Gastos com festas de Natal revoltam Fátima

| Sem Comentários
Por cá, a imprensa local ignora - ou censura - o despesismo do município com a paródia natalícia. Já imprensa nacional, não deixa passar a loucura em branco e desta vez é o Jornal de Noticias que foca o assunto:

Uma pista de gelo, uma árvore de Natal de 25 metros feita de luzes, e as iluminações das ruas, avenidas e rotundas de Fátima, estão a indignar os habitantes da cidade que, em ano de austeridade, não compreendem os valores que estão a ser gastos.

 

Gastos com festas de Natal revoltam Fátima

 

"Não se justifica". É a frase mais ouvida entre comerciantes e habitantes revoltados com o "despesismo" mostrado pelas várias entidades que organizam as festividades natalícias. "Em ano de austeridade, Fátima devia ser um exemplo" assegura Carlos Vieira, proprietário de um restaurante, frisando que tudo o que está a ser feito "é desajustado" e "não se justifica" dado que "não irá trazer mais gente à cidade".

Jorge Oliveira, proprietário de uma loja no Edifício João Paulo II, é da mesma opinião. "Não se compreende como se gasta tanto dinheiro nisto em época de crise", afirma o empresário.

Na base da revolta estão as iluminações de Natal - "que não são nada de especial" asseguram os habitantes -, e uma pista de gelo de 180 metros quadrados, que está a ser instalada na Praça Padre Kondor, onde existia um parque infantil, uns candeeiros e algumas árvores que foram retiradas. Localiza-se a meia dúzia de metros do santuário, e segundo o vereador da Câmara de Ourém e responsável por Fátima, está orçada em 50 mil euros.

O equipamento, que será inaugurado a 8 de Dezembro, funcionará até Janeiro e a sua utilização terá de ser paga.
"Vamos ter um género de um passaporte que custará sete euros e que dará acesso a um conjunto de actividades" revela Nazareno do Carmo, garantindo que a verba para a animação de Natal "está incluído na candidatura feita pela Associação Comercial (ACISO)".

Já as iluminações, orçadas em 30 mil euros em Fátima, - na cidade de Ourém que é sede de concelho  custam 17 mil euros -, não estão abrangidas pela candidatura, pelo que "estão a ser feitos contactos com as empresas para que estas ajudem a autarquia a suportar as despesas", frisa o autarca.

Nazareno do Carmo garante não entender "a indignação das pessoas", já que "está a ser feito um investimento para beneficiar a hotelaria e os turistas". "Este investimento não é para as pessoas de Fátima, mais sim para criar uma tradição de Natal na cidade e trazer mais gente", sustentou.

A pista de gelo, as iluminações e a animação "são uma mais valia considerável da qual o retorno será superior" assegura Nazareno do Carmo, explicando que a animação será feita por associações do concelho, pelo que a autarquia "não irá gastar qualquer verba".


Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38