Morangos sem açúcar

| 33 Comentários | No TrackBacks
Segundo a última edição do Ourém e seu Concelho (n.º 796, 31.Maio.2005, p. 1), as «mulheres sociais-democratas» de Ourém promoveram uma excursão à Assembleia da República. Foram mulheres sociais-democratas e foram outras. A iniciativa, disseram, era extra-partidária. Mário Albuquerque, deputado da nação, em missão na casa onde as mulheres foram, esse, disse, nada sabia sobre essa excursão. Não foi visto ou achado na iniciativa. E, disse ainda, ficou sentido com o facto a indelicadeza de nada lhe ter sido comunicado. Se foi indelicadeza ou não, não se sabe. Sabe-se apenas que, na excursão à Assembleia da República, Deolinda Simões não se encontrou com Mário Albuquerque. E ele ficou danado. Não tinha que ficar, mas ficou. O resto é enredo de novela. E coisa de personagens. Não de política.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/694

33 Comentários

Tristes e abandonadas em Lisboa, terra de tantos perigos...
Mas porque não vieram até ao Quelhas, aqui tão perto da Assembleia, trazer-nos novidades de OUrém, tão longe em termos de distância e sempre no nosso pensamento?

O caso é sério.
Desculpem lá personalizar, mas penso no que sentiria (e senti) se/quando alguém de Ourém fosse (como foi) ao Parlamento Europeu (ou, antes, à AR) e não me procurasse... Ficava (fiquei) mesmo triste.
Mas, nestas circunstâncias partidárias, a coisa é mesmo complicada, mesmo muito séria. Revela uma degradação de relações que extravasa.
E cheira a queimado. E vê-se o fumo. Há fogo!

o caso, como revelado, não me parece sério. nada. revela apenas um arrufo de comadres. do senhor fulano. e da senhora fulana. politiquice. da rasteira. se a iniciativa era de facto extra-partidária, ninguém tinha que informar Mário Albuquerque ou António Gameiro (sim!, também é deputado e oureense) da visita. era o que mais faltava. talvez fosse simpático terem informado os deputados oureenses (insisto no plural!). mas isso é outra conversa. não o fizeram. e não o tinham que fazer. ninguém é obrigado a simpatias.

se a iniciativa era algo mais, então, sim, talvez haja caso sério. provavelmente não foi por acaso que a deputada com quem as excursionistas entabularam conversa foi eleita pelo psd (pelo círculo eleitoral de aveiro...). podiam e deviam ter falado com outras deputadas eleitas por outras forças políticas, se o motivo da excursão era, de facto, a sensibilização para a participação cívica e política das mulheres e se a iniciativa era, de facto, extra-partidária. seja como for, o caso, a ser caso, não é sério porque Mário Albuquerque ficou sentido com a ocorrência. ou porque as senhoras que organizaram a excursão não foram simpáticas. o caso é sério porque andam com jogos manhosos, não assumidos, encapotados, para tentar alcançar qualquer conveniência - como, por exemplo, ser cabeça de lista do psd à assembleia municipal de ourém. não sei se é isto. mas também não sou tão ingénuo que descarte tal hipótese. a de, de facto, haver fogo. aliás, o facto este tipo de efervescências, como o «o núcleo das mulheres sociais-democratas» de ourém, aparecer quase sempre e apenas em vésperas de disputas eleitorais, quando cheira a votos e a honras, permite este tipo de suspeitas. eu, talvez por mania, tenho-as. e acho toda esta novela pungente.

1. Ninguém é obrigado a simpatias. E à correcção, e à consideração?, e ao respeito pelos outros?, e à solidariedade?
2. Em desespero de causa (et pour cause...) alguém é obrigado a alguma coisa?
3. Claro que quando falei de deputados (com raízes a Ourém) e me vi na pele deles, não me estava a referir a um mas aos que têm essas raízes. Por isso, não falei de nomes. Neste momento são Albuquerque e Gameiro? Pois são esses... (já agora, veja-se o último Ourém e o seu concelho e a notícia da visita da escola da Atouguia à AR).
4. Mas a iniciativa da visita de mulheres do PSD e/ou próximas, promovida pela presidente da AM tem, evidentemente, "algo mais" pelo que, meu caro sf, o caso é sério. Pelo menos para o PSD! Particularmente quando se sabe não ser pacífica a composição das listas do partido que detém o poder em Ourém em ano de autárquicas.
5. O caso é sério porque, segundo o "meu dicionário", não sendo ninguém obrigado à simpatia, não só é sério não se fazer aquilo a que se é obrigado. E o caso é muito sério "porque andam com jogos manhosos, não assumidos, encapotados (e etc.)" e isso é feito no PSD e por quem se julga dono do troféu, desta coisa a que chamam Ourém.
6. É pungente estar a isto reduzida a política!, usemos o dicionário que quisermos usar para dizer se o que se acha pungente é ou não sério, é ou não muito sério.

E eis-nos em plena praxis blogueira, tal como o Fred tão justamente a valoriza, eis-nos, mais uma vez, na prática deste desporto tipo ping-pong que faz bem ao corpo e às meninges.

um. insisto. ninguém é obrigado a ser simpático. ou seja, ninguém tem o dever de corresponder às expectativas ou às manias de quem quer que seja, porque esse quem acha ou julga ou gosta ou quer não sei o quê. para mim, isto é um princípio inalienável. mais: não ser simpático, tal como entendo, não significa desconsiderar ou desrespeitar. são coisas diferentes. que é conveniente não confundir. assim como é conveniente diferenciar o acto de desconsideração ou de desrespeito em relação ao sentimento de desconsideração ou de desrespeito. em tese, as pessoas podem sentir-se ou julgar-se desconsideradas ou desrespeitadas sem, de facto, o terem sido.

dois. as obrigações são o que decorre da lei (conquanto a lei seja produto de processo legítimo) e dos contratos voluntários entre as pessoas. por isso, as vontades ou as expectativas de uns não são elemento suficiente para obrigar os outros.

três. não me parece que alguém, oureense, que decida ir à assembleia da república, seja por qual motivo for, deva, por dever, comunicar esse facto seja a Mário Albuquerque, seja a António Gameiro. isso é algo que cada um deve decidir em consciência e em vontade. eles são deputados, mas, por o serem, ninguém lhes deve, por dever, vassalagem. ou simpatia.

quatro. suspeito haver aqui uma concepção diferente de seriedade aplicada ao caso. se - reitero, se - o episódio está relacionado com a constituição das listas do psd para as próximas eleições autárquicas em ourém, tenho dificuldade em classificá-lo como caso sério. na prática, no meu juízo, a matriz é esta: política = caso sério; politiquice = novela pungente.

cinco. a opacidade da trama parece-me demais para poder dizer-se que o caso é sério. se fosse sério, era transparente. admito que seja um caso de conveniências não assumidas, jogadas cobardemente. seja como for, entre as personagens implicadas - as principais, pelo menos - não vislumbro vítimas ou inocentes.

hors de série. se o caso fosse sério, era tragédia. não novela. paroquial.

seis. aguardemos as cenas dos próximos episódios. para ver se as consequências do caso são sérias.

nº único - a ida da senhora presidente da Assembleia Municipal, acompanhada por um grupo senhoras do PSD e afins, que antes tinham tido um jantar que deu aue falar, politicamente, não é a visita de "alguém que decide ir à AR" e, para não contribuir para mais confusões, não me parece que seja curial misturar simpatia e/ou delicadeza & boas maneiras (ou falta das ditas) com vassalagem.
adenda única (após consulta ao dicionariozinho de cabeceira)- Sério, adj. Que não ri. Grave, sisudo (tipo Vitor Constâcio). Positivo, importante (tipo ida de um grupo de senhora à AR, com a exma. sra. presidente da AM à AR). S.m. Seriedade, gravidade (depende, depende...). Adv. Deveras (a sério?...)

E eis o blogosfera em toda a sua plenitude.
Isto acho eu... que tenho a mania de achar coisas, o que tem o significado de encontrar coisa, não acham?
E abraços, com toda a simpatia (a atirar para amizade), nenhuma vassalagem e ironia qb.

continuo na minha. os direitos são para ser usados conforme a vontade dos seus titulares. não conforme as expectativas, os desejos, as vontades ou os julgamentos dos outros. organizar excursões à assembleia da república constitui um direito. assim como organizar jantares. e avisar ou convidar quem se quer. e não outros. para além disso, não me parece que quem tenha ido à assembleia da república no dia 19 de maio tenha sido, enquanto tal, a presidente da assembleia municipal de ourém.

... mas quem foi à AR foi a presidente da AM, enquanto tal ou desenquanto tal, e foi a eleita local do PSD mais representativa, enquanto tal ou desenquanto tal, que teria organizado aquela visita. Até onde se quer levar a dupla personalidade ou a esquisofrenia? "Agora vou falar como eu-este... Acabei. Agora vou começar a falar como eu-aqueloutro".
Mas nem é isso que está em causa na nossa conversa. É/será a questão dos direitos e das obrigações que temos, e a que estamos sujeitos, e a questão (outra) da ética como "ciência da moral", que inclui comportamentos, acumulações, relações humanas (ou entre humanos), essas coisas...
Alguma vez eu disse que houve quebra de obrigações protocolares, quer dizer de direitos e de obrigações formais? Não acuso, ou acusei, ninguém disso. Como não acusei de nada. Entrei numa onda de comentários sobre um facto e valorizei-o como sério segundo o meu dicionário à mão de semear comentários.
Ninguém obriga ninguém a ser bem educado, afável, simpático ou algo de semelhante, mas há quem - será uma fraqueza! - procure sê-lo sempre. E não por hipocrisia. Por maneira de ser enraizada.
Há um conto do Saroyan em que um personagem, ao ser apunhalado nas costas, perguntava "que te fiz eu para tu assim me tratares". E houve quem, durante a tortura, estivesse a procurar perceber como é que homens chegam a torturadores... Feitios.
Eu sei, eu sei, estou a misturar coisas. Estarei?

para mim é necessário diferenciar condições. a questão não é de esquizofrenia. é de limites. e de estatuto. a presidente da assembleia municipal de ourém, ao abrigo das suas competências, tem direitos e obrigações que Deolinda Simões, por si, não tem.

no meu juízo, quem organizou a excursão à assembleia da república não tinha obrigação, moral que seja, de avisar o deputado x ou o deputado y. o elemento prevalecente deve ser a vontade de quem organizou a referida excursão. e não vislumbro nisto, assim como assim - conforme relatado in Notícias de Ourém, n.º 3525, 27.Maio.2005, p. 6 -, qualquer falha ética. haverá falha ética se, com a organização da iniciativa, houve intenção, propósito de apoucar Mário Albuquerque. haverá falha se a organização da iniciativa visou sobretudo promover Deolinda Simões e garantir-lhe dividendos pessoais ao invés de ter sido, como foi anunciado, uma jornada de promoção da participação cívica e política das mulheres.

por fim, não ser simpático é uma coisa. não ser educado ou cravar punhais nas costas é outra. na prática, é a diferença que vai entre uso e abuso, entre liberdade e ofensa.

Desculpem meter-me nisto...
É só para deixar uma questão: acham que se o humilde cidadão Luis Ribeiro Vieira quiser ir ao parlamento e disso avisar os deputados Albuquerque e GAmeiro, mesmo reiterando o seu imenso amor a Ourém, eles lhe vão ligar alguma?
Não acredito.
Daqui concluo que não só a presidenta da Assembleia Municipal como o próprio deputado Albuquerque pretendem extrair efeitos pertinentes da sua actuação neste contexto e que estão muito para além de qualquer regra de ética ou boa educação.
O engraçado é que para outro cidadão fazer o que a estas especiais senhoras se exigia, nem um número de telefone ou um email para contacto é deixado, apesar de ser um sistema dito representativo.
O que significa que, apesar de sermos todos iguais em direitos, numa deslocação ao parlamento, há uns a quem é reconhecido algo de diferente...

Sabem que mais, O deputado Mário gosta que todos lhe façam a vénia, mas ele tem que compreender que as mordomias estão para acabar.
Será que ele iria mesmo receber quem quer que fosse. Ele já não precisa de votos. O que ele quer é conversa.

adorava entrar nos morangos com açucar, sonho isso desde que começou a serie dos morangos. adoro-os quase não perco um ipisodio, adorava adorava adorava, mesmo muitomuitomuito

Tiago gosta da Matidel

oi esta tudo bem e gos to de ti mas muito de ti
e quero te comquistar

o castelo é muita coll!!venham velo

ola morangos kero diz ke a fossa serie e baril e ke nao perco um dia adorava ter ido ao coliseu vervos mas nao tinha quito e eu sou de muito longe sou da serra da estrela...bjs para todos os personagens...

tb bm? sou fa de voxex todox. ainda têm saudadex do FRANCISCO ADAM eu tenho buex saudadex dele. penso nele todos os diax e tmbem expero k correm as gravaçoes. bjx da FILIPA DA SILVA LOURENÇO

A Matilde vai ficar com o tiago porque ela gosta dele do final do ano alectivo a matilde e o tiago beijam-se no palco em lisboa.
O pedro disse a eles que o colegio da barra esta arder e a Matilde vê fogo da escola deles e depois eles foram todos para la para fora e a Mtilde achorar tanto o Tiago vai loa dentro e vai salvar o afonço e depois o afonço vai fazer as pases com o Tiago por ter salvo o afonço.
O Afonço vai dizer ou Tiago que quer que o amigo seja feliz ou lado que ele ama.
Ele diz que quer ficar com a Matilde.
Todos ficam contes que ela gosta do Tiago.
Mas a bea quer que a mana seja feliz com o Tiago.
A Matilde tambem disse a mana que tambem que que seja feliz com o Cristiano.

A Matilde vai ficar com o tiago porque ela gosta dele do final do ano alectivo a matilde e o tiago beijam-se no palco em lisboa.
O pedro disse a eles que o colegio da barra esta arder e a Matilde vê fogo da escola deles e depois eles foram todos para la para fora e a Mtilde achorar tanto o Tiago vai loa dentro e vai salvar o afonço e depois o afonço vai fazer as pases com o Tiago por ter salvo o afonço.
O Afonço vai dizer ou Tiago que quer que o amigo seja feliz ou lado que ele ama.
Ele diz que quer ficar com a Matilde.
Todos ficam contes que ela gosta do Tiago.
Mas a bea quer que a mana seja feliz com o Tiago.
A Matilde tambem disse a mana que tambem que que seja feliz com o Cristiano.

ola ta tudo vem km voses kia mandar um beijo pos 4 tese e pa sisaninhagosto mt dela e pa dar uma opurtunidade ao afonso nos sabemos k ela ja sofreu mt tenta entender afonso..:-) ainda xoro mt kuando me lembro do fancisco eu adoroo como tudo neste mund eras uma pessoa exelente semp alegre pk tu francisco kia dar os meus pesamos a falmilia 1000 bjs pa todos

ox morangox sao a melhor serie e expero q continue com + series o elenco e fantastico mas queria q alguns saissem e alguns q entassem:
(na lista de entrada tem nomes de actores ja existentes)

entrar sair
(nomes verdadeiros) (nomes na novela)

Angélico vieira catarina
Paulo vintem ff
Vitor fonseca todos os pais
edmundo vieira gil
rita pereira diana
margarida vila-nova cromio
nuria madruga daniela
francisco corte-real becas
4taste nuno
diana chaves pedro
as gemeas guga
mariana monteiro isabel
joana duarte carla
lourenço diogo
Jessica athaíde carolina
rute (nome falso)
helena costa

oi eu xo a nadia adoro ox morangox e ox meux actorex preferidox xao a Diana Chaves e o Francisco Corte-Real

olá a todos eu gosto de todas as series que fazem dos morangos com açucar

eu gosto dos morangos e quero saber o e-mail sofia para lhe deixar uma mensagem.sofia deixa o t
eu e-mail no meu e eu um dia se pudesse serqueria ir assistir as gravaçoes

oi tudo bem ai gostava de conhecer o issac alfaiate se fosse possivel como posso falar com ele

oi eu gosto muito dos morangos com açucare eu queria ter um outografo da filipa das gemias do lourenço e do andre. bjx para todos *****************************************************************************************************************:)

ES MUITO BONITA

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38