16,5 km de IC9

| Sem Comentários | No TrackBacks

Ao que parece, temos muito boas notícias sobre o IC9. Segundo o jornal 'O Mirante', o actual governo decidiu incluir no PIDDAC de 2005, a construção do troço do IC9 que liga Alburitel a Carregueiros. Para além do concurso que já foi lançado este ano para a construção do troço do IC9 que liga o nó de Tomar do IC3 a Carregueiros, preve-se também para 2005 o lançamento da obra para os 8,5 km adicionais. Segundo palavras de Jorge Costa, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas:

A afirmação de Jorge Costa surgiu após ter sido questionado sobre a “fiabilidade” prática do anúncio da inscrição em PIDDAC de um segundo troço do IC 9, que quando concluído ligará o litoral ao interior, passando por Ourém e Tomar. “Hoje, quando inscrevemos uma obra em PIDDAC ela vai mesmo avançar”, assegurou.

Foi aliás a negociação para a inclusão no programa de investimentos do Governo de um segundo troço de construção do IC 9, entre Alburitel (concelho de Ourém) e Carregueiros (Tomar), a responsável pelo atraso de mais de uma hora do secretário de Estado, que deveria ter chegado a Tomar às 18h00 para presidir a cerimónia de consignação do IC 3, troço entre a ponte da ribeira de Beselga e o actual nó da Atalaia da A23.

“Tomámos hoje a decisão de incluir no PIDDAC para 2005 o troço do IC 9 entre Alburitel e Carregueiros”, referiu no discurso oficial Jorge Costa, adiantando que o projecto de execução dos 8,5 quilómetros já está concluído e que a obra deverá arrancar no próximo ano.

“O senhor presidente da câmara dizia ainda agora que o IC 9 não tinha um metro feito, de repente vai ter mais de 16 quilómetros, oito quilómetros com o concurso hoje lançado e mais 8,5 quilómetros num concurso a lançar no próximo ano”, referia o secretário de Estado, recebendo uma ovação da assistência que enchia o salão nobre dos Paços do Concelho.

Será desta? Será que em 2006 teremos o IC9 construído entre Alburitel e Tomar? Porque é que ainda não se ouviu uma palavra do poder local em Ourém? Serão apenas palavras bonitas que não irão sair da esfera das boas intenções? A notícia completa pode ser lida aqui.
Ainda sobre o IC9, há quem conteste o traçado entre Carregueiros e Tomar e tenha sugerido um novo traçado mais barato e com melhor impacto ambiental (será possível?).

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/331

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38