Sistema privado de abastecimento de água em Pombal

| Sem Comentários | No TrackBacks

Existem alternativas à CGE e Câmaras Municipais no abastecimento e gestão de Água. Já o fazem em Pombal e este caso merece ser estudado. Segundo noticia o Jornal de Leiria:

Sempre que José Pascoal, residente em Travasso, Pombal, vai pagar o recibo da água não se dirige aos serviços municipalizados da Câmara, mas à Associação Cultural, Recreativa, de Melhoramentos de Travasso, Mancos, Águas Férreas e Carrinhos (ACRMTMAFC). Por um preço inferior ao praticado no resto do concelho, José Pascoal, que também é presidente da ACRMTMAFC e outras 218 famílias de Travasso e localidades vizinhas têm direito a água canalizada ao domicílio, devidamente tratada e medida com um contador da associação.
As famílias têm de pagar por mês um consumo mínimo fixo de dois euros e meio, uma quota de sócio da ACRMTMAFC e o aluguer do contador. Tudo somado, segundo assegura o presidente da colectividade, “o consumo médio da água numa casa com quatro pessoas ultrapassa pouco os três euros por mês” – mesmo no Verão.

A ideia de criar este sistema não municipal de abastecimento teve início em 1985, quando nas freguesias de Pombal ainda não havia esse serviço público. Com a aprovação da autarquia, os trabalhos foram iniciados e foram colocados cerca de dez quilómetros de tubagens atravessando, inclusivamente, por debaixo do IC2. Foi criada uma estação de bombagem, abertos dois poços longe de fontes poluidoras e construído um depósito elevado. A qualidade é assegurada por análises realizadas todos os meses e a manutenção do sistema é feita, a título gratuito, por um dos elementos da colectividade. “O objectivo é apenas fornecer água ao preço mais baixo possível”, sublinha Manuel Aniceto, um dos membros da Direcção da ACRMTMAFC. Mesmo assim, o investimento inicial de cada um dos utilizadores do sistema foi de 75 contos (cerca de 375 euros).
Mas as actividades da associação não se ficam apenas pela água. Negoceiam, em nome da autarquia, com os particulares a abertura de caminhos, obtendo sucesso onde as entidades oficiais falham. A mais recente aposta é a criação de uma creche para crianças entre os 0 e os 3 anos na sede da colectividade. “O nosso ATL, com capacidade para 20 crianças, é o melhor equipado do concelho”, contam os restantes elementos da Direcção Ilídio Alves e Jorge Simões, chamando a atenção para o esforço que tem sido feito para que a escola primária não feche, cativando os pais dos alunos através das condições oferecidas em horário pós-laboral.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/410

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38