Ourém a promover p'ra terra não morrer

| 9 Comentários

Publicamos o seguinte texto que o José Alves nos enviou por e-mail:

Caros amigos Oureenses, é agora ou "nunca", nota-se cada dia que passa que Ourém "morre ", falemos doutro modo:

- Já Observaram os seguintes fluxos de movimento de pessoas: - mercado municipal ao Sábado e também às Quintas-Feiras.

- Quantidade de Lojas e espaços Comerciais que estão na Cidade à Venda e para Alugar.

- O movimento e quantidades de vendas nas actuais lojas da cidade.
Assim vê-se que há a necessidade de fazer uma avaliação e ter em conta também estas observações.

Para planear um Futuro Vivo é preciso administrar "Vitaminas+Ferro+Magnésio+......." agora, já ! MAS COMO,? EIS A QUESTÃO !
A Câmara dar condições vantajosas a novas empresas que queiram instalar-se na cidade/concelho. Investir e promover Ourém juntamente com empresas já sediadas.
Avançar com a alteração do PDM, para "travar" o despovoamento e abandono das terras. As pessoas têm terrenos e não podem construir as suas casas e dos seus filhos. E que o IC9, seja uma "via real" para melhorar as comunicações rodoviárias para ajudar desenvolver a "promoção". Meus amigos o que acontece aos nossos filhos quando terminam o 12º ano ? Exacto, vão estudar para fora, estagiam e ficam a trabalhar por lá, e só regressam ao fim-de-semana. Porquê tem que continuar esta "FUGA" de profissionais qualificados para as outras cidades? Resposta: Ourém não tem, não cria, não promove. E as empresas que existem não conseguem oferecer oportunidades para fixar estes jovens. Claro, é uma enorme crise que estamos a Viver ! Mas não se pode desistir ! Desistir de lutar é darmos como vencidos ! Vamos todos, trabalhar para põr OURÉM no Mapa ! Não está em causa as cores partidárias, mas sim a vontade colectiva de todos !
O tempo não perdoa ! O tempo que se perde com rivalidades e com a falta de iniciativa e de acção durante estas décadas, leva Ourém a este estado Real !
Fica aqui a pergunta : Ourém tem o que precisa para ser uma cidade dinâmica, cheia de vida ?

9 Comentários

Bem, este diagnóstico não é novo. Não é nada novo. A questão é que isto tem tudo a ver com política, políticos e cores partidárias. É uma ilusão pensar que se vai fazer a diferença com os mesmos políticos e muita união. Não é por os dirigentes municipais serem más pessoas, é porque as suas ideias já se gastaram há muito. E a união "supra-partidária" não funciona, porque quem manda desconfia sempre de todos (que podem querer roubar-lhe o lugar). Conselhos e boa vontade nunca conseguirão passar. Basta ver como decorre a maioria das discussões nas Assembleias: as maiorias "sabem" sempre tudo e as oposiões NUNCA têm razão.

Talvez a solução para todos esses problemas (ou para a maior parte deles) possa vir do outro lado da barricada... não, não falo do PS, ... falo do CDS-PP... daquele partido que nas últimas eleições se bateu em questões tão fulcrais como a derrama mas se calhar o que faltou foi explicar a todos os munícipes o que isso é, porque correram o risco de só quem efectivamente a tem de pagar, a um preço insuportável, saber do que se falava.
Já alguém pensou em dar, no mínimo o benefício da dúvida aos democratas cristãos? Não? Fazem mal...
Vejam e depois digam qualquer coisa... http://www.partido-popular.pt/detalhe.asp?id=749

Trascrevendo:
"Os autarcas democrata-cristãos assumem o compromisso de promover uma gestão eficiente, equilibrada e transparente dos serviços públicos autárquicos reduzindo, em simultâneo, a pesada carga fiscal que hoje onera tanto as famílias como as empresas. A redução dos impostos locais (IMI, IMT e Derrama) constitui um factor decisivo para promover e favorecer a família, dinamizar o tecido social e económico e contribuir para a criação de mais postos de trabalho e de mais riqueza ao nível municipal, bem como para fomentar políticas urbanísticas, de desenvolvimento, de combate à desertificação e de recuperação de concelhos do interior."

Anticatarino: estou a perceber que o Avelino Ferreira Torres afinal foi um acidente de percurso
Abraços

Pedro Lopes: Por outras palavras, querias dizer ...

Queria dizer, como bem percebeste, que nem sempre os autarcas democratas cristãos assumem o compromisso da gestão eficiente e equilibrada como foi o caso de Avelino Ferreira Torres. Em termos de autarcas DC apenas admiro o Daniel Campelo que, mesmo depois de ter sido suspenso pelo partido, se manteve fiel aos seus principios sendo agora o unico presidente de câmara do CDS-PP.
Já agora uma nota importante, sou completamente apartidário. Estou-me nas tintas se um politico é do CDS ou do Bloco de Esquerda. Só me preocupo com a gestão eficiente e equilibrada que mencionas. Já o disse aqui várias vezes o principal cancro do país vem dos aparelhos partidários, daqueles individuos que nada mais fazem para além de reunir donativos, lobbies e interesses para o partido e que depois necessitam de obter a respectiva compensação.
Abraços

Tenho de concordar contigo em tudo mas, além disso, quem governa raramente é o mais talentoso mas sim o mais influente (graças ao partidarismo) e como tal precisa de muitos favores para chegar ao topo, favores esses que mais tarde vai ter de pagar... ou compensar, ... é que mesmo o que é gratis nem sempre é de borla... e lá vai mais um licenciamento "manhoso"... um cargo bem (mal) preenchido... enfim, mais do mesmo

No caso concreto de Ourém, que me referi no post anterior, acredito piamente que aquela senhora (que tem uma vida aparentemente muito preenchida na sua própria profissão - Advogada) era a menos má da última campanha:

1º porque nunca pensaria em ganhar, e como tal não tinha nada para "por à troca" de ante-mão com ninguém, o que me leva a crer que esse tipo de "levar às costas" nem sequer existe para aquelas bandas...

2º Há muito que o cds saiu daquela colmeia (camara municipal), é meio caminho andado para cortar os "vicios instalados" pela raiz;

3º Entre os outros dois (PS e PSD), a única diferença é mesmo só o D!

Eu sou daqueles que tive de sair do meo concelho para poder exercer a minha profissão. Porquê?
Porque Ourém (ou os seus responsáveis) esquecem-se que as empresas procuram municípios onde os impostos são mais baixos. Refiro-me, como fiz no post anterior, à "Derrama", que é um imposto cobrado às empresas. Cabe ao município definir esse valor... cabe ao municipio decidir se quer ser competitivo ou "lucrativo"... Ah, peço desculpa, não cabe ao município, cabe-nos a nós eleitores... o municipio apenas (deve) executa(r) as vontades da maioria dos eleitores...

Cada vez mais me convenço que muitos daqueles empresários que correm as almoçaradas todas do partido que (aparentemente) mais lhe promete, ainda não pararam para pensar no assunto...

Concordo plenamente com a promoção de Ourém, com vista ao desenvolvimento do concelho, só não estou é a ver como, há algum tempo li um artigo em que era intenção da câmara construir uma pista de autocross devidamente infra-estruturada na zona do Escandarão/Gondemaria, se for verdade, de facto é uma grande lacuna no concelho, vai-nos trazer muitos milhoes de investimento, postos de trabalho, derrama, etc. acho até que devia de ser considerada PIN, de facto aquela zona só serve mesmo para isso, está muito mal servida de acessos, depois digam que devemos promover Ourém, em quê? Com quê? Bem podemos sempre falar da derrapagem do novo edifício da câmara.

Por falar em pista de autocross, que é feito da pista de autocross do Casal dos Bernardos, mais conhecida como pista do "Vale Escuro"? Já há uns 8 ou 9 anos que não oiço falar dela? Se alguém me souber dizer, agradeço.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38