Trabalhos nublosos

| 2 Comentários
Aconteceu na passada sexta-feira uma sessão da Assembleia Municipal. E pode dizer-se que continuam a ser mais do que evidentes os indícios da desqualificação e de desvalorização desse órgão em que parece apostar a maioria social-democrata. O exemplo mais flagrante disso mesmo foi a alteração à «ordem do dia», com a introdução de um ponto no âmbito do qual a Câmara Municipal solicitava autorização para participar numa empresa que prosseguisse o apoio ao sector vitivinícola local. Apenas o representante da CDU votou contra tal alteração, manifestando não ter tido tempo para apreciar devidamente tal matéria. Matéria que, convenhamos, não é de somenos e que, pelo que pareceu, os demais grupos municipais também não pareciam dominar. Porém nada disso obstou. Quase no final da ordem de trabalhos foi abordada a questão. O pedido de autorização foi aprovado por larga maioria. E isto sem que se percebesse claramente os contornos tanto da constituição quanto do espectro de intervenção da referida empresa. Quando se espera que a Assembleia Municipal seja o forum de apreciação e de controlo consequente da acção da Câmara Municipal, mal anda a procissão quando aquela, a Assembleia Municipal, praticamente é transformada num órgão protocolar, activado sobretudo por motivos formais e não tanto por motivos políticos e pelo princípio da administração responsável e transparente.

2 Comentários

Caro Sérgio.
Essa prática já é antiga.
O PSD tem feito o que quer na Assembleia Municipal e na Cãmara, ao abrigo da protecção dos votos e membros que detém nos órgãos.
Todavia, estranho como é que a bancada do Partido Socialista votou favoravelmente, ou não se absteve, perante tal facto.
É que assim, os eleitos do PS continuam a "amparar" estas práticas reprováveis da maioria.
Abraço

Enquanto não houver alterações profundas nos órgãos do poder local, nomeadamente o reforço das competências das Assembleias Municipais (com especial realce para o reforço do seu papel fiscalizador em relação ao poder executivo), estas continuarão a ter um papel quase decorativo na vida política dos municípios.
Algo que também deveria mudar futuramente é o assento, por inerência, dos Presidentes de Junta nas Assembleias Municipais, pois desvirtua por completo as eleições para este órgão.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38