25 de Abril!

| Sem Comentários | No TrackBacks

Já estamos a comemorar o 25 de Abril. O povo não o vai esquecer, apesar de todas as adversidades do momento. Lembro aos mais novos que antes da revolução quase todas as nossas aldeias, no concelho, tinham água de chafúrdio. O alcatrão era escasso. Vida associativa quase não existia: tinha sido silenciada pela ditadura. As conversas, à volta de uma vida melhor, da liberdade, do devolver o poder ao povo, ou do fim da guerra colonial, eram travadas a medo, não estivesse algum pide ou informador à escuta.
Não quero ser cansativo nem fazer um rol de lamúrias. Certo é que trinta anos de Abril modificaram o nosso concelho e Portugal! Muito há para fazer e os mais novos já estão nesse caminho, não obstante algumas mentalidades persistirem no "teatro" político, pensando que a renovação só se faz com eles. Sabemos que não é assim e a nossa democracia precisa de sangue novo. Não precisa de "evolução", mas de uma revolução que tem de ser permanente, rumo ao futuro, numa perspectiva de melhores oportunidades para todos.
Deixem-me só citar um dos poetas, que muitas vezes, na "Voz da Liberdade", no seu exílio em Argel, eu ouvi: Manuel Alegre. Diz hoje no "Expresso": "a imagem do 25 de Abril como «evolução» traz consigo a ideia de apagar as lutas e conquistas sem as quais não haveria sequer democracia em Portugal". E, citando Mário Soares, escreve: "a liberdade é em si mesma um valor revolucionário".
Vamos, assim, fazendo a nossa revolução democrática. Viva o 25 de Abril!

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/161

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38