Espaços II

| 7 Comentários | No TrackBacks

Alguns de nós lembram-se concerteza de um tempo em que as camadas mais jovens dos concelhos circundantes (Tomar; Leiria; Torres Novas; etc) e mesmo de alguns mais distantes acorriam a Ourém ao fim-de-semana, trazendo não só a sua boa disposição mas também importantes receitas para a economia do concelho.

Estes tempos já lá vão, e os tempos livres em Ourém pautam-se hoje por um marasmo estarrecedor, onde nada se passa e nada há para fazer. Ourém perdeu vários espaços de diversão, e não fez nada para compensar essas perdas, pelo contrário. Políticos sem visão, muito preocupados com a moral e os bons costumes (dos outros) nunca trataram de promover uma zona cujo destino fosse acolher estabelecimentos nocturnos de diversão.

A minha sugestão para essa zona são a fila de casas abandonadas que ladeia a praça do Café Central, dada a (aparente) disponibilidade dos espaços, e a baixa densidade populacional da área; ou em alternativa a há tantos anos prometida zona de lazer junto à zona do Mercado Municipal. E as vossas?

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/62

7 Comentários

De facto espaços ao abandono em Ourém são mais que muitos, agora disponiblidade para os ceder, arrendar, ou vender não sabemos..

Perante um problema destes como os "espaços de diversão", não basta lançar ideias e sonhar à espera da resolução. Elas até nunca surgiram, porque a nossa gente é acomodada.
Ourém tem que ser repensada no seu todo. Quero dizer;Ourém, Fátima, Caxarias e Freixianda.
Parece-me que existe no Concelho um bom espaço para o efeito, assim houvesse vontade política.Refiro-me à zona de Caxarias, onde na época dourada desta vila, existiram algumas unidades fabris. Que melhor local! Era dar vida a um ex-polo de desenvolvimento do Concelho. Aqui as coisas seriam fáceis. Até tem o comboio...
Depois é necessario o tal planeamento e dotar toda a área concelhia com uma "via rápida", que devia desembocar no Auto-Estrada, em Fátima.
Com a construção desta via, outros polos de desenvolvimento sugiriam e o que significaria mais riqueza e empregos para todos.

Sim, práticamente todos os espaços nocturnos em Ourém e arredores foram morrendo, um a um. Uns por falta de vontade e gestão, outros por problemas de vizinhança, outros por falta de condições de segurança. Enumero aqui alguns: Solar da Amizade (boa localização, mas falta de condições) fechou, Hidraulicos (em Alburitel, quase sempre cheio, mas infelizmente encontrava-se mesmo no meio de uma zona residencial), a discoteca D.Nuno (muitas histórias para contar nos meus tempos de liceu, fechou para dar lugar a uma construção), Bacus (chegou a ser bar porreiro no início), Incógnito (má gestão e problemas com horários, está decadente), Radical (começou relativamente bem, mas para além da escolha infeliz do nome, deu-se o problema de má gestão, está decadente) e depois temos o Discoteca-bar 22, o ex-libris de Ourém by-night, entrou em decadência nos últimos 5 anos e no início até diziam que era uma das melhores discos do país. Consta que mudou de gerência recentemente. Já me esquecia do incontornável Jogral, o único que sobreviveu e continua com funcionamento constante, mas pouco ou nada fez para se renovar. E porquê? Porque não existe concorrência. Existem concerteza mais bares/discotecas no concelho. Passando por Fátima temos o Lérias, Alpendre, Truão e mais alguns que conheco ao longo da Estrada para Minde. Nada que prima pela diferença ou qualidade. Confesso que nos fds costumo andar por Leiria e às vezes por Tomar. A continuar assim, venha o IC9 o mais rápido possível.

Ter a zona de bares em Caxarias era como mandar o Cais do Sodré para Alverca. Julgo que para fazer 20km de carro mais vale ir para Tomar ou Leiria. Tem que haver espaços nocturnos na cidade de Ourém, o desenvolvimento também passa por aí.

vamos faxer do castelo 1 discoteka s n pode ir abaixo.. bjufas sensuiais hein garinas

Tornar Ourem numa zona mais apetecivel e conseguir que exista um desenvolvimento tb a nivel de divertimento nocturno como de passei passa principalmente pela opiniao dos seus habitantes.

E necessario saber os gostos e os interesses. O que mais gostariam de ver os seus moradores na sua cidade em termos nocturnos o que mais iria surpreender e agradar as camadas mais jovens.

Quando existir este tipo de informaçao, e alguem interessada nela, então, por ventura vai existir um melhoramento e desenvolvimento.

preparem-se o solar da amizade vai começar a bombar....

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38