Taxa de saneamento em zonas sem esgotos

| 3 Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do Jornal de Leiria:

Moradores contestam taxa de saneamento em zonas sem esgotos
Manuel Freire Batista, residente na freguesia de Urqueira, Ourém, nem queria acreditar quando, juntamente com a última factura da água, recebeu uma comunicação dando-lhe conta que na próxima cobrança seria também incluída a taxa de saneamento, apesar de na zona onde vive o sistema de esgotos ainda não estar a funcionar. “Não tem pés nem cabeça pagar por um serviço do qual não usufruo”, desabafa o morador, que já apresentou uma queixa na Deco de Santarém.

A jurista daquela delegação da associação de consumidores, Elionora Cardoso, já analisou o processo, considerando que, tendo em consideração os pareceres do Instituto Regulador das Águas e Resíduos sobre casos similares, a Câmara pode cobrar a referida taxa desde que garanta a prestação de um serviço semelhante, como seja o despejo gratuito das fossas. “O problema é que o regulamento de águas residuais de Ourém não esclarece esse ponto”, frisa a advogada da Deco.
“É uma grande injustiça, porque sofremos os incómodos de não ter saneamento e ainda por cima somos obrigados a pagar a taxa”, afirma um morador de Espite, freguesia onde o presidente da Junta, João Trezentos, já ouviu várias pessoas a reclamar contra a cobrança da taxa. “Formalmente ainda não recebi qualquer queixa, mas alguns munícipes já me disseram que consideram a taxa injusta”, adianta o autarca.
“Quem não tem saneamento, não paga”, garante o presidente da Câmara, David Catarino, que explica a “eventual” notificação para o pagamento da taxa sendo com “um lapso”. “Se isso aconteceu, as pessoas devem reclamar, mas nos sítios certos [Câmara ou Compagnie General d’ Eaux]”, afirma.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/394

3 Comentários

Onde é que raio estas pessoas foram buscar a ideia que não têm de pagar por serviços que não usufruem? É que a ideia não me parece má...

Sou daqueles que acreditam que não existem almoços grátis, mas se eu pago uma taxa, gosto de ver o retorno do que pago. Gostavas de pagar uma taxa de saneamento e não teres esgotos em casa? Eu não. No entanto, sou da mesma opinião da jurista referida no artigo, a solução poderia passar por usufruir de um serviço semelhante, como o despejo das fossas. As taxas são apenas justas se *todos* beneficiarem delas.

e que tal abolir as taxas e legislar (e fiscalizar e sancionar) de forma a que cada um fosse responsável por si? que raio de mania de ter que ser sempre o estado, mesmo em forma de município, a tratar dos coitadinhos que são burros! depois queixam-se...

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38