O problema Ourém

| 14 Comentários | No TrackBacks

Há uma questão que me assalta, de tempos a tempos. Porque é que cidades como Torres Novas, Tomar ou Pombal cresceram mais do que Ourém nestes últimos anos? Lembro-me de Tomar ou Torres Novas estarem num patamar de crescimento semelhante ao de Ourém, mas hoje a coisa já não é bem assim. Há, pelo menos, 3 questões a analisar: o hospital, o ensino superior e as vias rodoviárias e ferroviárias.

O hospital

Todos se lembram de Ourém ter um hospital. Nem todas as aldeias podem ter um, mas na altura da decisão alguma coisa correu mal para a minha cidade. Tomar e Torres Novas têm novos e grandes hospitais e Ourém ficou sem o que tinha. Será que na altura da decisão alguma coisa falhou. E se falhou, o que foi?
Um hospital é uma referência na análise da qualidade de vida de uma população, para além de criar inúmeros postos de trabalho directos e indirectos.
Hoje já não há nada a fazer. Temos hospitais que cheguem. Mas na altura da decisão porque é que Ourém ficou para trás?

O ensino superior

Tomar tem, Torres Novas tem, mas Ourém não tem. Porquê? Mais uma vez já não há nada a fazer. Presentemente, a região oferece variedade e qualidade, já não se justificando o aparecimento de novos estabelecimentos de ensino. Mas... na altura da decisão, o que falhou?
Ao que julgo saber, nas Caldas da Rainha, a autarquia tem feito um enorme esforço financeiro para criar e manter estabelecimentos de ensino superior naquela cidade e, confesso, não aprecio nada a forma de actuar do presidente da edilidade, mas a brasa tem estado sempre bem perto da sardinha dele.

As vias rodoviárias e ferroviárias

A A1 é a grande vitória dos oureenses, nestes últimos anos. É claro que se não fosse a importância do fenómeno de Fátima a coisa teria sido diferente, mas a auto-estrada está lá, atravessa o concelho, e dificilmente se vai embora. A coisa está mal quando ainda continuamos muitos à espera da IP ou IC ou lá o que é, que ligue Leiria a Tomar, passando por Ourém. Leiria é, neste momento, o maior pólo de desenvolvimento da região. Não seria importante que Ourém tivesse boas redes de comunicação com o maior pólo de desenvolvimento da região?
Quanto às ferrovias, presenciamos a estação de Fátima no concelho de Tomar. Nem discuto o ridículo da situação. Mas aqui ainda há solução. Caxarias pode e deve ser uma aposta da autarquia oureense. Seja de que forma for, penso que não se pode perder mais esta oportunidade. O que fazer? Simples. A IP ou IC que dizem ir fazer entre Leiria e Tomar deve passar pelo norte do concelho com uma boa ligação à sede. Deve-se fomentar a indústria e serviços em Caxarias e promover uma política de habitação de qualidade naquela sede de freguesia, e, já agora, renomeie-se as estações; Fátima é Vale dos Ovos e Caxarias passaria a ser Caxarias/Fátima. O objectivo é cativar população e criar infra-estruturas que justifiquem uma forte aposta da CP na estação de Caxarias/Fátima. Difícil? Sim. Impossível? Não.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/139

14 Comentários

Antes de tudo, Miguel, bemvindo! Tal como disse o Sérgio, esta artigo merece um comentário, e com boas idéias, já nao existe interesse em discutir? Neste artigo, é criticado várias oportunidades de crescimento que Ourém deixou passar. Sobre o hospital, tivemos um, que foi encerrado e passamos a ter um novo Centro de Saúde. A questão que para mim é fundamental: melhorou a qualidade de vida a nível de saúde para os habitantes do concelho? Agora estamos pior ou melhor? Dou um exemplo concreto, para uma pessoa que more na Freixianda, quando tem algum problema, continua a ir parar ao Hospital de Tomar, ou vai ao Centro de Saúde de Ourém? Ou anda de um lado para o outro? O problema da saúde infelizmente é nacional, nem sequer é regional.
Ensino Superior, bem, essa questão foi discutida e aproveitada políticamente durante anos, e chegou-se a falar da criação de um polo universitário em Ourém. Acho que é canhão para matar uma mosca. A criação das escolas profissionais foi uma boa idéia para fixar uma parte da camada jovem e dar-lhe uma formação adequada às características próprias do concelho, no caso da restauração e hotelaria em Fátima e alguma indústria em Caxarias e Vilar. O resto são serviços. Ourém não tem dimensão para um polo universitário. E a questão é que também não tem um tecido empresarial que absorva esse investimento em capital humano.
Vias de comunicação, sim são fulcrais para o desenvolvimento de Ourém e todo o concelho. Sobre a A1, foi uma vitória de Ourém, mas deve-se e estou de acordo à importância de Fátima. Agora, o que era importante também era um acesso melhor e mais rápido de Ourém para a A1, ou Fátima se quiserem. A famosa IC9 que ligará Fátima, Ourém e Leiria já se fala à decadas e é fulcral para o desenvolvimento de toda a região. A tua idéia de renomear Caxarias para Caxarias/Fátima e a actual Fátima para Vale dos Ovos faz sentido. Fazia sentido também Caxarias ser um maior centro industrial do Concelho, fixando população, criando empregos e gerando riqueza. Tudo é possível, venham as idéias. Mas não é com campos de Golf de Fátima em Caxarias que vamos lá.

Em relação ao pouco desenvolvimento de Ourém, eu faço uma unica afirmação e espero que me respondam por mail.

ACHAM QUE 30 ANOS EM QUE o PSD ESTEVE QUASE SEMPRE À FRENTE DA CÃMARA NÃO É TEMPO SUFICIENTE PARA ORGANIZAR UMA CIDADE COMO OURÉM !!

Apesar de ser a minha bandeira partidária, tenho que dize-lo, porque Ourém não evolui, porque estamos como um sistema viciado na gestão do nosso municipio, sujeito a pressões de lobis e comodismos de carreira.

Caro André, concordo inteiramente. Mas existem outros que afirmam o contrário, que Ourém está no bom caminho hà décadas. O entorpecente caminho da irrelevância.

Caros FRed, Alberto e MIguel
Desculpem a intromissão
Eu também penso que a cor partidária pode não ter a ver com o bom ou mau trabalho autárquico. A propósito disso, o Expresso trazia um suplemento em que referia o exemplo de MIrandela e a sua aposta estratégica no ambiente, bem visível naquele espaço verde documentado pela fotografia da página 3 do dito.

Enganei-me, não era Alberto, mas André.
As minhas desculpas

Li esse suplemento e o exemplo de Mirandela deveria ser analizado por muito autarca deste país.

Também penso que a côr partidária não tem a ver com a qualidade do desempenho de quem governa as nossas câmaras. Tendo Ourém pessoas formadas e com provas dadas em diferentes sectores de actividade porque não uma lista independente, apartidária, de pessoas sem vícios, sem ter que fazer favores?
Ourém precisa de uma alma nova.

Concordo inteiramente com o vosso ponto de vista. No poder local, olho mais para as pessoas do que para partidos. No entanto, caro UerUn, cuidado com as pessoas sem vícios, isso não existe, e as que dizem que não os têm há que desconfiar delas. Sim, existe muita gente competente em Ourém, mas existe mais 'de' Ourém, que optaram seguir as suas carreiras ou trabalhar noutro lado. Acho que para começar havia que recuperá-las. O que é necessário é um novo discurso, realista, inteligente e para ser estratégico, terá que ser unificador (não no sentido de opiniões únicas, mas sim das causa única que é tirar Ourém do charco).

E se…?…
E se o Fred ou o Miguel fizessem um pequeno texto, 9 ou 10 linhas, a sintetizarem o que está dito e o colocassem sob um post chamado, por exemplo, Projectos para o Desenvolvimento de Ourém?
E se, todos nós, com vícios ou sem, com partido ou sem, contribuíssemos com uma ideia, um projecto para Ourém, grande ou pequenino que se traduziria em 1) Projecto: nome do Projecto, 2) Acções: quatro ou cinco acções para o implementar, independentemente de se vir a fazer ou não parte dessa lista? (perderia o nosso ego, mas Ourém ganharia)?
E se, nesse post e respectivos comentários, não se fizesse mais do que isso: ideias e acções?, isto é não haveria crítica (que ficaria para outra fase), maledicência, etc…?..
E se repetíssemos isso sempre que tivessemos nova ideia…?…
E se esse post não desaparecesse durante muito tempo...?...
E se, mais tarde, os da lista ou mesmo outros pegassem nessas ideias olhassem para elas como os requisitos para a sua acção e se comprometessem na sua implementação..?…

Fred, quando digo pessoas sem vícios, quero dizer pessoas que não tenham maus hábitos, que não viciem o "jogo".
Já agora, que boa idéia o Luis teve.

Esta épopa é maravilhosa:ontem comemorou-se Abril. O nosso concelho não enjeita revolucinar-se, ainda por cima neste mês, tenho quase a certeza. UerUn, após aquele relato do 25, que tornaram os cometários ávidos pelo narrar dos acontecimentos seguintes, dê lá o rosto, como muitos nós e provavelmente voçê na noites do facismo, em que ninguém se poupou em dar a cara, apesar das adversidades vividas.
Sofrer e sonhar pela devolução do poder ao povo na construção de um poder autárquico democrático,é revolução.
Todos somos poucos: este concelho continua a precisar de Abril. E precisa de acreditar em outras gentes. E melhor se forem caras novas, não regateiará empurrões.

Luís, sobre a sua proposta, porque não todos escreverem a tal lista sem ser necessário dependerem de mim ou de outra pessoa? Tal como nos comentários, o que precisamos para isso é um sistema colaborativo estilo Wiki. Agora não tenho tempo, mas mais tarde irei abordar o conceito. Para os mais curiosos: What is Wiki.

OK, Fred
eu só sugeri um texto de apresentação seu ou do Miguel porque muitos dos que produzem comentários não introduzem posts...
mas vou já começar na minha lista...
e cá fico à espera de usar esse magnífico Wiki.

Nice site! Keep it updated more frequently!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38