resultados das autárquicas online

| Sem Comentários | No TrackBacks

o ministério da justiça disponibiliza online um interface para os resultados das eleições autárquicas para quem pretender construir aplicações usando os resultados. podem ler a comunicação na íntegra na continuação do artigo.

É já possível aceder aos resultados das eleições através de Web Services.

O que são Web Services?
Existem diversas definições para Web Services, talvez uma das mais sucintas seja: “Web Services são componentes de software passíveis de serem descritos de forma standard (WSDL) e capazes de serem acedidos por protocolos de rede também standard, como SOAP em HTTP”. No contexto das eleições significa que os resultados deste processo eleitoral podem ser consultados também a partir de uma qualquer aplicação desenvolvida em qualquer sistema operativo.

Como utilizar estes Web Services?
O procedimento será importar este WSDL para um ambiente de desenvolvimento e criar um cliente para os respectivos Web Services. Existem diversos ambientes de desenvolvimento que suportam a criação destes clientes de forma automática.

Quais os dados que posso aceder?
Os dados disponíveis são: Resumo de mandatos e Presidentes, comparativo de Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Assembleia de freguesia, Resultados de Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Assembleia de freguesia e Presidentes eleitos. Todas estas funcionalidade estão representadas de forma standard no WSDL.

Que dados necessito para chamar estes Web Services?
Todos estes Web Services têm parâmetros de entrada. Alguns necessitam do código geográfico outros apenas do código de distrito. O código geográfico (codGeo) tem 6 caracteres de comprimento e é composto pelo código distrito (codDist) mais o código concelho mais o código da freguesia (cada um com duas posições). Estes códigos podem ser consultados aqui. Como exemplo o código geográfico (codGeo) para:

  • O Distrito de Leiria é: 100000
  • O concelho Peniche (Distrito de Leiria) é: 101400
  • A freguesia Ferrel (Distrito de Leiria, concelho Peniche) é: 101406
Em particular para Portugal o código geográfico é:
  • 230000
Como exemplo para o código de distrito (codDist):
  • Leiria é: 10
  • Portugal é: 23

Como posso testar?
Irão estar disponíveis dados para efeitos de testes. Estes dados representam resultado das eleições anteriores.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/878

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38