Reflexão de um Bombeiro

| 2 Comentários

Recebemos o seguinte e-mail do 2º Comandante dos Bombeiros de Caxarias:

Caríssimos
Em primeiro lugar queria felicita-los pelo trabalho que está a ser desenvolvido através do v/ blog.

Chegou á minha mão um documento escrito por um elemento deste Corpo de Bombeiros que não é mais que uma refelexão pessoal sobre os incêndios do inicio deste mês, atendendo ao seu conteudo acho que deve ser lido por mais pessoas pensei em partilha-lo convosco, para o caso de haver interesse na sua publicação.

Caso queiram efectuar a sua publicação já tenho autorização do seu autor.
Sem outro assunto,com os meus cumprimentos,
Paulo Major
2.º Cmdt BVCaxarias

Neste feriado de 15 de Agosto, tive oportunidade de percorrer as estradas das freguesias de Espite, Urqueira, Olival e Caxarias, onde o verde deu lugar ao vermelho abrasador das chamas, e agora à escuridão desoladora das cinzas. Ecoava então na minha mente, a sirene dos bombeiros e recordava aquela sexta-feira:

“Passavam poucos minutos das zero horas, e já o dia se adivinhava de terror para o nosso Concelho; o fogo lavrava nas encostas de Pombal, Albergaria, e ameaçava as povoações de Espite e Resouro.

O único Grupo de Primeira Intervenção (GPI) da nossa Corporação já vinha a combater arduamente as chamas há mais de 18 horas ininterruptas, quando, pela manhã, as chamas aproximavam-se perigosamente do Resouro e Casal Dos Bernardos. A sirene chorava desesperadamente... chegavam os meios humanos, mas não havia mais carros para prosseguir. Trabalhando em equipa, e face a uma luta desigual, foram pedidos reforços a outras Corporações pois as línguas de fogo lambiam e consumiam tudo no seu caminho. Estiveram presentes bombeiros de localidades tão distantes como Castelo Branco, Samora Correia, Alcanena, Golegã, entre outros, todos eles sacrificando-se em prole das vidas e bens que o inferno ameaçava engolir.

Mesmo sendo muitos, não chegávamos para acudir a todos os pedidos de socorro e foram inúmeras as casas que se salvaram por mérito dos seus moradores. Mas ao contrário de rumores que por aí se ouvem, também foram muitas as vidas e bens que salvámos, enquanto os nossos próprios pinhais, e sobretudo as nossas casas e famílias também corriam perigo e enfrentavam as chamas conforme podiam. A isto se chama solidariedade, e em troca exigimos apenas aquilo que merecemos – Respeito!

Foi finalmente na madrugada de sexta- feira para sábado que o esforço físico e quase exaustão dos bombeiros se mostrou recompensado, pondo termo a um incêndio que vinha devastando a paisagem, haveres e vidas humanas desde Pombal. Há quem diga, mais uma vez, que o trabalho dos Bombeiros foi infrutífero mas, afinal de contas, não foi aqui que o fogo debelou, mas foi aqui que morreu.“

Fazemos votos para que esta negra experiência sirva de lição; para que se mantenham limpas as matas, e principalmente para que não se acumulem lixos junto das habitações, porque só com o esforço de todos podemos evitar que dentro de 20 anos a nossa terra seja devastada pelo mesmo flagelo.

E já agora, que venham inscrever-se todos aqueles que tanto têm a dizer de mal pois na luta para a paz não pode haver lugar para rancores.

C. Fonseca
Aspirante a Soldado da Paz de Caxarias

2 Comentários

Como repórter de telejornal, trabalhei intensamente na cobertura dos incêndios, na nossa terra, mas também no país todo. Fico escandalizada quando oiço patetas a tratar mal os bombeiro, porque estes últimos tudo fizeram para evitar o pior. Vi-os a trabalhar dias à fio, sem descanço, arriscando muitas vezes a vida. Aproveito para deixar aqui a minha admiração pelos bombeiros do concelho e do país em geral. Obrigada.

O que dizer,o que fazer e o que se deve sentir quando so ouvem criticas por parte das populações em relação aos bombeiros.Sou bombeiro em Ourém e a revolta ás vezes toma conta de nós.
Tenho colegas que são um espectáculo,são uns heróis e mais de que ser grandes bombeiros,eles são uns grandes homens.

Será ridiculo e uma estupidez responder?Ter do ouvir e calar?
Não sei...
O exemplo vem de cima,depois de algumas declarações que ouvi e li por parte de alguns presidentes de juntas na comunicação social e no próprio local das tragédias,ouvir criticas dos populares é um mal menor porque se percebe a aflição das pessoas no momento.
É triste culparem os bombeiros por ter ardido o que ardeu,aqueles são injustiçados são os que mais trabalham para evitar as tragédias sem olhar a esforços,sem descançar horas e horas a fio para proteger o que é dos outros.
Estou de acordo quando o meu comandante apelidou certos mirones com altas responsabilidades e que deviam de dar o exemplo de " treinadores de bancada" porque realmente só mandam papos para o ar e não acertam em nada.
Esses altos individuos deviam dar o exemplo na ajuda aos bombeiros e foram o que menos fizeram a não ser criticar.
Também há aqueles que fizeram um excelente trabalho que tiveram no terreno e sentiram na pele o que passa um bombeiro,para esses também um louvor.Quer na logistica,quer no apoio ás populações e bombeiros.
Se é verdade que houve muita gente a trabalhar,e a lutar no combate ás chamas e na ajuda a evacuar os idosos que viam suas habitações em perigo,também havia aqueles que assistiam a um espectáculo grandioso de fogo de braços cruzados.
Para esses só uma palavra...Estúpidos.
Para todos o que lutaram para salvar e evitar a tragédia só uma palavra... BRAVO...
Vida por vida.
Um abraço.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38