O mal-amado

| 7 Comentários | No TrackBacks
É sintomático que ano após ano, entre tantas entidades e personalidades que são agraciadas pelo município de Ourém, as luminárias responsáveis jamais tenham considerado Sérgio Ribeiro pessoa merecedora desse reconhecimento. É isto a pequenez em acto. Reincidente.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/708

7 Comentários

Atrevo-me, à sucapa, a propor um abaixo assinado, daqueles que se fazem na web, a propor que Sérgio Ribeiro, José Alho, Prof. Ferraz, etc, ponham as divergências políticas que têm de lado e que, pondo Ourém em primeiro lugar, tirem pelo menos a maioria que está na câmara de lá.
Pela nossa saúde!
Quem assina?

Duas quetões:
1º Realmente parece incrível que nunca ninguém se tenha lembrado do Dr Sérgio Ribeiro, indiscutivelmente uma das personalidades mais insígnes deste concelho!!!!!Talvez porque é militante do PCP.....as pessoas não queiram "ver" toda a sua categoria....mas é pena, muita pena.
2º Concordo incondicionalmente com o abaixo assinado...era um acto de inteligência e de "caridade" para este Concelho.

Hesitei antes de comentar... mas se tudo comento porque não comentar isto?
É curioso. Todos os anos, pelo mês de Junho, há quem me pergunte ou se já fui "medalhado" ou porque é que ainda não fui para tal escolhido.
Agora, de forma amiga e indirecta, vem a público a pergunta que anualmente há quem me faz em privado. E pública torno a minha habitual resposta: "...ainda bem que me pergunta(s) porque é não fui escolhido e não porque é que fui escolhido!...".
Se calhar a Maria (obrigado, Maria) tem razão... e nada me leva a deixar uma militância de quase 50 anos, que é a mimha pele e não a minha farda.

Quanto à outra questão que aparece nos comentários - de pôr de lado divergências políticas com os meus amigos Zé Manel Alho e Zé Ferraz - fique muito clarinho que respeito as suas convicções e opções, como respeito as de qualquer um que as tenha de boa fé, e que esse é o meu ponto de partida para todas as convergências possíveis. E também afirmo, com igual clareza, que quem pode tirar a "maioria que está na câmara de lá" é quem vota e não a vontade de dois ou três. Estes dois ou três apenas têm a obrigação de ajudar a esclarecer todos, de ajudar a que todos tomem consciência de quão importante isso seria para cada um e para todos.
Pelo meu lado, continuarei a fazer o melhor que sei e posso.

Acho que colocou uma questão curiosa: a convicção política.
Eu, que confesso não ser ideologicamente de esquerda, vejo na direita uma falta de passado político (resistência ao fascismo, luta pelos direitos dos trabalhadores, etc) que leva à falta de escrúplos (para não dizer de vergonha!) que hoje está aos olhos de todos.
Esta nova geração de políticos, que também já chegaram à nossa pequena câmara da nossa pequena terra, feitos com fermento e não através da luta, convicta e continuada por um ideal, seja ele qual for, preocupa-me. E a entrevista que o Notícias de Ourém publica é sinal disso.
Às associações calha, no seu dia de aniversário, receber os políticos, que nessa altura deixam um cheque de uns míseros euros, como que em troca da possibilidade de fazer "campanha" durante o jantar. E entretanto, gastam-se 2.500 euros em pulseiras/bilhetes para os concertos.
Há uma falta de respeito "por quem dá de si", pela vida social nas aldeias, subtituída por um exibicionismo sem medida.
É nestas alturas em que penso em virar-me para a esquerda.
E por isso é que achava necessário que um grupo de personalidades de peso conseguisse espaço, junto das pessoas e dos jornais, para esclarecer. Porque estou convencido de que só falta esclarecer.... a consciência das pessoas fará o resto.

para Otelo:
Curioso!
Estou de acordo com o que diz alguém que confessa "não ser ideologicamente de esquerda". Particularmente com o final:
"estou convencido de que só falta esclarecer.... a consciência das pessoas fará o resto." Subscrevo inteiramente!
Só falta esclarecer!... e o tamanho desse SÓ?!
"A consciência das pessoas fará o resto"... porque só a consciência das pessoas pode fazer o resto!
Desculpe lá, caro Otelo, V. é, ideologicamente, de esquerda. Não tomou foi consciência disso. É só (!) o que lhe falta... tomar consciência!
Um abraço
A meu ver, claro...

para Otelo (seja lá quem for):

Curioso!
Estou de acordo com o que diz alguém que confessa "não ser ideologicamente de esquerda".
Particularmente com o que termina:
"estou convencido de que só falta esclarecer.... a consciência das pessoas fará o resto."
Subscrevo!
"Só falta esclarecer"... embora o tamanho do SÓ assuste.
"A consciência das pessoas fará o resto"... porque só (!) a consciência das pessoas pode fazer o resto!
Você, meu caro Otelo, é, pelo que diz, ideologicamente de esquerda... só lhe falta tomar consciência disso.
Um abraço

Caro Otelo, eu como não sou comunista, nem acredito no socialismo científico, utópico ou keynesiano, nasci depois do 25 de Abril e nunca fui anti-fascista de luta antipidesca, nem me identifico ideológicamente com a 'Esquerda', não tenho direito a defender os meus ideais ou ter as minhas convicções? Ou sou menos democrata que os outros? Vai-me dizer que toda a Direita é exibicionista e na Esquerda é só pobreza franciscana e solidariedade cristã? Digo eu, a não ser que entendi mal. E se entendi bem, o que o Sérgio quis dizer é o saber reconhecer pessoas pelo que fazem em favor da sua terra, separando isso da sua vida política e partidária (que também faz parte da sua obra, não o nego). E caracterizar cabeças e comportamentos por meras questões ideológicas é algo de profundamente redutor e paroquial. Mais uma lasca da minha infinita ignorância.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38