Ourém e Goa

| 2 Comentários | No TrackBacks

Esta imagem é da Ribeira de Ourém (Ourem Creek), junto à Rua de Ourém em Panjim, capital de Goa na India. Esta zona é apelidada de Velha Goa, bairro das Fontainhas, onde a presença portuguesa ainda perdura não só em nomes de ruas, mas também em monumentos e na língua portuguesa que é falada, tal como os apelidos e costumes. Sobre a Rua de Ourém não sei muito, apenas que é uma rua central onde se situa por exemplo, o Consulado Alemão, a Capela de S. Sebastião, Centro de Informações do Turismo entre outros. E é ali no bairro das Fontainhas que se encontra a Fundação Oriente. Aqui tem um guia turístico de Goa. Pesquisando mais um pouco, fica-nos as palavras de Vital Moreira, que por ali passou em viagem e que reparou no Restaurante Ferradura, na Rua de Ourém:

Deambulando pelo Bairro das Fontainhas - que preserva na arquitectura e nos nomes das ruas e dos estabelecimentos intensas marcas da Pangim portuguesa - encontramos por acaso o restaurante Ferradura, numa esquina da Rua de Ourém, marginando a ribeira do mesmo nome que lá ao fundo desagua no Mandovi.

Podem ler aqui o artigo completo. O bairro das Fontainhas em Goa, é um local riquíssimo e apaixonante, repleto de história e vivência portuguesa em Goa e no Oriente.
A que se deve então o nome Ribeira e Rua de Ourém em Panjim? A explicação pode ser óbvia. De 1851 a 1855, quem governou a India foi José Joaquim Januário da Lapa, 1º Visconde de Vila Nova de Ourém, 92º Governador. Foi o próprio que deu o nome ao Bairro de Fontainhas:

O governador Joaquim Lapa, (Visconde de Ourem) decorou a nova fonte com arte, em basalto, e baptizou-a com o nome de “FONTE FENIX”, e daí nasceu… FONTAINHAS!! Em 1818, foi construída uma capela dedicada a São Sebastião, mas posteriormente reconstruida do lado diametralmente oposto, para dar lugar à Rua 4 de Abril, depois chamada Rua 31 de Janeiro, e agora Rua Dr. Luiz Cunha Gonçalves, autor de importantes livros jurídicos em Portugal, entre os quais sobresai o monumental Tratado do Direito Civil.

Clique na imagem para obter uma versão ampliada. Mais imagens: Bairro das Fontainhas, Capela de S. Sebastião em Panjim.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/231

2 Comentários

Caro Fred,
Velha Goa nada tem a ver com Pangim, sendo, na verdade, a antiga capital de Goa, a qual teve de ser abandonada devido a uma epidemia. Pangim (actual Panaji) passou a ser a nova Capital de Goa desde então. Esta confusão talvez resulte da tal fábrica de azulejos localizada em Margão (a cidade comercial por excelência,localizada na provínvia de Salcete) e cujo ponto de vendas é precisamente em Pangim.
Qualquer questão sobre Goa contacte a Casa de Goa, em Lisboa.
Cumprimentos e Parabéns pelo Site!

Obrigado pela correcção, Ana!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38