Feira do Livro 2004: esclarecimento pela SdT

| 7 Comentários | No TrackBacks

Chegou-nos um pedido de esclarecimento sobre a Som da Tinta e a sua participação na Feira do Livro pela parte de Sérgio Ribeiro. Reproduzimos o seu conteúdo na íntegra:


Informação e esclarecimento

A nota de Fred sobre a Feira do Livro e o comentário que suscitou, obriga-nos a um esclarecimento. Que será, ademais, muito oportuno.
A Som da Tinta, livraria e editora, lda, é, há 4 anos, uma sociedade por quotas, com 39 sócios, a maioria de Ourém ou vivendo em Ourém. Esta foi a forma que os nossos amigos juristas, os saudosos Luís Nuno Rito e René Assunção, encontraram como a que melhor prosseguiria o objectivo de criar um espaço de animação cultural em Ourém com base nos livros e na leitura.
Não somos, nem nunca nos considerámos, uma empresa com intuitos comerciais, no sentido de procurar lucro e acumulação de capital. Afirmação que não decorre de preconceitos, antes serve para reiterar respeito e até admiração por “concorrentes” que, com esses intuitos, vendem livros e promovem a leitura. Quantos mais, melhor!
Sendo nós diferentes, não queremos tornar essa diferença ostensiva, mas afirmá-la pela actividade que desenvolvemos.
O que não aceitamos é que, a pretexto do que não somos, nos maltratem por sermos o que somos; o que não aceitamos é que seja ignorada a colaboração que nos foi pedida para a Feira do Livro de Ourém e que não regateámos, apesar do desenho que tem e de que discordamos – como é nosso direito; o que não aceitamos é que, sendo nós também editora – cremos que a única do concelho –, privilegiando edições de/sobre Ourém, e tendo respondido à solicitação de colaboração com a disponibilidade de dois autores nossos, Ricardo Santos e António Sérgio Galamba, este de Ourém, para uma sessão de apresentação e autógrafos do seu As gentes e as arestas, de que nos orgulhamos de ter sido editores, tal não esteja incluído no programa, apesar de nos ter sido pedida celeridade na resposta para que assim acontecesse.
Não se vêm lamentar a ausência de tratamento eventualmente discriminatório, ou de responder à “fina” ironia do vosso interlocutor que insinua que falar no Som da Tinta é bom para a fotografia e para se dar ares de cultura, mas tão-só de vir informar e esclarecer. Para quem queira estar informado e esclarecido, obviamente.
As melhores saudações e agradecimentos pelo vosso excelente trabalho
Pelo Som da Tinta
Sérgio Ribeiro

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/152

7 Comentários

Mas quem vos maltratou?

OŽmeu caro Fernando Vaz... devolvo-lhe a pergunta.
Só achei, eu que tenho a mania incurável de achar coisas, que a sua "fina" ironia pretendia maltratar. Mas não conseguia.

Porquê é que este esclarecimento não foi feito como os outros todos, na secção "comentários"?
Tratamento VIP?

Como está redondamente enganado meu caro Sérgio! Se calhar o senhor,(que eu respeito) tem a mania da perseguição! Não sei, talvez esteja enganado...

Caro Filipe,

A nota enviada por Sérgio Ribeiro foi colocada no corpo principal assim como uma nota enviada por si o seria. Aqui não há VIPs.

Caro Filipe, aqui no Castelo não existem VIP's. Temos todo o gosto de publicar o seu esclarecimento como de qualquer outra pessoa e inclusivé publicaremos qualquer informação que nos enviem seja de quem for e sobre qualquer assunto relativo a Ourém. E qualquer pessoa que quiser ser colaborador, e tal como está indicado na página principal poderá fazer bastando enviar um e-mail com o nome e alias/login pretendido. É tão simples como isso. Quer escrever os seus artigos com as suas opiniões?

Para finalizar, descobri o programa e notícia da Feira do Livro deste ano através de uma visita casual ao site da Câmara Municipal de Ourém. Por acaso, converti o pdf e divulguei aqui o seu conteúdo por considerer uma informação relevante. Se a CM Ourém ou outras entidades nos enviarem com antecedência informações sobre eventos ou outro tipo de acontecimentos, nós teremos todo o gosto de publicar isso.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38