Recently in Associativismo Category

Já vem tarde o registo aqui n'O Castelo do momento desportivo mais alto de sempre do nosso concelho - a consagração da equipa feminina de futebol do Clube Atlético Ouriense como Campeão Nacional da modalidade, no seu primeiro ano na divisão principal da modalidade, destronando de forma brilhante o 1º de Dezembro, depois dos seus onze títulos consecutivos. Para os que não tiveram a oportunidade de fazer parte da maior enchente de sempre do Campo da Caridade (ou Campo Adelino dos Santos Júnior) ou então escutar o relato em directo da partida via a rádio ABCPortugal na internet (como eu o fiz naquela tarde!), fica aqui um registo vídeo de 25 minutos da partida e consequente celebrações e entrevista. 

Muitos parabéns a todas as campeãs pelo grande feito e por terem colocado o nome de Ourém nas bocas do mundo do desporto nacional. 


Decorreu, de 5 a 7 de Outubro, o XXIV Encontro Nacional de Jovens Sem Fronteiras, um
convite aceite por inúmeros jovens de norte a sul do País. Preenchidos pela alegria de ir ao encontro
do outro, chegámos à Freixianda, concelho de Ourém, dispostos a viver longe do ruído do dia-a-dia
que nos impede de escutar a voz de Deus. Sob o tema «FÉsta da Missão Sem Fronteiras», os três
dias permitiram reencontrar companheiros de semanas e de 'pontes' missionárias, rezar, conviver,
partilhar a fé, a vida e o amor.
Em palestras e workshops, estiveram presentes pessoas nas quais nos pudemos rever pela
necessidade que sentem de dar o seu «sim» a Jesus. Entre outros convidados, escutámos as palavras
do Pe. José Luís Borga no tema «Música e missão»: ao longo do seu testemunho sublinhou a
importância de chegar ao outro, tendo em conta a sua essência, através da simplicidade de uma
melodia.
Durante a noite de sábado, a Sol Sem Fronteiras realizou o Festival da Canção, com o
objectivo de encontrar um hino. A alegria e a criatividade dos grupos marcaram a noite, tendo sido
o vencedor o grupo JSF Foz do Sousa (Região Douro).
No domingo, na eucaristia presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, as
palavras dirigidas aos jovens foram de incentivo à vida em Cristo em comunhão com os irmãos.
Missão é Festa, a Festa da vida que Jesus nos convida a celebrar todos os dias e na qual se faz
presença viva.

Andreia Montes - JSF Agualva

JCF_3617.jpg

Festa do Alqueidão de Ourém 2012

| Sem Comentários


juventude, muita cautela nos próximos dias! a dupla Lourenço & Mercês não vos dará descanso! o palhete também não...

Ourearte - Historial

| Sem Comentários
A pedido da Ourearte, publicamos o seu historial.

Fachada ourearte.jpeg

Historial

A Ourearte, Escola de Música e Artes de Ourém, resultou de uma união de Associações: a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar e as três Bandas Filarmónicas do Concelho - Associação Filarmónica 1º de Dezembro, Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres, Sociedade Filarmónica Ouriense e a Academia de Música da Banda de Ourém, as duas primeiras com mais de cem anos de existência e a última com estatuto de Utilidade Pública - que pelo trabalho desenvolvido em prol da música e do associativismo, entenderam associar-se para poderem proporcionar aos seus executantes, e à população oureense em geral, condições para a aprendizagem da música de acordo com os padrões reconhecidos e supervisionados pelo Ministério da Educação.


"como se fosse um caso de polícia"

| Sem Comentários
O_mirante_treinador_freixianda_policia.jpg
primeira página do semanário regional O Mirante de 12 de abril de 2012

pegar em dinheiro dos contribuintes e contratar um treinador de um clube "disfarçado de guarda-nocturno", numa situação que - por acaso - ficou "clara como a água" não é caso de polícia. pois não. em portugal, não. em portugal costuma ser caso para circo. portanto, uma mera paródia ou forma de arranjar tinta para uma primeira página. é capaz de ser por estas e por outras - pela acumulação destas alegrias e de todas as outras - que, de tempos a tempos, o fundo monetário se instala no terreiro do paço. pode ser que desta vez os americanos prolonguem a estadia ou façam digressão com a tenda do cardinali.

se vai reinar a verdade, então o que reina agora?

| Sem Comentários
contradizendo o último comunicado do psd - onde se ficou a saber que o treinador era de facto funcionário de uma empresa municipal e que "havia sido despedido" -, afinal, parece que é Pedro Henriques quem se despediu, tendo já no dia 26 prometido um comunicado onde "vai reinar a verdade". 

Segundo comunicado enviado:

Direcção da ACISO manifesta grande preocupação com a possibilidade da subida da Taxa do IVA aplicável à Actividade da Restauração e Bebidas

A confirmar-se uma subida da taxa IVA, aplicável ao sector da restauração e bebidas, dos actuais 13% para os 23%, isso significará, conforme refere Francisco Vieira, Presidente da Direcção da ACISO, um acréscimo significativo à, já de si, bastante difícil situação por que está a passar a maioria dos Empresários do Sector e que, cada vez mais, tem vindo a agravar-se dada a contínua retracção da procura que se tem vindo a assistir, em consequência da situação económica que estamos a atravessar.
E a situação é tanto mais grave e preocupante, do nosso ponto de vista, porquanto o Sector da Restauração e Bebidas representa, relativamente à Associação Empresarial Ourém-Fátima, cerca de 32 % dos nossos Associados, o que - e no limite - poderá levar a uma diminuição (ainda maior) dos nossos associados e a uma deterioração da base de sustentação financeira da Associação, que em resultado da situação por que está a atravessar igualmente o Sector do Comércio, já se vinha, a cada dia, tornando mais difícil, acrescenta Francisco Vieira.
Num cenário como esse - e que queremos acreditar que não se venha a concretizar - a consequência no Concelho de Ourém não será muito diferente do que se perspectiva poder vir a acontecer um pouco por todo o país e traduzir-se-ia, não temos a menor dúvida, ao encerramento (certo) de muitos Estabelecimentos e à destruição dos correspondente postos de trabalho, com o enorme custo social que essa situação poderá representar em relação a um Concelho cujo número de desempregados não pára de vir a aumentar, conclui Francisco Vieira.

Segundo comunicado enviado pela ACISO:

fatima.jpg

A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) irá, juntamente com alguns Operadores Hoteleiros e Turísticos locais, marcar presença na Feira das Américas (ABAV), que se realizará de 19 a 21 de Outubro, no Rio de Janeiro (Brasil), através de um Stand próprio (25 m2) exclusivamente vocacionado para a promoção de Fátima.
A ABAV é a maior e mais importante Feira de Turismo que se realiza na América do Sul e constitui uma oportunidade única para os diversos expositores presentes poderem contactar directamente com os principais Agentes e Promotores de viagens organizadas actualmente a operar no Brasil e em mais 50 outros Países.
O Stand que a Associação Empresarial de Ourém-Fátima idealizou e irá ter na ABAV é exclusivamente vocacionado para a promoção e divulgação de Fátima enquanto Cidade-Santuário e nessa relevante dimensão um dos principais locais de referência, existentes no mundo, ligados ao culto Mariano (Turismo Religioso). E irá ter como principal imagem e tema de fundo aquelas que, ainda são, as suas principais (mais conhecidas e mais marcantes) imagens distintivas: a basílica e a procissão das velas.
Para além da promoção genérica de Fátima, pretende-se que o Stand seja um novo ponto de partida para a captação de novos e, cada vez, mais visitantes para a região e possibilite, ainda, a realização efectiva de negócios entre os Operadores Locais - que nele se encontrarão presentes e representados - e os diversos agentes e representantes de agências de viagens brasileiras e estrangeiras com os quais venham a contactar.

Recolha de Alimentos

| Sem Comentários
juntos_para_dar_a.jpg

processos de candidatura das Associações

| Sem Comentários
Declaração de voto do PSD:

Os Vereadores do PSD abstém-se neste ponto da ordem de trabalhos, pois entendem que a exigência que está a ser solicitada às diversas Associações em termos de documentação a apresentar para o recebimento dos subsídios a que as associações tem direito é muito complexo, sendo que algumas delas não tem capacidade organizativa para responder ao solicitado.
Sugerimos que o actual executivo agilize os processos de candidatura das Associações no sentido de tornar mais fácil a apresentação das mesmas nos serviços camarários.

Ourém, 20 de Setembro de 2011

Os Vereadores do PSD

le meilleur des mondes possibles

| Sem Comentários
Segundo a edição da semana passada do notícias de ourém (n.º 3835, 22.julho.2011, p. 7), o vereador com o pelouro fátima, justamente nesta condição afirmada e em papel timbrado do município, subscreveu um pedido de apoio financeiro para o centro desportivo de fátima, pedido que remeteu a várias empresas, parte das quais com relações com o município em termos de fornecimento de bens e prestação de serviços. Alguns empresários entenderam tal pedido como uma espécie de intimação e, por isso, sentindo-se coagidos, revelaram estar dispostos a corresponder ao pedido formulado pelo vereador não por vontade mas para acautelar e evitar consequências que possam prejudicar a relação das empresas respectivas com o município. Ao mesmo tempo, dirigentes de outras associações locais aludiram à dimensão discriminatória da acção do vereador referido, porquanto em favor exclusivo de um clube.

Sem delongas, só estes factos são suficientes para perceber a dimensão política da bronca. Para além disto, seria fastidioso desfiar o rol de regras inscritas em diário da república e em vigor que foram violadas pelo comportamento daquele vereador, comportamento a que, por caução expressa ou omissão cúmplice, os elementos restantes eleitos pelo ps para a câmara municipal estão associados politicamente.

Entretanto, em defesa do feito, o vereador com o pelouro fátima escreveu outra carta, que enviou ao notícias de ourém (n.º 3836, 29.julho.2011, p. 6), em que, grosso modo, afirma que o que fez foi feito muito bem, recomendando paciência a quem não gostar do que ele fez. Tudo isto é a revelação e a reiteração da revelação de que ele não dispõe das condições mínimas para o exercício do mandato. Pois, ao contrário do que pretende, as discussão e apreciação do comportamento dele neste caso nada têm a ver com gosto ou desgosto. O que interessa perceber é que, além de político, o caso é de foro de lei.

A alínea c) do n.º 2 do artigo 4.º do estatuto dos eleitos locais assenta como dever de autarca "não patrocinar interesses particulares, próprios ou de terceiros, de qualquer natureza, quer no exercício das suas funções, quer invocando a qualidade de membro de órgão autárquico".

Borralheiro 2011

| Sem Comentários
borraheiro 2011.jpg

Dia 30 de Julho 2011 às 12:30H

Local: Ao lado da Pista de Aviões do Pias Longas em Sobral - Ourém

 

O Borralheiro é uma tradição e um convivio que se realiza todos os anos com o famoso bacalhau assado com batatas e cebolas assadas na terra.

cartaz_36anivers.jpg

É já no próximo fim-de-semana que se iniciam os festejos do 36º Aniversário do CCROlival.

Domingo dia 03 de Julho Passeio Cicloturístico. Olival até S. Pedro Moel (Concentração na sede ás 7h30min)

Sexta-feira 15 de Julho Festa da Cerveja no largo da sede com: THE PEORTH, IN-THE-CISOS e N&S MUSIC (20h00)

Sábado 16 de Julho Descida de Carrinhos de Rolamentos (Descida da Cortada 14h00min)

Domingo 17 de Julho Passeio Motorizadas 50cc (Concentração na sede ás 8h30min)

Sábado 06 de Agosto Torneio Inter-Aldeias Olival, Futebol 5 (Ring Olival 18h00min)

Informações/Inscrições
Tlm: 913 318 449
[email protected]
www.ccrolival.com

20042011156.jpg



O Corpo de Bombeiros de Ourém, ciente da sua responsabilidade como agente de protecção civil e essencialmente vocacionado para a missão de socorro e defesa da vida da população que serve, tem desenvolvido nos últimos anos um processo gradual de melhoria na qualificação dos seus elementos, aposta que tem sido levada á prática na formação qualificada e certificada dos bombeiros.

Desde há muitos anos que os Bombeiros Voluntários de Ourém celebraram com o INEM um protocolo em que se constituíram como Posto de Emergência Médica do INEM, tendo muito recentemente sido incluído no Programa de Desfibrilhação Automática Externa do INEM, programa este que se insere na melhoria da prestação dos cuidados de saúde do foro das doenças cardiovasculares que constituem um dos problemas de saúde mais grave para a população, representando a principal causa de morte.

Fruto da parceria desenvolvida com o INEM, contando necessariamente com o profissionalismo e dedicação dos seus elementos, os Bombeiros de Ourém passaram a dispor de um equipamento de desfibrilhação automática externa (DAE), equipamento este que irá complementar em situações de emergência a capacidade de intervenção dos bombeiros, potenciando uma melhoria significativa dos serviços de socorro pré-hospitalar em caso de vitima em situação de paragem cardio-respiratória.


Publicamos a seguinte declaração de voto que nos foi remetida pelo PSD Ourém.

DECLARAÇÃO DE VOTO

Os Vereadores do PSD ao lerem o texto da proposta sobre o Festival Internacional de Cinema - Tolerância e Diálogos de Culturas - verificaram algumas contradições, concretamente, no que concerne aos capítulos da Missão e caracterização ( pág. 2/4) onde se afirma:..." mais se propõe que se enderece convite a Francisco Manso ( produtor e realizador) para a apresentação de proposta com vista a dirigir o projecto" e o da Equipa de Direcção do Festival ( pág. 2/4) onde se lê : ..." a aquisição do serviço de Direcção do Festival de Cinema será contratualizada com a Empresa de Francisco Manso....
Diz-se, ainda, que estarão diversas obras a concurso, com prémios pecuniários e não pecuniários, (pág. 2/4) sem ser saber, claramente, quantas são as obras e qual o seu montante ou se o valor deles é o que está contemplado na rubrica Prémios - página 4/4 -, no valor de 16.500.00 euros, destinado para o início dos procedimentos em 2011, despesa em 2012.
Sem pôr em causa o ideal da proposta, mas considerando que:
- Não é inédita a realização de eventos deste género e que se vai concorrer com outras realizações de renome;
- Ourém, dando continuidade a sua tradição ligada ao Teatro, já tem implantado, com originalidade, experiência e êxito, a CENOURÉM, que resulta da participação das Associações e Escolas;
- Seria mais importante que s despesa prevista para este evento, fosse destinada a apoiar as Escolas, e as, Associações do nosso concelho.
- A realização do mesmo, com carácter internacional, acarreta, uma despesa prevista de 123 mil euros - prevendo nós que este orçamento venha a derrapar -;
- Os constrangimentos financeiros existentes e já hoje aqui abordados a propósito do relatório de Gestão e Prestação de contas do Município referentes ao ano económico de 2010, publicamente, propalados pelo presente executivo;
Em face do exposto os vereadores do PSD abstém-se nesta proposta apresentada pelo executivo.

2011.04.11
Os Vereadores

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38