. 16-17). Seguem algumas das suas respostas.
"Fátima pode desenvolver-se e crescer de forma harmoniosa sendo ou não concelho. Se vier a acontecer, a criação do concelho será positiva, porque pode provocar um grande dinamismo local e faria muitas pessoas felizes. Seria um sinal de que Fátima cresceu e que tem meios para continuar a afirmar-se. O desejo de autonomia é natural e justifica-se" (p. 17).
"Tem havido muitas dificuldades em considerar-se que o turismo religioso é turismo. Trata-se de um sector que movimenta milhões de pessoas, que devem ter um tratamento adequado e serem respeitadas, mesmo que as suas motivações sejam exclusivamente de carácter religioso. O turismo da região não deve ser discriminado por ser marcadamente religioso" (ibidem).
"[A administração central] Tem olhado pouco para Fátima. Gostava que isso se alterasse, a bem dos peregrinos. Por vezes, até tenho vergonha de levar estrangeiros a algumas partes da cidade [de Fátima] e da região. (...) Em Fátima, temos pontos que quase nos envergonham, como algumas estradas e passeios e o próprio urbanismo" (ibidem).

8 Comentários

uma visão, um pouco afunilada, mas não deixa de ser uma visão... e, é claro, que importa sempre ouvir, nem que seja para contrapor. isto para dizer que é um bom destaque aqui no castelo. afinal de contas, para o bem e para o mal, esse senhor é uma espécie de papa cá da terra e nem sempre ouço falar muito dele. talvez ande desatento. provavelmente...

I had a dream!!

Temos aqui já um discurso e uma pessoa bastante diferente de Luciano Guerra. Para melhor? Não sei, o tempo dirá.

O Santuario tem uma moral para falar do resto de fatima...E uns pavilhoes onde os peregrinos,contribuintes do santuario,pudessem tomar um banho e descansar um pouco as entradas de fatima ?

Ou ando eu muito distraído, ou é Fatimica que anda. É que precisamente o Santuário tem um espaço de apoio aos peregrinos, com banhos e camas, no Centro Paulo VI.

Também há os espaços onde se tratam os pés feridos e cansados.

É evidente que não seria possível conseguir ter espaço para todos os que visitam Fátima nas grandes peregrinações. Mas que há alguma coisa e já há umas dúzias de anos, isso há.

Pois... também há quem tenha vergonha de entrar no santuário, afinal foram só 60 milhões de euros na construção da nova basílica. Uma obra paga a pronto com verbas próprias do santuário, grande parte proveniente das esmolas dos peregrinos. Não haverá aqui motivos para vergonha?

O amigo Joao Filipe ta a ver Fatima,concelho de Ourem ? Portugal ? vc conhece mesmo isso ? Os poucos baleneários ke existiam foram encerrados ha anos...esse dinheirinho da basilica dava para um pavilhao,simples,sem folhas de ouro,a entrada ,principalmente do norte e de ourem,de onde veem mais peregrino...o meu amigo nao sabe...e fala


E kem tem duvidas k o turismo é religioso? k outro pode ser? E acha k é descriminado? eu tb, tem piada! pago por tds, catolicos ou não! com todas as benesses k isso implica!
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=19437&seccaoid=8&tipoid=101
E mesmo assim ainda acha que a administraçao central tem olhado pouco por Fátima? Olhe k nao!
E tem vergonha de mostrar Fatima aos estranjas?
Pode sempre trazê-los à sede de concelho: tá mais airosa, evoluída e com menos buracos nas estradas.
Tanto, que às vezes chego a baralhar-me e nao saber se Fatima pertence a Ourem ou se Ourem pertence a Fatima!!!
"- Pode-me dizer onde fica Ourem?"
"- Olhe, fica perto de Fatima, qd lá chegar pergunte!"

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38