A blogoesfera segundo Pacheco

| 2 Comentários | 2 TrackBacks

Um bom artigo no Público, escrito por Pacheco Pereira: Media-esfera, Blogoesfera e Atmosfera. Se a maior parte dos leitores portugueses de blogs soubessem o que eram RSS feed readers, aí é que o fenómeno tinha um crescimento anda maior. Pacheco Pereira continua a ser o maior divulgador da blogoesfera em Portugal, pela sua capacidade de atrair atenção nos media mais mainstream, mais tradicionais. O Paulo Querido tem sido também um divulgador pelo incansável trabalho que tem feito com a plataforma weblog.com.pt e pelos diversos artigos pioneiros que tem escrito na revista Única do Expresso. Para mim e para ainda um grupo pequeno de geek-friends não diz nada de novo, mas considero importante este tipo de artigos, são esclarecedores para o público em geral e numa linguagem que entendem. O mais interessante:

Os jornalistas, principalmente da imprensa escrita, vão hoje buscar imensa coisa aos blogues, umas vezes citam, outras não, e os leitores dos jornais desconhecem a importância dessa contribuição. Ainda recentemente uma notícia de primeira página do PÚBLICO teve origem num blogue. O jornal demorou uns dias a referir a fonte, mas depois fê-lo quando por todo o lado na blogosfera havia protestos. Num blogue, essa ausência de citação seria impossível porque a cultura do hipertexto torna a citação do outro um elemento identitário da blogosfera.

Gostava de saber até que ponto os blogues portugueses são veículo de informações e fonte de notícias nos media portugueses. Dou um exemplo deste artigo (O Estado à deriva) de Medina Carreira publicado pela primeira vez na Grande Loja do Queijo Limiano, e que apareceu referido num artigo de página inteira no Expresso, caderno de Economia. Neste caso, o artigo referia o blog original onde foi retirado o texto de Medina Carreira. Haverá mais exemplos, de certeza. No que diz respeito a blogs locais, Pacheco Pereira afirma:

Ideias, frases e factos circulam na blogosfera e, quando verificados, dão ao resto da comunicação social uma dimensão complementar - mais memória, mais conhecimento especializado, mais variedade de temas, novos ângulos de aproximação a um assunto, mais imaginação, maior cobertura regional através de blogues locais. Uma leitura a fundo dos blogues locais poderia suprir muitas deficiências resultantes da ausência de correspondentes locais e revelar histórias bem interessantes. A verificação é fundamental, dado que há textos ficcionais, construções e pastiches que já enganaram alguns jornalistas (e autores de blogues) como sendo verdadeiros, dando origem a alguns embaraços. Há muito lixo, como é da natureza democrática e não editada da rede, mas há também muita coisa boa.

Sobre blogs locais, O Castelo já foi usado como fonte de notícias, dando como exemplo a fotografia e texto aqui publicado no artigo 'E a arca de noé?'. Foi reproduzido pelo Jornal local, Notícias de Ourém. Também outro artigo (Município de Ourém no Nordeste do Pará), seguindo o primeiro que foi feito sobre a presença de Ourém em Goa, serviu de inspiração para um artigo novo no Notícias de Ourém. Lamento o facto do Notícias de Ourém continuar parado no tempo, já que na sua página, a última notícia data de 17 de Maio de 2004.

2 TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/342

Se me pedissem para indicar um blogger exemplar, um dos primeiros nomes que me ocorreria seria o do blogger do abrupto. Já aqui o disse. E aqui o tenho de repetir depois de ler o seu artigo de opinião Media-esfera,... Read More

Não percam o belíssimo artigo de José Pacheco Pereira no Público de quinta-feira. Ah, sim: é sobre blogues. Uma análise profunda. Desgraçada por uma referência final a um produto fantasma da empresa-mãe da esmagadora maioria dos problemas de segurança ... Read More

2 Comentários

Penso que todos somos fontes de informação. É curioso as pessoas utilizarem o anonimato para dizerem as coisa. Hoje, fala-se de incêncios e da necessidade de os combater, mas só se pode combater incêndios com pessoas honestes e integras à frente das instituições. Por exempplo, o srº Fernando Curto, presidente da ANBP, é uma pessoa que ganha cerca de 200 mil euros/anos com a cooperaiva de bombeiros, que já não existe. Como se pode exigir a essa pessoa uma atitude profissional.?

Andava a percorrer este espaço e li um comentário onde refere que eu ganho 200 mil euros coma cooperativa.
Bem não sei que cooperativa!
se for a cooperativa dos bombeiros Sapadores de Lisboa isso é impossivel pr essa está desactivada já lá vão mais de 15 anos!
Enfim muito se diz por aqui e muitas mentivas se vão publicando para denegrir a imagem das pessoas~.
Só espero que esse comentário não seja de um tal Alfredo qe foi jornalista da ANBP e que tivemos que o despedir pois andava bebado todos os dias.
E mais coisas.
Mas estas situções nós, por uma questão de ética e boa smaneiras não andamos a notciá-las pelos blogs d eopinião.
final quem conhece esse tal Alfredo.
FC

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38