Ecos de imprensa, i

| Sem Comentários | No TrackBacks


Os senhores e os outros (I)

Os centros das cidades de Fátima e de Ourém estão a ser objecto de uma intervenção significativa, com o propósito de requalificar urbanisticamente essas zonas e, por aí, reanimar o comércio local de proximidade. Entretanto, como era expectável, as obras realizadas, como não poderia deixar de ser, estão a provocar alguns incómodos e constrangimentos, particularmente aos estabelecimentos aí situados.
Parece evidente que uma intervenção como a que está a ocorrer presentemente justificava uma política de comunicação e informação diferente. Em iniciativas como esta, quando não é activado um mecanismo de envolvimento e de implicação intensiva das pessoas – designadamente daquelas mais directamente afectadas –, a tendência é para que se gere uma sensação de desconhecimento ou de distância relativamente ao que se está a passar. É que não é por via da publicação de anúncios em jornais ou da distribuição de panfletos com legendas indecifráveis que se consegue explicar o que é necessário explicar. Daí que, como consequência da inexistência de uma política activa de esclarecimento por parte da Câmara Municipal, se adensem as dúvidas e as interrogações.
Claro está que o processo poderia ser diferente, muito diferente, e para melhor. O que nem sequer requeria muito. Exigia apenas uma outra forma de conceber a relação entre o município e os munícipes. Se a Câmara Municipal assumisse os oureenses não como objectos das suas decisões, mas como parceiros dessas mesmas decisões, provavelmente conseguiria não apenas uma adesão mais generalizada ao projecto por si delineado, mas também proporcionaria às diversas pessoas e entidades afectadas uma melhor orientação quanto ao sentido e ritmo das obras, podendo elas, assim, programar as suas actividades e evitar o impacto negativo e acautelar os inconvenientes decorrentes da operação urbanística que está em curso. Mas isso, pelo que parece, seria exigir demais. (in Ourém e o seu Concelho, n.º 759, 31 de Outubro de 2003, p. 6).

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/18

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38