Era uma vez um depósito

| 21 Comentários

Era uma vez um depósito, originally uploaded by O Castelo. Fotografia de Alexandra Santos

Fotografias da demolição do velho depósito de água em Ourém. Podem ver toda sequência aqui.

21 Comentários

2000 km na~o conseguem atenuar a raiva (sim, leram bem).

digam o que disserem (os votos e a sabedoria do povo e tal), oure'm na~o merecia ter esta escumalha 'a frente.

Há video disso, depois envio...

Um dia muito triste para todos os Oureenses! (Mais um!!!!) Há coisas que certas pessoas insistem em destruir, não dando o seu devido valor histórico. Aperta-me o coração e quase me escorrega uma lágrima pela face ao visionar as fotografias do nosso velhinho deposito. Mais não digo…

Tenho pena... muita pena mesmo... tenho tanta pena que o depósito não tenha caído para cima dos que estão em frente da Câmara de Ourém...

Lágrimas sobre sangue derramado. Mais uma vez, toda a gente comeu e calou. Só agora é que lamentam. Este blog foi dos poucos que não se calaram antes de terem deitado abaixo o velho depósito. Isto só mostra que em Ourém não existe iniciativa dos habitantes, não existe cidadania, não existe comunidade. Não existe um verdadeiro sentimento de pertença. Apenas alguns tem orgulho na sua cidade. Para o resto, o concelho é Fátima e o resto olha para a paisagem ou para o seu quintal ou pinhal. Mais uma prova que Ourém é uma cidade administrativa, não é um símbolo e sede de concelho.

Triste e surprendido. Nunca pensei que o fizessem.
Ourém vale mais que uma Câmara. A Câmara vale mais do que quem lá está, seja quem for.

Não é assim que se deixa de meter água...

Tenho pena de vêr desaparecer o depósito que vi grande, enorme, sentado no baloiço. Na altura parecia-me grande. Afinal não era tão grande que resistisse à pequenez de alguns. Tenho pena.

A mim o que me preocupa é o que se vai construir ali, com dinheiro que também me sai dos bolsos.

há nomes que se tornam impronunciáveis, consequência do vazio que abrem. mas da ignomínia dos pequenos, com coração de alvenaria, não há que falar. do nojo que suscitam também não.

Não consigo deixar de ficar incrédulo com algumas coisas que são aqui ditas. Parece que existe um enorme défice democrático aqui no blog e tb em alguns habitantes do concelho. Sim, porque este programa do executivo foi sufragado em devida altura e local próprio:eleições e por muito que custe a alguns, a mais elementar regra de democracia impõe a aceitação dos resultados eleitorais!!! Ou então, em Ourém somos todos uma cambada, que vota cegamente na mesma força política desde os primórdios da realização de eleições livres.

Haja humildade democrática!

O rpp está a confundir democracia com destruição de património. Votar em alguém não é passar um cheque em branco. Se olhar para o programa eleitoral do PSD de David Catarino, está lá escrito no artigo 14º:

Construção do Edifício dos Paços do Concelho, já adjudicado.

No entanto, era necessário destruir um depósito da década de 40, com um valor histórico muito grande para Ourém, para se construir os novos paços do concelho? Era mesmo necessário? Depois podemos também falar da necessidade do edifício e da sua real utilidade. A requalificação urbana não passa pela valorização do património? Mais à frente no artigo 20:

Continuação da política cultural e desportiva do município centrada na parceria com associações, no apoio à prática desportiva para todos, no apoio às actividades e investimentos das associações, na recuperação de património histórico e no apoio às publicações.

Parece que a recuperação de património histórico para o PSD Ourém significa recuperação de adegas.

Caro RPP, alguém que é eleito para um cargo local não lhe dá o direito de fazer tudo o que lhe surge na real gana! E sobretudo, um presidente da câmara não tem o direito de destruir um património da cidade. Além de que a cidade deve estar acima de qualquer um, de qualquer cargo.

Estou magoado :(

Já tinha ouvido uns rumores, mas sempre pensei k as pessoas k estão na Câmara, tivessem pelo manos 2 (dois) neurónios, e pensassem um pouco mais! Enfim....

Passei longas tarde nos baloiços k haviam ao lado deste depósito. Muitos de nós passaram e certamente k se lembram….

Demolir património, para construir uns escritórios novos com Ar Condicionado!... LoL

Podia falar um pouco sobre o interesse ou ñ dos novos paços do concelho, mas neste momento faltam-me as palavras politicamente correctas para descrever o k me vai na alma, e ñ me kero baixar ao nível desse bando que nos "lidera".

Relembro apenas k no concelho vizinho de Torres Novas, há vários desses depósitos espalhados pelas aldeias, todos eles recuperados!

No nosso concelho há pelo menos mais um, mas felizmente ñ está sobre a alçada desta escumalha. É o velho depósito de abastecimento das locomotivas a vapor, na estação de CP de Caxarias, devidamente recuperado e contextualizado com um parque de estacionamento de apoio à mesma. (poderá haver mais, mas ñ conheço ou ñ me lembro)

Segue-se, agora, os moinhos por detrás das escolas, e depois os Castelos!

P.S: Continuem a votar neles…..

Caro rpp, um dos direitos e deveres mais importantes da Democracia é o de não permanecer retraído e calado.

Haja participação cívica e espírito crítico.

(Recordo-lhe que a Democracia pede o apoio de todos, mesmo das minorias. As pessoas que pensam incomodam? É saudável, este tipo de discussão.

abaixo os castelos também...
não há-de tardar muito...
francamente...

Relativamente aquilo que disse, quero aqui acrescentar que mantenho na íntegra o anteriormente afirmado. Nunca foi minha intenção criticar a democracia, ou o inolvidável direito à liberdade de expressão. Acho é que o termo " escumalha" é um pouco impróprio para aquilo que deveria ser a finalidade desta discussão...

Acredito que em Ourém, a forma de estar de todos os que fazem oposição, começando pelo presidente da concelhia do PS é grosseira, irresponsável e tem em vista apenas interesses pessoais, levando com isto, a que a oposição se faça por arrastamento de ideias de alguns. Não critico o conteúdo, mas a forma, essa é sem dúvida a pior, com alguns laivos de demagogia. Não quero com isto dizer que me identifico totalmente com todas as decisões tomadas, mas acredito que com bons modos e com oposições responsáveis, seria possível alterar o rumo dos acontecimentos

O rpp está a fugir à questão. Concorda com o abate do depósito ou não? Gostou de o terem deitado abaixo? Fez-lhe alguma diferença? Acha mesmo que era necessário deitar abaixo o depósito? Aqui ninguém está a falar em PS ou oposição, ou outro partido qualquer. Estamos a falar de um acto decidido por uma equipa camarária autista, que de defesa e respeito pelo património histórico de Ourém, está-se simplesmente nas tintas. Não fuja à questão. Por acaso o partido que está no poder é o PSD, mas poderia ser outro. Os franchisings partidários costumam estar divididos entre PS ou PSD. O resto tem exclusividade em algumas zonas. Portanto, pelas suas críticas ao presidente da concelhia de Ourém, o seu assunto é outro. Que nada tem a ver com esta discussão, não acha? Cumprimentos,

Como já disse anteriormente, penso que a queda do depósito de água, e na minha modesta opinião, não possui uma importância tal, que justificasse a sua não destruição. Não possuo informações que possam justificar uma tomada de posição mais fundamentada. Se me falassem de uma igreja, uma ponte, um fontenário, os castelos, enfim algo com mais projecção. É que ao contrário do que aqui tem sido dito, Ourém não são só os habitantes do centro da cidade, mas sim Caxarias, Seiça, Freixianda, Rio de Couros, Gondemaria,etc. E para esses, (talvez esteja enganado), essa não será uma questão assim tão cara.

Por outro lado, alguns termos aqui utilizados não são próprios de um debate que se quer esclarecido e civilizado!

Pergunto: Era possível, tendo em conta o princípio de construção de novo edifício, suprimir a sua demolição, sem pôr em causa o projecto?

Eu não tenho nada contra o presidente da concelhia do PS, acho apenas que exista algum show off em determinadas alturas e que depois na prática são tomadas atitudes incoerentes e contraproducentes até!

Pergunto: Houve algum protesto, petição, forma de pressão junto do executivo municipal, para evitar este desfecho?

Já agora, se estamos em democracia (não confundir com autismo!), será possível imaginar, que para alguns oureenses esta não seja uma questão tão cara, como a que vem aqui sendo retratada no blog. Aceito que esta é uma decisão longe de ser pacífica, mas se existem alguns que são contra, por certo existem outros cuja opinião é favorável.

rpp escreveu: acredito que com bons modos e com oposições responsáveis, seria possível alterar o rumo dos acontecimentos

na~o sei em que planeta este senhor vive. no meu, a gentinha (para na~o dizer escumalha, o respeitinho e' muito bonito) que esta' 'a frente da ca^mara achou que eles nem eram dignos de uma sala para trabalharem.

rpp escreveu: mas se existem alguns que são contra, por certo existem outros cuja opinião é favorável

ate' agora, ja' foram encontrados bastantes gambuzinos a favor.

Não estarão alguns a confundir a demolição do velho depósito com a construção da nova sede camarária? É que sinceramente não consigo achar valor patrimonial ou arquitectónico áquele velho depósito, mas também não sou nenhum entendido na matéria, tenho é a minha opinião.... será que as pessoas que não o queriam demolido o queriam pintado de branco e com umas letras garrafais a dizer 'OUREM', à boa maneira do alentejo ou estação de combóios?

P.S Quero ressalvar uma coisa, a opinião que aqui deixo é isso mesmo, não passa da minha opinião, logo susceptivel de contraditório... dei-a sem saber do real valor arquitectonico do edificio, se por acaso o tem e está classificado o caso muda de figura, aí, apesar de eu não gostar tem de prevalecer esse mesmo valor, sob pena de termos os concelhos e localidades do país ao gosto dos autarcas e não dos municipes...

Foi com grande tristeza que vim ao centro do universo e soube que o velhinho depósito tinha siso derrubado :( ! Como já aqui disseam, aquele "equipamento" de outros tempos era um simbolo para todos nós, um simbolo de infancia, de brincadeiras, que recordei quando soube da noticia com outras pessoas que partilhavam a mesma tristeza e partilharam em tempos as mesmas brincadeiras. Em Caxarias, o tambem velhinho depósito, resistiu as obras da estação por vontade do povo, que se uniu para o salvar e recuperar, tendo sido e continuando a ser um simbolo para aquela vila. E o que se segue?? Os castelos?? Os moinhos?? Dos moinhos, já pouco resta. Não dou dez anos para a area ser completamente ocupada por habitações. A antena ainda é o menos, pois está a servir parte da população. Dos castelos, como alguem disse, mandem abaixo e façam lá um campo de golfe!!!! Será que o actual edificio da Câmara resistirá por muito tempo??? Se o D. Nuno tivesse virado ao contrario e tivesse visto esse evento, penso que não acreditaria e que se tinha ido embebedar pra Ginginha!!! Como oureense que sou, embora emigrado numa outra freguesia ( lol ), estas coisas preocupam e devem ser faladas, para pelo menos tentar chamar a atenção, de quem realmente pode fazer alguma coisa para que situaçóes destas não se repitam. Cumprimentos a todos e fiquem bem.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38